film score

Portuguese translation: trilha original

19:12 Oct 4, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Music
English term or phrase: film score
"It was easy to create the music for it, it was like doing a score for a film"

Eu estou em dúvidas sobre como traduzir, já que verifiquei que existe uma diferença entre film score e soundtrack.
CicaBarth
Portuguese translation:trilha original
Explanation:

Achei uma referência que diz que trilha sonora e trilha original são coisas distintas:

http://ffw.com.br/noticias/cultura-pop/radar-ffw-quando-a-mu...

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2016-10-04 19:25:27 GMT)
--------------------------------------------------

Antes de tudo, é necessário diferenciar trilha original (score) de trilha sonora (soundtrack). A primeira, música composta especialmente para o filme (geralmente com uma orquestra), serve para completar e dar atmosfera às cenas. É o caso de músicas clássicas de filmes como “Tubarão” ou “Star Wars”, ambas de John Williams. Já a segunda serve para divulgar o filme com CDs e videoclipes. Pense “I Will Always Love You”, da Whitney Houston, no filme “O Guarda-Costas”.
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada! Assim conseguimos diferenciar bem as duas coisas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6trilha sonora
Leonor Machado
5trilha sonora original
João Veloso Matos
5banda sonora (português europeu)
Nick Taylor
4 +1trilha original
Matheus Chaud
4trilha sonora para um filme
Tales Bernardi
4partitura musical de um filme
airmailrpl
4trilha sonora de filme
Luiz Otávio Montalvão
4trilha incidental
sancynthia
3Musica de fundo
Vivian Melo


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
trilha sonora


Explanation:


Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: em PT(pt), banda sonora...
9 mins
  -> Obg Teresa

agree  Katarina Peters
16 mins
  -> Obg Katarina

agree  Mario Freitas:
2 hrs
  -> Obg Mário

agree  Carla Goncalves
15 hrs
  -> Obg Carla

agree  Thiago Silva
21 hrs
  -> Obg Thiago

agree  António Ribeiro
2 days 15 hrs
  -> Obg António

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
trilha original


Explanation:

Achei uma referência que diz que trilha sonora e trilha original são coisas distintas:

http://ffw.com.br/noticias/cultura-pop/radar-ffw-quando-a-mu...

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2016-10-04 19:25:27 GMT)
--------------------------------------------------

Antes de tudo, é necessário diferenciar trilha original (score) de trilha sonora (soundtrack). A primeira, música composta especialmente para o filme (geralmente com uma orquestra), serve para completar e dar atmosfera às cenas. É o caso de músicas clássicas de filmes como “Tubarão” ou “Star Wars”, ambas de John Williams. Já a segunda serve para divulgar o filme com CDs e videoclipes. Pense “I Will Always Love You”, da Whitney Houston, no filme “O Guarda-Costas”.

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 30
Grading comment
Obrigada! Assim conseguimos diferenciar bem as duas coisas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vivian Melo: concordo
1 day 7 hrs
  -> Obrigado, Vivian!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trilha sonora de filme


Explanation:
a seguir

--------------------------------------------------
Note added at 14 minutos (2016-10-04 19:26:18 GMT)
--------------------------------------------------

"score" pode se referir (no campo da música) a "trilha sonora" ou "partitura".

No livro "Vocabulando", a autora traz alguns exemplos de traduções utilizando esse termo, a saber:
"I've bought the score for a Mozart sonata" (tradução da autora: Comprei a partitura de uma sonata de Mozart"
"Beatles songs scored for orchestra" (tradução da autora: Canções dos Beatles arranjadas para orquestra".

Pelo contexto do texto original ("It was easy to create the music for it..."), que se refere à música criada, o termo mais adequado seria mesmo "trilha sonora".


--------------------------------------------------
Note added at 16 minutos (2016-10-04 19:28:46 GMT)
--------------------------------------------------

"John Williams composed beautiful scores for many Spielberg's movies (tradução da autora: John Williams compôs belas TRILHAS SONORAS para muitos filmes de Spielberg)

Luiz Otávio Montalvão
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trilha incidental


Explanation:
Como foi explicado por Rafael Barros, "score" é também chamado de "incidental music" (https://www.quora.com/What-is-the-difference-between-a-film-...

Encontrei "score" traduzido como "trilha incidental" aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Pozas

...Em 2003 foi responsável, em parceria com João Paulo Mendonça, pela trilha incidental (score) do filme Acquaria, de Flávia Moraes...

E também aqui:

http://gilmoregirls.com.br/sam-phillips-lalalas/

...Durante as sete temporadas foi responsável por toda a trilha incidental (score) e também pelas músicas que embalavam as cenas....

Encontrei "trilha incidental" sendo usada aqui: ...a trilha sonora é um dos pontos altos da produção, misturando canções clássicas da MPB dos anos 60 e 70 com uma trilha incidental que remete aos trabalhos no cinema de Nino Rota e Ennio Morricone. (http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/04/22/trilha-...



Example sentence(s):
  • ...Em 2003 foi responsável, em parceria com João Paulo Mendonça, pela trilha incidental (score) do filme Acquaria, de Flávia Moraes...
  • ...Durante as sete temporadas foi responsável por toda a trilha incidental (score) e também pelas músicas que embalavam as cenas....

    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Pozas
    Reference: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/04/22/trilha-...
sancynthia
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
banda sonora (português europeu)


Explanation:
banda sonora (português europeu)

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
partitura musical de um filme


Explanation:
film score => partitura musical de um filme

Definitions of score...
noun
a written representation of a musical composition showing all the vocal and instrumental parts arranged one below the other.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

1 day 7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Musica de fundo


Explanation:
Musica de fundo. -

Example sentence(s):
  • Era como compor uma música de fundo para um filme.
Vivian Melo
Brazil
Native speaker of: Portuguese

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trilha sonora para um filme


Explanation:
FIcou meio sem contexto, mas me parece que algum compositor está comparando o trabalho dele com compor para um filme. Nesse caso eu traduziria "foi como compor uma trilha sonora para um filme" ou algo do tipo (aí você não se prende nisso da trilha ser instrumental ou não, não faz muita diferença nesse caso).

Tales Bernardi
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

968 days   confidence: Answerer confidence 5/5
trilha sonora original


Explanation:
Acredito que "trilha original" seja boa, mas é mais comum encontrar "trilha sonora original".

Deixo como exemplo o site de um renomado conservatório e o da produtora de cinema O2

Example sentence(s):
  • "Um filme depois de composto, roteirizado, valorado em pesquisas, situado na história, gravado, e até editado, procura através de seu diretor geral um músico compositor que estabeleça trilha sonora original, em grande parte, para a película."

    Reference: http://o2filmes.com/noticias/12345/rua-augusta-trilha-sonora...
    https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-trilha-sonora/
João Veloso Matos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search