a sphere rejoicing in its perfect stillness

Portuguese translation: uma esfera desfrutando do mais perfeito repouso absoluto

17:14 Jan 18, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Philosophy / Psicologia
English term or phrase: a sphere rejoicing in its perfect stillness
Caros colegas tradutores.

O contexto é este:
if you can cut free of impressions that cling [i.e., fuse] to the mind, free of the future and the past – can make yourself, as [the pre-socratic philosopher] empedocles says, ‘a sphere rejoicing in its perfect stillness’

Há uma tradução consagrada para ‘a sphere rejoicing in its perfect stillness’?
Joemio Freire
Brazil
Portuguese translation:uma esfera desfrutando do mais perfeito repouso absoluto
Explanation:

Caso não encontre uma tradução consagrada, fica a sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 6 hrs (2018-01-19 23:45:54 GMT)
--------------------------------------------------

Só deixando uma pequena variação:

...uma esfera desfrutando do mais perfeito e absoluto repouso
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Olá, Matheus! Obrigado pela resposta.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1uma esfera desfrutando do mais perfeito repouso absoluto
Matheus Chaud
4"realidade esferóide cheia de alegre orgulho em seu dominador repouso"
Jonatas Ribeiro de Andrade
1 +1uma esfera (rejubilando na)(desfrutando a) plenitude da sua imobilidade
Ana Vozone
2"the mind in full peace, touched just by the present"
Clauwolf


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
\'a sphere rejoicing in its perfect stillness\'
"the mind in full peace, touched just by the present"


Explanation:
:) That is my version

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

1 hr   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5 peer agreement (net): +1
\'a sphere rejoicing in its perfect stillness\'
uma esfera (rejubilando na)(desfrutando a) plenitude da sua imobilidade


Explanation:
Não é uma versão consagrada, é apenas o sentido que dei à expressão.

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonor Machado
5 hrs
  -> Obrigada, Leonor!

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
uma esfera desfrutando do mais perfeito repouso absoluto


Explanation:

Caso não encontre uma tradução consagrada, fica a sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 6 hrs (2018-01-19 23:45:54 GMT)
--------------------------------------------------

Só deixando uma pequena variação:

...uma esfera desfrutando do mais perfeito e absoluto repouso

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Olá, Matheus! Obrigado pela resposta.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  imatahan
1 day 6 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

1 day 7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
\'a sphere rejoicing in its perfect stillness\'
"realidade esferóide cheia de alegre orgulho em seu dominador repouso"


Explanation:
Uma tradução que consta no dicionário de filosofia de J. Ferrater Mora. O link leva para o livro no google books. Eu achei interessante eles traduzirem "esfera" como adjetivo e não como substantivo. É uma forma diferente de pensar que lança uma visão muito interessante sobre Parmênides porque transforma a esfera em metáfora, aproximando ele do Sócrates e afastando da visão atomista... ou pelo menos é o que me parece. Talvez isso ajude a pensar numa tradução sua própria :)

Example sentence(s):
  • A realidade esferóide não é propriamente uma esfera, mas uma realidade que contém características da essência da esfera.

    https://books.google.com.br/books?id=arWu04Gg_uAC&pg=PA869&lpg=PA869&dq=empedocles+esfera+em+repouso&source=bl&ots=-XfVoQx6Cw&sig=lsxls2UuL5
Jonatas Ribeiro de Andrade
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search