Better once too many than once too few.

Portuguese translation: melhor pecar pelo excesso que pela falta

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Better once too many than once too few.
Portuguese translation:melhor pecar pelo excesso que pela falta
Entered by: Daniela de Oliveira

11:45 Jul 19, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Other / Ditados, dizeres
English term or phrase: Better once too many than once too few.
Better once too many than once too few.

Algum equivalente de que se lembrem em PT-BR?
O contexto é o de uma denúncia de irregularidades, vem logo após um parágrafo incentivando denúncias a um departamento, mas estou com dificuldades de entender esse enunciado, não encontrei nenhuma referência muito específica em inglês.

Muito obrigada!
Daniela de Oliveira
Portugal
melhor pecar pelo excesso que pela falta
Explanation:
É um ditado popular bem conhecido no PT-BR.
Selected response from:

Sergio Carré
Brazil
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6melhor pecar pelo excesso que pela falta
Sergio Carré
4Melhor (fazer) denúncias de mais do que de menos.
Oliveira Simões
3Mais vale pecar por excesso do que por defeito.
Ana Vozone


Discussion entries: 7





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
better once too many than once too few.
Melhor (fazer) denúncias de mais do que de menos.


Explanation:
É o que sugiro para este contexto. Veja artigo abaixo indicado contrastando "de mais", "demais" e "de menos".

Example sentence(s):
  • Miséria galopante: gente de mais, trabalho de menos.

    Reference: http://www.linguabrasil.com.br/img/colunas/coluna_n285_2011-...
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
better once too many than once too few.
melhor pecar pelo excesso que pela falta


Explanation:
É um ditado popular bem conhecido no PT-BR.

Example sentence(s):
  • Nestes casos, é melhor pecar pelo excesso que pela falta.
  • Diz o ditado que é melhor "pecar pelo excesso que pela falta" (...)

    Reference: http://shipit.resultadosdigitais.com.br/blog/como-escrever-u...
    https://www.emailmanager.com/br/blog/1/385/estrategias-de-email-marketing-pecando-por-excesso.html
Sergio Carré
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Gostei.
2 mins
  -> Muito obrigado, expressisverbis!

agree  Claudio Mazotti: ótima sugestão...
1 hr
  -> Muito obrigado, Claudio!

agree  Leonor Machado
2 hrs
  -> Muito obrigado, Leonor!

agree  Mario Freitas:
3 hrs
  -> Muito obrigado, Mario!

agree  Viviane Marx
23 hrs
  -> Muito obrigado, Viviane!

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral
1 day 19 hrs
  -> Muito obrigado, Amaral!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
better once too many than once too few.
Mais vale pecar por excesso do que por defeito.


Explanation:
Sugestão para PT-PT.

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 133




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search