tacitness

Portuguese translation: taciticidade

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:tacitness
Portuguese translation:taciticidade
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

11:51 Jul 29, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Other / Empreendedorismo
English term or phrase: tacitness
The authors find that the complexity and tacitness of technological knowledge are useful for defending a firm's major product improvements from imitation, but not for protecting its minor improvements.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
taciticidade
Explanation:
Teresa, por mais estranho que possa parecer, foi o que encontrei:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=taciticidade&meta...

http://209.85.165.104/search?q=cache:jAKa1h52mlMJ:www.eco.un...
De acordo com Dosi (1990), na busca de novas tecnologias, “uma primeiracaracterização que pode ser feita de tecnologias diferentes é em termos dos graus de‘publicidade’ e universalidade versus taciticidade e especificidade da sua base deconhecimento” (p. 113).

http://www.dgz.org.br/jun05/Art_04.htm
Outros autores, afirmando não se tratar apenas disso e defendo a taciticidade como um conceito que envolve implicações sociológicas e filosóficas. Não cabe discutir esta questão aqui, mas vou aproveitar alguns de seus aspectos para pensar a socialização da informação.

Bom trabalho...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2007-07-29 12:12:14 GMT)
--------------------------------------------------

http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/3718.pdf
Todavia, cabe fazer a relação entre taciticidade e direitos de propriedade.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2007-07-29 16:30:25 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada, Teresa...
Selected response from:

Luciana Vozza
Grading comment
Tks a lot
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1taciticidade
Luciana Vozza
4o conhecimento tecnológico implícito
Maria Proenca


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
taciticidade


Explanation:
Teresa, por mais estranho que possa parecer, foi o que encontrei:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=taciticidade&meta...

http://209.85.165.104/search?q=cache:jAKa1h52mlMJ:www.eco.un...
De acordo com Dosi (1990), na busca de novas tecnologias, “uma primeiracaracterização que pode ser feita de tecnologias diferentes é em termos dos graus de‘publicidade’ e universalidade versus taciticidade e especificidade da sua base deconhecimento” (p. 113).

http://www.dgz.org.br/jun05/Art_04.htm
Outros autores, afirmando não se tratar apenas disso e defendo a taciticidade como um conceito que envolve implicações sociológicas e filosóficas. Não cabe discutir esta questão aqui, mas vou aproveitar alguns de seus aspectos para pensar a socialização da informação.

Bom trabalho...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2007-07-29 12:12:14 GMT)
--------------------------------------------------

http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/3718.pdf
Todavia, cabe fazer a relação entre taciticidade e direitos de propriedade.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2007-07-29 16:30:25 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada, Teresa...

Luciana Vozza
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
Tks a lot
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
46 mins
  -> obrigada, Claudio...

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o conhecimento tecnológico implícito


Explanation:
I would translate like this.

Maria Proenca
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search