a stark reminder

Portuguese translation: um sério aviso

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:a stark reminder
Portuguese translation:um sério aviso
Entered by: Salvador Scofano and Gry Midttun

12:04 Feb 6, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: a stark reminder
Dublin representative Seán Crowe has expressed dismay at the death of two young people from Tallaght as a result of a lethal cocktail of drink and drugs. "These deaths are a stark reminder to everyone of the dangers of mixing alcohol and drugs and even more conclusive evidence of the prevalence of drugs in Tallaght ".

Pensei em "lembrete violento"...mas acho "lembrete" literal demais e nao expressa bem a ideia. Agradeço as sugestões.
marinacast
um sério aviso
Explanation:
Leonardo Coimbra e a 1. República - Resultado da Pesquisa de livros do Google
Fernando Mendonça Fava - 2008 - Biography & Autobiography - 192 páginas
O grande perigo estará, contudo, nas exageradas e repetidas crises de ... surge um outro em que Leonardo faz um sério aviso à classe política para que não ...
books.google.com.br/books?isbn=9898074299... -

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2010-02-06 12:45:57 GMT)
--------------------------------------------------

DICIONARIO TRILINGUE - INGLES/PORTUGUES/ESPANHOL - Resultado da Pesquisa de livros do Google
VARIOS AUTORES - Reference
... v. lembrar-se. remind /rim'aiud/, v. relembrar, recordar. reminder /rim'aiuda/, s. lembrete, aviso. remittance ...
books.google.com.br/books?isbn=8500017961... -
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
MUito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4chamada de atenção
jicgoncalves
4 +2um lembrete gritante
Andréa Mostaço
4 +1um sério aviso
Salvador Scofano and Gry Midttun
4uma lembrança cabal
Dulce Cattunda
3uma adverência forte
Antonio Tomás Lessa do Amaral
1um triste lembrete
Mauro Moreira


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
chamada de atenção


Explanation:
Parece-me ser mais no sentido de uma chamada de atenção.

jicgoncalves
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Sim, boa opção, sem ser literal. Uma séria chamada de atenção.
56 mins

agree  Gabriel Rosa
1 hr

agree  Danièle Horta: Sim, e concordo com Marlene : uma séria chamada de atenção
1 hr

agree  Dulce Cattunda
1 day 58 mins

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
um lembrete gritante


Explanation:
sug.


    Reference: http://www.thefreedictionary.com/stark
Andréa Mostaço
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Diria um gritante exemplo (em PT(pt)
1 hr
  -> Grata , Teresa. Achei sua contribuição excelente!!! A única coisa é que em PT(BR) fica melhor "exemplo gritante".

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: boa opção
1 hr
  -> Grata, Antonio.

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
um sério aviso


Explanation:
Leonardo Coimbra e a 1. República - Resultado da Pesquisa de livros do Google
Fernando Mendonça Fava - 2008 - Biography & Autobiography - 192 páginas
O grande perigo estará, contudo, nas exageradas e repetidas crises de ... surge um outro em que Leonardo faz um sério aviso à classe política para que não ...
books.google.com.br/books?isbn=9898074299... -

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2010-02-06 12:45:57 GMT)
--------------------------------------------------

DICIONARIO TRILINGUE - INGLES/PORTUGUES/ESPANHOL - Resultado da Pesquisa de livros do Google
VARIOS AUTORES - Reference
... v. lembrar-se. remind /rim'aiud/, v. relembrar, recordar. reminder /rim'aiuda/, s. lembrete, aviso. remittance ...
books.google.com.br/books?isbn=8500017961... -

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1764
Grading comment
MUito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  atina0
1 day 7 hrs
  -> Obrigado, Atina

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
uma adverência forte


Explanation:
mais uma opção

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 78

14 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
um triste lembrete


Explanation:
Penso que a tradução, neste caso, deve focar mais a contextualização do sentimento da perda.

Mauro Moreira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

1 day 1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
uma lembrança cabal


Explanation:
stark = adv. completamenhte, cabalmente, totalmente (Babylon)

Dulce Cattunda
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search