even down to the acoustic properties of the room

Portuguese translation: até mesmo as propriedades acústicas do cômodo

19:56 Apr 11, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Other
English term or phrase: even down to the acoustic properties of the room
A frase toda é a seguinte:

That’s all she said. I can still re- create
the sound in my mind, even down to the acoustic properties
of the room we were sitting in: hesitant, slightly hoarse – a
double cadence – full of sadness and resignation. I had told
Megan not to over- interpret, but the register of her voice,
her posture, the trembling light in her eyes, gave expression
to her thoughts with pitiful eloquence.

Muito obrigado a todos pela ajuda desde já!
Mabre
Portuguese translation:até mesmo as propriedades acústicas do cômodo
Explanation:
Mais uma opção.
Selected response from:

Andrea Pilenso
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2até mesmo as propriedades acústicas do cômodo
Andrea Pilenso
4 +2incluindo a (as propriedades) acústica(s) da sala
Camila Cintra
4 +1e até detalhes das prioridades acústicas da sala/quarto/cômodo
Matheus Chaud
Summary of reference entries provided
até a distinta qualidade acústica do quarto/cômodo
Daniela Cestarollo

  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
até mesmo as propriedades acústicas do cômodo


Explanation:
Mais uma opção.

Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tereza Rae
6 hrs
  -> Muito obrigada, Tereza!

agree  Mario Freitas: do recinto
1 day 14 hrs
  -> Muito obrigada, Mario!

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
even down to the acoustic properties of the room
e até detalhes das prioridades acústicas da sala/quarto/cômodo


Explanation:

Entendo que "down to" dá a ideia de detalhes: desde o "high level" (contexto geral) "down to"... (indo até os detalhes).

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-04-11 21:03:32 GMT)
--------------------------------------------------

Confirmado, é isso mesmo:

https://www.merriam-webster.com/dictionary/down to
down to = in a way that includes even the smallest or least important part

Espero que ajude!

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patricia Fierro, M. Sc.
24 mins
  -> Obrigado, Patricia!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
incluindo a (as propriedades) acústica(s) da sala


Explanation:
Mabre,

o narrador do texto consegue recriar em sua mente toda a sonoridade do momento: desde a "voz dela" até (incluindo) as propriedades acústicas (ou apenas acústica) da sala em que estavam no momento do diálogo.

É a minha sugestão. Espero que ajude!

--------------------------------------------------
Note added at 3 days 16 hrs (2019-04-15 12:40:25 GMT)
--------------------------------------------------

Quando estamos em um ambiente fechado, conversando com alguém, a voz dessa pessoa seria o "primeiro plano" da nossa atenção/audição. As "propriedades acústicas" ou simplesmente a "acústica" desse ambiente seriam um "plano abaixo" ou um "plano secundário", que engloba ainda mais detalhes. Por isso a palavra "even" vem seguida pela palavra "down". Entretanto, não acredito ser necessário traduzir utilizando a palavra "detalhes".

Camila Cintra
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patricia Fierro, M. Sc.
35 mins
  -> Obrigada, Patricia!

agree  Teresa Borges
49 mins
  -> Obrigada, Teresa!




Reference comments


6 hrs
Reference: até a distinta qualidade acústica do quarto/cômodo

Reference information:
Por ser um texto de ficção colocaria mais ênfase na qualidade da acústica, mas se fosse uma tradução técnica seria mais interessante citar as propriedades da acústica. Essa é minha opinião, espero ajude.

Daniela Cestarollo
Italy
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search