high holdout

Portuguese translation: alta ancoragem / alta retenção

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:high holdout
Portuguese translation:alta ancoragem / alta retenção
Entered by: Carlos Angelo

02:15 Apr 16, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Printing & Publishing
English term or phrase: high holdout
...UBK "print smooth" kraft for high quality or high holdout multi-color printing applications;
Alex de Sous (X)
alta ancoragem / alta retenção
Explanation:
Ambos são usados, mas eu preferiria o primeiro, já que o segundo para mim parece ambíguo e capaz de contrariar as definições (“retenção” pode ser tanto na superfície como no interior).

Definições:
Ink Holdout – This describes a paper’s ability to ‘hold’ ink on its surface, rather than absorbing it.
http://www.reflex.com.au/using_glossary.aspx

Ink Holdout: A quality of paper to be resistant to ink absorption, allowing the ink to dry on the paper surface.
http://www.gregbarberco.com/resources/glossary.html?db_item=...

Ink Holdout - Characteristic of paper that prevents it from absorbing ink, thus allowing ink to dry on the surface of the paper. Also called holdout.
http://www.saxonprint.co.nz/glossary_hl.htm

Ink Holdout: A term used to describe the amount of ink absorption on a label paper or other material. The higher the ink holdout the higher the print gloss.
http://www.labelexperts.com/general/glossary.asp

Referências:
Ancoragem da tinta (ink holdout) - Extensão com que o papel retarda ou impede a penetração do filme de tinta recém-impresso. Termo alternativo: retenção
(holdout).
http://www.inpacel.com.br/downloads/marketing/glossario_IP_e...

Melhor qualidade da superfície do papel – melhora a imprimibilidade e o ink holdout (a tinta permanece mais na superfície do papel em lugar de penetrá-lo, aumentando o brilho e a qualidade do impresso).
http://www.tjaner.com.br/destaques/inforsa.htm

Abonações:
As tintas que secam por oxidação produzem a melhor ancoragem sobre papéis
microporosos, e formam filmes brilhantes, entretanto, proporcionam maior risco de
decalque.
http://www.inpacel.com.br/downloads/marketing/glossario_IP_e...

Apresenta alta ancoragem em vidro, PEAD e filmes de BOPP. Resistente a abrasão
e ao desplacamento. INK JET TT BQ 379. Tinta preta, para datadoras Linx ...
http://www.betimquimica.com.br/conteudo_produtos-tinta_conti...

... da fosfatização promovem a maior aderência da tinta, lançando uma camada de
fosfato sobre o metal, o que garante maior ancoragem da tinta ao substrato.
http://www.mundocor.com.br/eventos/eventos_tintas_ind.htm

Deve possuir compatibilidade química com as resinas usadas, para promover uma
perfeita ancoragem da tinta ao substrato e evaporar o mais rapidamente ...
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/F5C99B8CA6D9D5A...

Sistemas duráveis necessitam de melhoramentos não somente do tipo top coat, mas também relativos à adesão e retenção da tinta no substrato, ...
http://www.quimica.com.br/revista/qd417/abrafati3.htm

A opacidade do papel comercial do Instituto da Terra chega a quase 100% valorizando a retenção da tinta no papel, em vez de absorvê-la como um ...
http://www.institutodaterra.org.br/pfm-info.html

A rápida secagem e a elevada retenção da tinta obtêm-se através de um revestimento de superfície especial para jacto de tinta.
http://www.algardata.pt/HP/web/2263_tab4.htm
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Obrigado, Carlos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2alta ancoragem / alta retenção
Carlos Angelo
4 +2elevada impermeabilidade aos líquidos ou elevada solidez
Jose Mariano
5baixa permeabilidade
João Roque Dias
4excelente (elevada) manutenção
António Ribeiro


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
excelente (elevada) manutenção


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
elevada impermeabilidade aos líquidos ou elevada solidez


Explanation:
holdout =
The degree to which a material, such as cloth or paper, impedes the penetration of an aqueous or nonaqueous liquid. If the liquid is water, or water vapor, holdout is described as SIZING (1) . Non-aqueous liquids include some printing inks, lacquers, etc.


