PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

escape note

Portuguese translation: escapada

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:escape note
Portuguese translation:escapada
Entered by: aline naomi

00:48 May 2, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Music / biografia de artista pop
English term or phrase: escape note
Olá.

Estou traduzindo um livro de uma cantora pop e a uma certa altura, há esse trecho contendo "escape note":

"And although in my heart I knew I would never write like Elvis Costello or even be as great as David Bowie, it didn’t stop me from trying every night to find something, some ESCAPE NOTE or move that would help me step off the platform into my own fantastic elastic interior world where I could be Bowie or Elvis for an instant."

Segundo o Merriam-Webster, outros sinônimos para "escape note" são "escape tone" e "échappée".

"escape note noun
variants: or escape tone
Definition of escape note
: a nonharmonic note or tone approached by a step from a chord tone and left by a skip in the opposite direction
— called also échappée"

Entendo o conceito, mas não estou conseguindo encontrar o termo equivalente em português.

Agradeço desde já a quem puder me ajudar!

Abraço.
aline naomi
escapada
Explanation:
https://www.google.com/search?ei=MD_KXPa-J5XN5OUPoJq9qAE&q=E...

https://books.google.com.br/books?id=jtC1HqOi1RIC&pg=PA58&lp...

Notas Melódicas
musica.ufma.br/bordini/cons/n_mel/n_mel.htm
As apojaturas supermétricas são mais típicas da música do Século XIX.
Escapada. A Escapada (e) é alcançada por grau conjunto e deixada por salto para uma ...
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Muito obrigada, Matheus!
Eu queria saber o termo técnico em português para ver se conseguia fazer um jogo na tradução.
Por enquanto, fiquei com a alternativa da Tereza, "nota escapatória".
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4escapada
Matheus Chaud
4mudança de rumo / direção
Andrea Pilenso
4Escapatória
Marina Soares
3nota escapatória
Tereza Rae


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
nota escapatória


Explanation:
sugestão: às vezes, como alguém já disse aqui, a tradução literal e a simplicidade são as melhores coisas...

Tereza Rae
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Tereza! Por enquanto, fiquei com a sua sugestão, que acho que casou mais com a minha tradução desse trecho. Acabei selecionando "escapada" como a "melhor resposta" porque era o termo que estava buscando primeiro, para ver se conseguia fazer um jogo de palavras em português. Mas, olha, muito obrigada pela sua sugestão mais livre.


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
escape note
escapada


Explanation:
https://www.google.com/search?ei=MD_KXPa-J5XN5OUPoJq9qAE&q=E...

https://books.google.com.br/books?id=jtC1HqOi1RIC&pg=PA58&lp...

Notas Melódicas
musica.ufma.br/bordini/cons/n_mel/n_mel.htm
As apojaturas supermétricas são mais típicas da música do Século XIX.
Escapada. A Escapada (e) é alcançada por grau conjunto e deixada por salto para uma ...


Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 30
Grading comment
Muito obrigada, Matheus!
Eu queria saber o termo técnico em português para ver se conseguia fazer um jogo na tradução.
Por enquanto, fiquei com a alternativa da Tereza, "nota escapatória".

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lucas Felix dos Santos: Pelo que lembro das minhas aulas de violão clássico, é isso mesmo. :)
7 mins
  -> Obrigado, Lucas! Sempre é bom ouvir quem tem experiência na área!

agree  Gloria Teixeira
50 mins
  -> Obrigado, Gloria!

agree  Thomas Melo
2 hrs
  -> Obrigado, Thomas!

agree  Ana Vozone
6 hrs
  -> Obrigado, Ana!

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Escapatória


Explanation:
Traduziria somente por 'escapatória'. Faz mais sentido...

"tentar achar algo, uma escapatória..."

Marina Soares
Ireland
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Marina! Optei por "nota escapatória" por enquanto (acho que deverá ficar assim); gostei de como se encaixou na minha tradução desse trecho! ;)


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mudança de rumo / direção


Explanation:
Sugestão

Apenas uma ideia, pensando na maior liberdade na tradução na área literária.

A cantora pode ter usado o termo musical (escape note) para expressar o desejo de mudança, visto que na definição de escape note ocorre um “salto” na direção oposta.

https://www.merriam-webster.com/dictionary/escape note


Definition of escape note
: a nonharmonic note or tone approached by a step from a chord tone and left by a skip in the opposite direction

Andrea Pilenso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Andrea!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search