wispy

Portuguese translation: diáfana / tênue

19:41 Sep 17, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature
English term or phrase: wispy
Like most of the buildings in this part of town, the Nestle Tower was made of aquamarine glass. The panels at the bottom shone so brightly they gave our Renee a headache, but they faded as they rose. One hundred stories up, the Nestle Tower was more black than green. After three hundred stories, it was lost in the smog that hung above London like a wig: Toxic, ***wispy*** and grey.


Obrigado!
maucet
Brazil
Portuguese translation:diáfana / tênue
Explanation:
É um adjetivo que geralmente se combina com "nuvens" ou "névoa" no sentido de expressar pouca densidade. Pode significar "fina" e "rala" também, mas no contexto mais poético dá pra usar palavras que sugeri.
Selected response from:

Eric Azevedo
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2diáfana / tênue
Eric Azevedo
5leve
JANE MARIAN
5achocolatado
Nick Taylor
4fina
Stephen Lavelle
3 +1leve
Clauwolf
4sutil
Angie Costa
4apenas uma linha
Aline Brito
3um fiapo
Alice de Souza
3rarefeita
expressisverbis
3translúcida
Geocinara Avila


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
apenas uma linha


Explanation:
Sugiro escrever após os dois pontos: "apenas uma linha, cinzenta e tóxica".

Aline Brito
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
diáfana / tênue


Explanation:
É um adjetivo que geralmente se combina com "nuvens" ou "névoa" no sentido de expressar pouca densidade. Pode significar "fina" e "rala" também, mas no contexto mais poético dá pra usar palavras que sugeri.

Example sentence(s):
  • São nuvens ténues e diáfanas que só se vêem ao pôr-do-sol, quando o Sol as ilumina por baixo.
Eric Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Voto em tênue
29 mins

agree  airmailrpl: diáfana
1 hr

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
rarefeita


Explanation:
https://dicionario.priberam.org/rarefeita

4. fino, delgado
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/wispy

https://www.wordreference.com/enpt/wispy

Ela tinha um rosto e falava comigo, mas eu não podia ver seu rosto com nitidez, porque uma nuvem rarefeita de fumaça ofuscava a área em torno do casulo.
https://www.amazon.com/CaÇador-As-TrÊs-Meninas-Portuguese-eb...

"... it was lost in the smog that hung above London like a wig: toxic, wispy and grey."
"... perdeu-se no smog que pairava sobre Londres como uma nuvem tóxica, rarefeita e cinzenta."



expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
leve


Explanation:
:) Sei como é, estive lá várias vezes

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2020-09-17 20:01:57 GMT)
--------------------------------------------------

Ou ainda "traiçoeira", fiel ao original


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2020-09-17 20:14:27 GMT)
--------------------------------------------------

então: ...tóxica, traiçoeira e cinza...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 272

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
28 mins
  -> obrigado

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
achocolatado


Explanation:
achocolatado


    https://www.amazon.co.uk/TASTY-LITTLE-NUMBERS-Calorie-Crispy/dp/B01EUYTXDG
Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 116

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
translúcida


Explanation:
Pensei nesta opção para se encaixar tanto na nuvem e na metáfora da peruca

Example sentence(s):
  • Se a sua ideia para a próxima transformação no salão de beleza é apostar em um visual com muita luminosidade, você precisa conhecer a coloração translúcida, Majirel Glow.
  • "Sou como nuvem Sou como aquela nuvem translúcida no firmamento inquieto-me quando surgem trovoadas e foretes ventos" de melanialudwig

    https://www.segredosdesalao.com.br/noticia/coloracao-translucida-conheca-os-beneficios-de-uma-formula-com-80-de-reflexos_a22063/1
    https://www.pensador.com/frase/MTk0MzA4OQ/
Geocinara Avila
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2

21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
leve


Explanation:
Toxic, ***wispy*** and grey = Tóxica, sutil e cinzenta



Example sentence(s):
  • Uma névoa tóxica, sutil e cinzenta com um aspecto pouco natural encobria a cidadezinha.
JANE MARIAN
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fina


Explanation:
Neste caso eu diria "fina" porque se pode utilizar para descrever "wispy clouds" assim e porque o texto fala de um tipo de névoa.

Example sentence(s):
  • uma fina névoa, uma fina nuvem
Stephen Lavelle
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 day 4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
um fiapo


Explanation:
um fiapo cinza e tóxico

Alice de Souza
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

9 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sutil


Explanation:
Sutileza passa a ideia de que as nuvens estão lá, mas são tão esparsas que parecem ilusão de ótica (principalmente quando rodeando um prédio de vidro verde-azulado).

Sugeriria: "Tóxica, sutil e cinzenta." (a nuvem de poluição - smog)

Angie Costa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search