    Reference: http://palimpsest.stanford.edu/don/dt/dt1756.html
Jose Mariano
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: impermeabilidade
1 hr

agree  Claudia Costa
1 day 17 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
alta ancoragem / alta retenção


Explanation:
Ambos são usados, mas eu preferiria o primeiro, já que o segundo para mim parece ambíguo e capaz de contrariar as definições (“retenção” pode ser tanto na superfície como no interior).

Definições:
Ink Holdout – This describes a paper’s ability to ‘hold’ ink on its surface, rather than absorbing it.
http://www.reflex.com.au/using_glossary.aspx

Ink Holdout: A quality of paper to be resistant to ink absorption, allowing the ink to dry on the paper surface.
http://www.gregbarberco.com/resources/glossary.html?db_item=...

Ink Holdout - Characteristic of paper that prevents it from absorbing ink, thus allowing ink to dry on the surface of the paper. Also called holdout.
http://www.saxonprint.co.nz/glossary_hl.htm

Ink Holdout: A term used to describe the amount of ink absorption on a label paper or other material. The higher the ink holdout the higher the print gloss.
http://www.labelexperts.com/general/glossary.asp

Referências:
Ancoragem da tinta (ink holdout) - Extensão com que o papel retarda ou impede a penetração do filme de tinta recém-impresso. Termo alternativo: retenção
(holdout).
http://www.inpacel.com.br/downloads/marketing/glossario_IP_e...

Melhor qualidade da superfície do papel – melhora a imprimibilidade e o ink holdout (a tinta permanece mais na superfície do papel em lugar de penetrá-lo, aumentando o brilho e a qualidade do impresso).
http://www.tjaner.com.br/destaques/inforsa.htm

Abonações:
As tintas que secam por oxidação produzem a melhor ancoragem sobre papéis
microporosos, e formam filmes brilhantes, entretanto, proporcionam maior risco de
decalque.
http://www.inpacel.com.br/downloads/marketing/glossario_IP_e...

Apresenta alta ancoragem em vidro, PEAD e filmes de BOPP. Resistente a abrasão
e ao desplacamento. INK JET TT BQ 379. Tinta preta, para datadoras Linx ...
http://www.betimquimica.com.br/conteudo_produtos-tinta_conti...

... da fosfatização promovem a maior aderência da tinta, lançando uma camada de
fosfato sobre o metal, o que garante maior ancoragem da tinta ao substrato.
http://www.mundocor.com.br/eventos/eventos_tintas_ind.htm

Deve possuir compatibilidade química com as resinas usadas, para promover uma
perfeita ancoragem da tinta ao substrato e evaporar o mais rapidamente ...
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/F5C99B8CA6D9D5A...

Sistemas duráveis necessitam de melhoramentos não somente do tipo top coat, mas também relativos à adesão e retenção da tinta no substrato, ...
http://www.quimica.com.br/revista/qd417/abrafati3.htm

A opacidade do papel comercial do Instituto da Terra chega a quase 100% valorizando a retenção da tinta no papel, em vez de absorvê-la como um ...
http://www.institutodaterra.org.br/pfm-info.html

A rápida secagem e a elevada retenção da tinta obtêm-se através de um revestimento de superfície especial para jacto de tinta.
http://www.algardata.pt/HP/web/2263_tab4.htm

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Obrigado, Carlos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lu?s Mora
5 hrs

agree  rhandler
13 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
baixa permeabilidade


Explanation:
ink holdout - An important printing paper quality - the ability to keep ink on top of the paper's surface. An inked image printed on paper with a high degree of ink holdout will dry by oxidation rather than absorption.

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search