drone builds

Portuguese translation: música drone misteriosa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drone builds
Portuguese translation:música drone misteriosa
Entered by: Lilian Magalhães

00:27 Oct 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Music / concerto
English term or phrase: drone builds
Tense synths and strings join eerie vocals and mysterious drone builds for driving climaxes.
Lilian Magalhães
Brazil
leia abaixo
Explanation:
Antes de tudo, minha tradução seria:
(...) se combinam com vocais assustadores/etéreos/oníricos e a música drone misteriosa para chegar ao clímax.

Lilian, você está certíssima. Builds aí é a atmosfera que vai criando, o caldo que a mistura dos sons forma. Mas não traduziria como pedais. Vou explicar.

Está se referindo ao estilo de música drone, que é algo repetido, contínuo, sustentado por um longo tempo. Para quem não gosta, pode ser até maçante. Ouça e você vai entender:

https://www.youtube.com/watch?v=9jhZzsykTG4
Os primeiros dez minutos deste álbum são a representação perfeita do estilo drone. Até 10:43, para ser mais preciso.

Outra opção seria:
"(...) se combinam com vocais etéreos/oníricos e a sons drones misteriosos para chegar ao clímax.

Referências de drone:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Música_drone

Outra, até mais clara:
http://miojoindie.com.br/disco-936-peaking-lights/

"(...) dos álbuns que se apoiam nas tendências excessivamente densas da música drone, elaborando canções claustrofóbicas, sons nada compactos e uma atmosfera difícil de ser absorvida(...)"

Essa é, inclusive, uma boa descrição do que é drone music. E olha que eu detesto esse site.

Ufa, escrevi demais. Vou tomar café "Big black cloud will come...". Se essa resposta tiver sido útil, defenda o Phil Elverum a todo custo.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2020-10-22 12:49:43 GMT)
--------------------------------------------------

Por nada! Eu usaria desse jeito sim.
Selected response from:

Felipe Lacerda
Brazil
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5leia abaixo
Felipe Lacerda
4sustentação/repetição de padrões sonoros
Gabriel Santos
4.....e o pedal misterioso acrescenta(m)
Nick Taylor
4zumbidos que vão crescendo
Alex Hamada
3 -1construções de drones / criações de drones
MARCOS BAZILIO


Discussion entries: 3





  

Answers


32 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
construções de drones / criações de drones


Explanation:
Prezada, creio que seja literal. Fica minha sugestão.

MARCOS BAZILIO
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Marcos, drones são pedais. O build aí é a ideia de fazer efeito sonoro que vai "crescendo", formando um clímax. Não é o contexto que menciona. Veja minha entrada de discussão


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Alex Hamada: A frase não comporta esta acepção.
6 days

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
.....e o pedal misterioso acrescenta(m)


Explanation:
....e o pedal misterioso acrescenta(m)

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
leia abaixo


Explanation:
Antes de tudo, minha tradução seria:
(...) se combinam com vocais assustadores/etéreos/oníricos e a música drone misteriosa para chegar ao clímax.

Lilian, você está certíssima. Builds aí é a atmosfera que vai criando, o caldo que a mistura dos sons forma. Mas não traduziria como pedais. Vou explicar.

Está se referindo ao estilo de música drone, que é algo repetido, contínuo, sustentado por um longo tempo. Para quem não gosta, pode ser até maçante. Ouça e você vai entender:

https://www.youtube.com/watch?v=9jhZzsykTG4
Os primeiros dez minutos deste álbum são a representação perfeita do estilo drone. Até 10:43, para ser mais preciso.

Outra opção seria:
"(...) se combinam com vocais etéreos/oníricos e a sons drones misteriosos para chegar ao clímax.

Referências de drone:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Música_drone

Outra, até mais clara:
http://miojoindie.com.br/disco-936-peaking-lights/

"(...) dos álbuns que se apoiam nas tendências excessivamente densas da música drone, elaborando canções claustrofóbicas, sons nada compactos e uma atmosfera difícil de ser absorvida(...)"

Essa é, inclusive, uma boa descrição do que é drone music. E olha que eu detesto esse site.

Ufa, escrevi demais. Vou tomar café "Big black cloud will come...". Se essa resposta tiver sido útil, defenda o Phil Elverum a todo custo.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2020-10-22 12:49:43 GMT)
--------------------------------------------------

Por nada! Eu usaria desse jeito sim.

Felipe Lacerda
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
thanks
Notes to answerer
Asker: Felipe, nem sei como agradecer! Eu achava que era pedal porque na TM do cliente aparecia assim. Mas agora compreendo melhor. Muito grata mesmo.

Asker: Agora, creio que pra efeitos do proz, teria que constar uma proposta onde vc escreveu "leia abaixo". Pode colocar algo como música drone misteriosa?


19 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sustentação/repetição de padrões sonoros


Explanation:
...a sustentação/repetição de padrões sonoros misteriosos prepara um clímax intenso/vigoroso
os drones podem ser pedais ou mudulação eletrônica:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Música_drone
O conceito de drone é a sustentação/repetição de notas ao longo de toda a música.

Gabriel Santos
Brazil
Native speaker of: Portuguese

6 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
zumbidos que vão crescendo


Explanation:
"Instrumentos de cordas e sintetizadores tensos unem-se a vocais sombrios e misteriosos zumbidos que vão crescendo para compor os clímaxes."

Parece ser a descrição de uma composição musical, como encontra-se em críticas musicais.
O substantivo "drone" é um zumbido constante, uma frequência que não muda de tom, como o som da ventoinha de um computador.
Pelo pouco contexto que temos, acho pouco provável que "drone" refira-se a um estilo musical específico, como se esse tipo de "build" fosse tão prototipicamente associado a esse estilo.
O texto estaria simplesmente descrevendo um som de tom constante que vai crescendo em volume até chegar no clímax, algo que é muito comum, por exemplo, em música eletrônica.


    https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english/drone
    https://www.merriam-webster.com/dictionary/drone
Alex Hamada
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search