Bankable feasibility study (BFS)

Portuguese translation: estudo de viabilidade financeira

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bankable feasibility study (BFS)
Portuguese translation:estudo de viabilidade financeira
Entered by: Barbara Villa

17:07 Nov 8, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mining & Minerals / Gems / Mining Project Summary
English term or phrase: Bankable feasibility study (BFS)
Not in a sentence... It is one of the items of a mining project summary.

"Estudo de Viabilidade Bancária" finds 98 matches on google (many from European and African pages) while "Estudo de Viabilidade Cambial" fins only 2 matches, but I am more inclined towards it...

Anyone sure?

Thank you
Barbara Villa
Brazil
estudo de viabilidade financeira
Explanation:
Só pensei melhor depois que já tinha postado a outra.
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Concordo, pero...

Escolher Bankable ao invés de Financial direciona o foco para o lucro, mais além da 'sustentabilidade'.
Continuemos procurando a alquimia exata das palavras/contextos.

Thank you, everyone!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1estudo de viabilidade econômica
Matheus Chaud
4estudo de viabilidade financeira
Mario Freitas
3 +1estudo de viabilidade (com idoneidade creditícia)(devidamente fundamentado/validado)
Ana Vozone
4Estudo de Viabilidade Cambial
Eduan Moraes
Summary of reference entries provided
bankable
Cristina Mantovani

  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bankable feasibility study (bfs)
Estudo de Viabilidade Cambial


Explanation:
Talvez pelo fato de ser um projeto de mineração e geralmente nesse tipo de projeto o cambio importa muito pois qualquer mineral que for achado pode ser exportado para outro país.

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2019-11-08 17:15:21 GMT)
--------------------------------------------------

Por isso que talvez no contexto do assunto viabilidade cambial encaixe melhor.

Eduan Moraes
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
bankable feasibility study (bfs)
estudo de viabilidade (com idoneidade creditícia)(devidamente fundamentado/validado)


Explanation:
Significa que o estudo está devidamente fundamentado e validado, permitindo a obtenção de um empréstimo sem risco para quem financia.

http://www.emprestimosrapidos.com/Termos-financeiros/
Idoneidade creditícia
Idoneidade creditícia é um termo que indica se você é capaz de pagar um empréstimo. Um banco ou uma empresa não-bancária analisa seu histórico de idoneidade creditícia - mais frequentemente com informações sobre sua comprovação de renda – e, de acordo com isso, a empresa decide se o empréstimo é aprovado ou qual quantidade de dinheiro será emprestada.

https://yourbusiness.azcentral.com/bankable-feasibility-stud...

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Laura Hafner: Ou "estudo de viabilidade detalhado" (com base no seu 2o. link: "A bankable feasibility study should be thought of in terms of being a detailed business plan that you would present to any investor or bank in hopes of getting approved for project funding"
3 hrs
  -> Obrigada, Laura!

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
bankable feasibility study (BFS)
estudo de viabilidade econômica


Explanation:

Ex.:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_228_332_29907.pdf
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO DEPÓSITO DE
MINÉRIO DE OURO DA MINERAÇÃO MUNDO MINERALS RIO ACIMA - MG

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2019-11-08 17:22:10 GMT)
--------------------------------------------------

Termo muito usado na área:
https://www.google.com/search?biw=1475&bih=688&ei=6KPFXcvxNM...

Mais um exemplo:

Custos na Mineração: Quais são e qual a sua importância no estudo de viabilidade econômica?
https://institutominere.com.br/blog/custos-na-mineracao-quai...
...a avaliação no estudo de viabilidade econômica de um projeto..

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
5 hrs
  -> Obrigado, Paulo!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bankable feasibility study (bfs)
estudo de viabilidade financeira


Explanation:
Só pensei melhor depois que já tinha postado a outra.

Mario Freitas
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 75
Grading comment
Concordo, pero...

Escolher Bankable ao invés de Financial direciona o foco para o lucro, mais além da 'sustentabilidade'.
Continuemos procurando a alquimia exata das palavras/contextos.

Thank you, everyone!
Notes to answerer
Asker: Thank you.





Reference comments






The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search