shotcreting

Portuguese translation: aplicação de concreto de projeção

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shotcreting
Portuguese translation:aplicação de concreto de projeção
Entered by: elucas (X)

12:10 Jan 12, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mining & Minerals / Gems / mining
English term or phrase: shotcreting
Due to the weak rock conditions caused by soft talc carbonate host rock, the stope backs must be heavily supported with meshing, shtocreting and cable bolting...
elucas (X)
aplicação de concreto de projeção
Explanation:
Aditivos para concretos de projeção (WET-Shotcrete Additives)

http://www.scielo.br/pdf/ce/v48n308/14889.pdf
Selected response from:

Henrique Serra
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1lançamento/aplicação de concreto projetado
rhandler
4 +1aplicação de concreto de projeção
Henrique Serra
1 +2shotcreting
Marcelo Fogaccia


Discussion entries: 1





  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
aplicação de concreto de projeção


Explanation:
Aditivos para concretos de projeção (WET-Shotcrete Additives)

http://www.scielo.br/pdf/ce/v48n308/14889.pdf


    Reference: http://www.scielo.br/pdf/ce/v48n308/14889.pdf
Henrique Serra
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Se for para traduzir, acho que é isso mesmo.
24 mins
  -> obrigado

3 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5 peer agreement (net): +2
shotcreting


Explanation:
Não sou da área, mas aparentemente não se traduz.
É um tipo de concreto refratário.

Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
... Victor Carlos Pandolfelli O crescente uso de concretos refratários com comportamentos
específicos (autoescoantes, bombeáveis, "shotcreting", etc.) tem ...
www.abmbrasil.com.br/revistas/rev-revistamm.html - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2004-01-12 12:16:11 GMT)
--------------------------------------------------

Maiores explicações sobre \"shotcreting\":
http://www.commercialshotcrete.com/technical/

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2004-01-12 12:17:01 GMT)
--------------------------------------------------

Outro site interessante:
http://www.masterbuilders.com.br/mbt_institucional.asp?IdIns...

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2004-01-12 13:01:12 GMT)
--------------------------------------------------

Seguindo a sugestão do colega Henrique, fiz mais uma busca e encontrei isto:
» Concreto Projetado (Shotcrete): concreto projetado pneumaticamente, através de ar comprimido. Pode ser aplicado com a mistura seca, onde a maior parte da água é adicionada à mistura no bico de projeção ou pode, ainda, ser aplicado com a mistura úmida, adicionando ao concreto pré-misturado somente aditivo acelerador de pega no bico de projeção.
http://www.e-concreto.com.br/concreto/tipos.asp#22

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Parece termo derivado de nome comercial
15 mins
  -> Obrigado, Flávio.

agree  Clauwolf: a tradução fica muito "pesada" - nesses casos não se traduz
44 mins
  -> Obrigado, Cláudio.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
lançamento/aplicação de concreto projetado


Explanation:
Sou engenheiro civil há quase quarenta anos, e esta é a tradução correta, pode acreditar. Veja estes exemplos e visite as referências:

Metrô de Salvador
... Lançamento de concreto projetado. 2. Execução do Arco Invertido: Escavação
e retirada do material escavado;. Aplicação de concreto projetado;. ...
www.metrodesalvador.com.br/obras/embtunel.html

Geologia para obras de Engenharia
... está na proteção das camadas-problemas através da aplicação de telas de arame pinçadas ao longo das camadas e posterior aplicação de concreto projetado ...
planeta.terra.com.br/educacao/br_recursosminerais/ pastilhas.html

PCC 506 - Técnicas da Construção Pesada
... s para o controle de águas em obras subterrâneas; Entender as técnicas
de aplicação de concreto projetado para contenção de escavações. ...
pcc506.pcc.usp.br/plano.htm

IBRACON - Publicações, Notícias Concretas
... Este);; Três Obras Típicas nos Alpes com Aplicação de Concreto Projetado Via Úmida - Domingo Zängerle (Sika/Aliva);; Experiência ...
www.ibracon.org.br/Publicacoes/noticiaP.html



    Reference: http://www.metrodesalvador.com.br/obras/embtunel.html
    planeta.terra.com.br/educacao/br_recursosminerais/ pastilhas.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 139

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Como disse, não sou da área, mas depois da minha última pesquisa (veja nota), sou obrigado a concordar com você!
12 mins
  -> Obrigado, Marcelo. Pena que ela optou por não traduzir, pois a expressão é muito usada em português.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search