Bearing 330 Mark 5

Portuguese translation: direção 330 marco 5 / curso 330 marco 5

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bearing 330 Mark 5
Portuguese translation:direção 330 marco 5 / curso 330 marco 5
Entered by: Eneide Moreira

21:55 Apr 19, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature
English term or phrase: Bearing 330 Mark 5
Num texto de ficção científica.

Dentro de uma nave:
There is a space ship. Where? Bearing 330 Mark 5....
Eneide Moreira
Brazil
direção 330 marco 5 / curso 330 marco 5
Explanation:
No seu contexto, eu usaria "direção". Já se fosse para dizer para onde a nossa nave vai, usaria "curso".

Referências:
Curso (Bearing): Termo usado para descrever direções no espaço. Normalmente utilizado da seguinte forma - "Nave não identificada no curso zero-dois-cinco marco um-cinco" ou "Estabeleça rota para Vulcano curso dois-seis-cinco marco quatro-dois. Os números indicam a interseção de três coordenadas dimensionais (X-Y-Z).
http://www.fronteirafinal.org/glossario.php

Curso (Bearing)
Referência(s): "Space Seed" (TOS)

Também chamado de referência. Termo usado na navegação celeste para descrever direções no espaço. É uma expressão matemática descrevendo uma direção no espaço com relação à um veículo espacial. Uma referência mede a diferença angular entre a direção atual à frente da nave e a direção a ser descrita. O primeiro número de uma referência descreve o ângulo de fundo em graus, e a segunda descreve uma elevação. Por exemplo, uma referência de 000 marco 0 descreve uma direção diretamente à frente da nave. Uma direção de 330 marco 15 descreve uma direção para o lado de bombordo (esquerdo) da nave, algo sobre a linha central da nave.
http://planeta.terra.com.br/lazer/USS_Enigma/Dados_-_Curso.h...

O mais comum são as ordens de navegação serem dadas através do curso relativo, que consiste em duas figuras perpendiculares entre si (ver figura acima) formando dois planos: o primeiro está na horizontal e o segundo na vertical. Cada plano é dividido em 360 graus com o zero sempre a frente. Então se fosse implementado o curso 000 marco 0, a nave não alteraria o curso. No plano horizontal, os valores aumentam para a direita, e no plano vertical eles aumentam na direção acima da nave.
http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/pon...

Abonações:
Você é maníaco por Jornada nas Estrelas quando...
16. Enquanto sua nave está sendo rebocada, pega um táxi e diz ao motorista que siga o curso 081 marco 3 e para não invadir a Zona Neutra.
http://www.urisan.tche.br/~casantos/humor/star_trek.html

De pé, atrás do Leo, Sidnei, ordena partida: "Alferes, traçar curso 000 marco 251, um quarto de impulso à frente. Acionar.
http://www.geocities.com/qponline/acionar.htm

... o Worf fala: "Romulanos se aproximando, direcao 090 marco 045" por exemplo, ele esta querendo dizer que tem uns romulanos vindo pela direita da nave (90 graus ...
http://www.trekbrasilis.aidi.com.br/forum/viewtopic.php?t=23...

Capitã, direção 342. marco 64.
http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/dow...
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Thank you,Carlos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1rumo 330 (graus) velocidade: mark 5
Ricardo Fonseca
5direção 330 marco 5 / curso 330 marco 5
Carlos Angelo


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
rumo 330 (graus) velocidade: mark 5


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-19 22:10:03 (GMT)
--------------------------------------------------

não seria \"MACH\"?

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
2 mins
  -> obrigado

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
bearing 330 mark 5
direção 330 marco 5 / curso 330 marco 5


Explanation:
No seu contexto, eu usaria "direção". Já se fosse para dizer para onde a nossa nave vai, usaria "curso".

Referências:
Curso (Bearing): Termo usado para descrever direções no espaço. Normalmente utilizado da seguinte forma - "Nave não identificada no curso zero-dois-cinco marco um-cinco" ou "Estabeleça rota para Vulcano curso dois-seis-cinco marco quatro-dois. Os números indicam a interseção de três coordenadas dimensionais (X-Y-Z).
http://www.fronteirafinal.org/glossario.php

Curso (Bearing)
Referência(s): "Space Seed" (TOS)

Também chamado de referência. Termo usado na navegação celeste para descrever direções no espaço. É uma expressão matemática descrevendo uma direção no espaço com relação à um veículo espacial. Uma referência mede a diferença angular entre a direção atual à frente da nave e a direção a ser descrita. O primeiro número de uma referência descreve o ângulo de fundo em graus, e a segunda descreve uma elevação. Por exemplo, uma referência de 000 marco 0 descreve uma direção diretamente à frente da nave. Uma direção de 330 marco 15 descreve uma direção para o lado de bombordo (esquerdo) da nave, algo sobre a linha central da nave.
http://planeta.terra.com.br/lazer/USS_Enigma/Dados_-_Curso.h...

O mais comum são as ordens de navegação serem dadas através do curso relativo, que consiste em duas figuras perpendiculares entre si (ver figura acima) formando dois planos: o primeiro está na horizontal e o segundo na vertical. Cada plano é dividido em 360 graus com o zero sempre a frente. Então se fosse implementado o curso 000 marco 0, a nave não alteraria o curso. No plano horizontal, os valores aumentam para a direita, e no plano vertical eles aumentam na direção acima da nave.
http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/pon...

Abonações:
Você é maníaco por Jornada nas Estrelas quando...
16. Enquanto sua nave está sendo rebocada, pega um táxi e diz ao motorista que siga o curso 081 marco 3 e para não invadir a Zona Neutra.
http://www.urisan.tche.br/~casantos/humor/star_trek.html

De pé, atrás do Leo, Sidnei, ordena partida: "Alferes, traçar curso 000 marco 251, um quarto de impulso à frente. Acionar.
http://www.geocities.com/qponline/acionar.htm

... o Worf fala: "Romulanos se aproximando, direcao 090 marco 045" por exemplo, ele esta querendo dizer que tem uns romulanos vindo pela direita da nave (90 graus ...
http://www.trekbrasilis.aidi.com.br/forum/viewtopic.php?t=23...

Capitã, direção 342. marco 64.
http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/dow...

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
Thank you,Carlos!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search