her usual disdainful stare

Portuguese translation: (com) aquele seu ar de desprezo habitual

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:her usual disdainful stare
Portuguese translation:(com) aquele seu ar de desprezo habitual
Entered by: Oliveira Simões

12:25 May 17, 2018
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: her usual disdainful stare
"When I eyeballed Valencia, who was scheduled to open the eight o’clock set, the curvaceous brunette seemed oddly subdued, and she didn’t return my gaze with her usual disdainful stare."

Minha dúvida é bem específica. Noto que a maioria dos tradutores automáticos não captam nuances de significado. Por exemplo, "stare", "look" e "eyeball" são traduzidos invariavelmente como "olhar", quando não deveriam ser. :-)

No presente contexto, em que "stare" exerce a função de substantivo, o que os colegas sugeririam como tradução para PT-Br? Pensei em "fitar" ou"olhar fixo". Provisoriamente, tenho a seguinte tradução:

"Quando olhei de perto para Valência, que estava escalada para abrir a apresentação das 20h, a morena curvilínea parecia estranhamente subjugada, e ela não olhou de volta para mim com seu habitual fitar desdenhoso."
Oliveira Simões
United States
cm aquele seu ar de desprezo habitual
Explanation:
Sugestão!
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Obrigado, Ana e demais colegas por suas sugestões.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3Encarou-me com o modo de desdém do costume
expressisverbis
3sua costumeira mirada torva e desdenhosa
jorges
3cm aquele seu ar de desprezo habitual
Ana Vozone


Discussion entries: 3





  

Answers


42 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
cm aquele seu ar de desprezo habitual


Explanation:
Sugestão!

Example sentence(s):
  • simplesmente ele respondeu “ele já salvou minha vida uma vez, estou pagando a dívida”, e foi embora com seu ar de desprezo habitual.
Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 188
Grading comment
Obrigado, Ana e demais colegas por suas sugestões.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sua costumeira mirada torva e desdenhosa


Explanation:
sug.

jorges
Does not meet criteria
PRO pts in category: 12

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Encarou-me com o modo de desdém do costume


Explanation:
Como "ar" sugerido/questionado na discussão já foi respondido... mais algumas sugestões:

"To stare" também pode significar "encarar":
stare
v. encarar, fitar os olhos
s. o ato de fitar os olhos, o ato de encarar
http://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portug...

https://dicionariocriativo.com.br/expressoes/encarar_com_mau...

Modo
3. Maneira de fazer, de dizer, de olhar, etc.

"modo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/modo [consultado em 17-05-2018].

Há várias possibilidades. O Oliveira pode depois conjugar com as respostas dos colegas.

"Encarou-me, como de costume, com maus olhos"
"Encarou-me com o modo de desdém do costume"
"Olhou para mim com aquele modo de desdém habitual"

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search