run a tight ship

Portuguese translation: dirigir / comandar / administrar / gerenciar (um negócio, lugar, navio etc.) com pulso firme

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:run a tight ship
Portuguese translation:dirigir / comandar / administrar / gerenciar (um negócio, lugar, navio etc.) com pulso firme
Entered by: Oliveira Simões

18:01 Apr 20, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: run a tight ship
"Since I run a tight ship and respect the limits of the law, the club’s lawyers would have us open again soon, but in the meantime, we’d lose a hell of a lot of money, and probably more than a few members as well."

run a tight ship: run a ship or an organization in an orderly and disciplined manner (The Free Dictionary)

O que os colegas sugerem em PT-Br? Preferencialmente, uma expressão idiomática...
Oliveira Simões
United States
dirijo / comando com mão firme - com pulso firme
Explanation:
Algumas ideias...

... com mão forte
... com uma mão de ferro.
... com punho de ferro.

... rigorosamente.
... com rigor...

Saudações cordiais.
Selected response from:

JohnMcDove
United States
Grading comment
Acredito que esta é a definição que melhor se aplica ao meu contexto. O Dictionary.com define "run the tight ship" como "exercer estrito controle sobre um negócio, organização ou tripulação de um navio". O Oxford, por sua vez, dá a seguinte definição: "ser muito estrito na administração de uma organização ou operação." Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2andar na linha
David Palatnik
3 +2dirijo / comando com mão firme - com pulso firme
JohnMcDove
4gerencio bem os meus negócios
Matheus Chaud
3 +1andar nos eixos
expressisverbis
4administrar com cuidado
Joao Luis Manga
3 +1não deixo a peteca cair/não dou bandeira/não piso na bola
Antonio Tomás Lessa do Amaral
3exijo o cumprimento de todas as regras
Ana Vozone


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
exijo o cumprimento de todas as regras


Explanation:
Sugestão.

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 192

16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
não deixo a peteca cair/não dou bandeira/não piso na bola


Explanation:
expressões idiomáticas

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "Não pisar o risco" seria o equivalente em pt à expressão idiomática "não pisar na bola" em br.
3 hrs
  -> Mto obrigado

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
andar na linha


Explanation:
Taking into account the context, I think it's possible to translate this expression to "andar na linha".

Example sentence(s):
  • "Como eu sempre ando na linha e respeito os limites da lei..."
David Palatnik
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: boa sugestão
1 hr

agree  expressisverbis
3 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
administrar com cuidado


Explanation:
Of course the English meaning is not in question. No such expression in Portuguese. So the actual meaning of running a ship is to manage carefully.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2018-04-20 18:10:25 GMT)
--------------------------------------------------

Eu faço uma administração cuidadosa...


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2018-04-20 18:34:42 GMT)
--------------------------------------------------

Sorry, Oliveira. I meant "Of course you know the meaning in English." I am watching to learn. Good luck.

Joao Luis Manga
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35
Notes to answerer
Asker: Of course, the English meaning is not in question, but, whenever possible, I post it to help narrow down to the translations that I'm looking for. Thank you, anyway.


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
dirijo / comando com mão firme - com pulso firme


Explanation:
Algumas ideias...

... com mão forte
... com uma mão de ferro.
... com punho de ferro.

... rigorosamente.
... com rigor...

Saudações cordiais.

JohnMcDove
United States
Does not meet criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Acredito que esta é a definição que melhor se aplica ao meu contexto. O Dictionary.com define "run the tight ship" como "exercer estrito controle sobre um negócio, organização ou tripulação de um navio". O Oxford, por sua vez, dá a seguinte definição: "ser muito estrito na administração de uma organização ou operação." Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Com "ship" ficaria melhor "leme", em vez de comando: "dirijo o leme com mão firme".
1 hr
  -> Excelente ideia. Muito obrigado. :-)

agree  airmailrpl: dirijo / comando com pulso firme
13 hrs
  -> Muito obrigado. :-)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gerencio bem os meus negócios


Explanation:

https://forum.wordreference.com/threads/to-run-a-tight-ship....
"to run a tight ship"
A well-managed and efficient business, household, or organization


Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 181

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
andar nos eixos


Explanation:
Outra expressão idiomática, sinónima à do colega.

"Nada como andar nos eixos
Nada como andar direito
Nada como fazer tudo, juntos
E sempre do nosso jeito!"
https://www.cifraclub.com.br/edu-w/nos-eixos/letra/

andar fora dos eixos
ser malcomportado, viver desregradamente

pôr as coisas nos eixos
pôr as coisas em ordem
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/eixo

"Andar nos eixos" ou (o contrário) "andar fora dos eixos" também se utiliza por cá.

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  JohnMcDove
6 hrs
  -> Obrigada John.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search