enfolded order

Portuguese translation: Ordem envolvida

16:54 Mar 8, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Philosophy / Quantum theory
English term or phrase: enfolded order
"The suggestion is that if you look at the mathematics of the quantum theory it describes a movement of just this nature, a movement of waves that unfold and enfold throughout the whole of space. You could therefore say that everything is enfolded in this whole, or even in each part, and that it then unfolds. I call this an implicate order, the enfolded order, and this unfolds into an explicate order. The implicate is the enfolded order. It unfolds into the explicate order, in which everything is separated."
Pedrina -
Portuguese translation:Ordem envolvida
Explanation:
De acordo com a obra do físico norte-americano David Bohm - "Totalidade e ordem implicada"

"A ordem tradicional da física clássica, baseada na distribuição dos eventos no espaço e tempo, que chamou de “ordem explícita” ou “desdobrada”, não seria a ordem fundamental. A ordem mais profunda, a partir da qual se explicitariam o espaço e o tempo, seria o que chamou de “ordem implicada” (em inglês: implicate order) ou “envolvida”. Assim, duas partículas emaranhadas teriam uma ligação ou dependência mútua que seria anterior ao espaço-tempo."

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ikkBxjw...
Selected response from:

Michelle de Abreu Aio
Brazil
Grading comment
Obrigada pela resposta e pela explicação!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Ordem envolvida
Michelle de Abreu Aio
4ordem envolvida/velada
Walter Moura
4ordem de abarcamento/envolvimento
Marlene Curtis
3ordem decorrente
Ivan Rocha, CT


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ordem decorrente


Explanation:
Gotta love social sciences newspeak...

Ivan Rocha, CT
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ordem de abarcamento/envolvimento


Explanation:
Assim sendo, você poderia dizer que tudo está abarcado (envolvido) neste todo, ou mesmo em cada parte, e que ele se desdobra.


http://en.bab.la/dictionary/english-portuguese/enfold

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ordem envolvida/velada


Explanation:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:8ynX-iI...

Bohm chama este nível mais profundo de realidade de ordem envolvida (que quer dizer velada) e se refere ao nosso nível de existência como ordem exposta ou revelada. Ele usa estes termos porque vê a manifestação de todas as formas no universo como o resultado de encobrimentos e descobrimentos entre estas duas ordens. Por exemplo, Bohm acredita que um elétron não é uma coisa, mas uma totalidade ou conjunto envolvido por toda parte de todo o espaço.

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2011-03-08 17:20:56 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&biw=1024&bih=584&q="ordem...

Walter Moura
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Ordem envolvida


Explanation:
De acordo com a obra do físico norte-americano David Bohm - "Totalidade e ordem implicada"

"A ordem tradicional da física clássica, baseada na distribuição dos eventos no espaço e tempo, que chamou de “ordem explícita” ou “desdobrada”, não seria a ordem fundamental. A ordem mais profunda, a partir da qual se explicitariam o espaço e o tempo, seria o que chamou de “ordem implicada” (em inglês: implicate order) ou “envolvida”. Assim, duas partículas emaranhadas teriam uma ligação ou dependência mútua que seria anterior ao espaço-tempo."

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ikkBxjw...

Michelle de Abreu Aio
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada pela resposta e pela explicação!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search