no tree, leg, or lamppost is safe

Portuguese translation: não há árvore, perna ou poste que esteja seguro

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:no tree, leg, or lamppost is safe
Portuguese translation:não há árvore, perna ou poste que esteja seguro
Entered by: Oliveira Simões

18:36 Jun 8, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: no tree, leg, or lamppost is safe
Jack promptly loped over to a nearby tree, raised his leg, and peed.
“I see that we still have work to do on Jack’s manners,” I said.
“Agreed,” Nick said, tugging Jack away from the tree.
"At the moment, no tree, leg, or lamppost is safe—he must have stopped me fifty times today."

A minha dúvida é com relação à concordância ou, digamos, concordâncias:

1) O adjetivo ("seguro") deve concordar com qual dos três substantivos?
2) Obviamente, "nenhuma árvore" refere-se à árvore. E os outros dois substantívos ficam sem o pronome indefinido?

NOTA: Sobre a segunda pergunta, o fato de serem substantivos de gêneros diferentes, em geral, exige a concordância com cada um deles, porém, neste caso, parece que não soa muito bem (i.e. ficaria longo demais e, de certa forma, repetitivo).

A tradução é para PT-Br. O que os colegas opinam ou sugerem? Favor informar fontes gramaticais confiáveis. Obrigado.

Exemplos de concordância:

"Que nenhuma mulher ou criança tenha seus direitos violados e suas vidas roubadas pela exploração sexual e o tráfico de pessoas."
"... nenhuma mulher (branca ou negra ou indígena) e nenhum negro ou indígena estão entre os ministros que compõe o novo governo." (Sounds familiar?)
"Nenhuma mulher e nenhum homem deve suportar humilhações de qualquer tipo."
Oliveira Simões
United States
não há árvore, perna ou candeeiro que esteja seguro
Explanation:
Aqui vai a minha sugestão, ver discussão...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigado, Teresa. Penso que a sua resposta resolveu o dilema.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4não há árvore, perna ou candeeiro que esteja seguro
Teresa Borges
4ele não deixa passar nenhuma árvore, nem perna, nem poste.
Julia Aidar
3 +1Nenhuma árvore, perna ou candeeiro lhe escapa/está a salvo
Ana Vozone


Discussion entries: 3





  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Nenhuma árvore, perna ou candeeiro lhe escapa/está a salvo


Explanation:
Sugestão.

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 188

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Vieira
13 hrs
  -> Obrigada, Mariana!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ele não deixa passar nenhuma árvore, nem perna, nem poste.


Explanation:
Uma tentativa de deixar a frase mais idiomática.

Julia Aidar
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Portuguese

1 day 3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não há árvore, perna ou candeeiro que esteja seguro


Explanation:
Aqui vai a minha sugestão, ver discussão...

Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262
Grading comment
Obrigado, Teresa. Penso que a sua resposta resolveu o dilema.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search