Doctor blade

Portuguese translation: lâmina de raspadeira

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Doctor blade
Portuguese translation:lâmina de raspadeira
Entered by: Teresa Borges

12:21 Nov 5, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Printing & Publishing
English term or phrase: Doctor blade
Olá colegas tradutores,

Alguém me pode confirmar se 'doctor blade' se trata de uma 'raspadeira' ou 'racla' na área da impressão?
Estou a orientar-me por este link:
http://portaldasartesgraficas.com/ficheiros/impressao_com_ma...

Também encontrei outras traduções como 'raclete' (suponho que seja um aportuguesamento da palavra francesa 'raclette') ou rasqueta (que faz mais sentido em espanhol).

Desde já o meu obrigado pela ajuda!!!
Rosa Rodrigues
Portugal
lâmina de raspadeira
Explanation:
Diria assim em PT(PT), ver entradas da IATE...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada a ambas pela ajuda :D
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1lâmina de raspadeira
Teresa Borges
4 +1lâmina dosadora
Marlene Curtis


Discussion entries: 2





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
doctor blade
lâmina dosadora


Explanation:
Encontrei como lâmina dosadora. Espero que ajude em PT-PT.


http://www.creativecopias.com.br/lamina-dosadora-ou-doctor-b...

Flexografia - Vedaflex Vedações - Vedações para camâras de tinta ...
www.vedaflexvedacoes.com.br/flexografia.html
Translate this page
Usava-se então uma 'lâmina dosadora' para se retirar o excesso da tinta que seria ... no sistema de impressão por anilina entre o cilindro 'pescador' de borracha e o ... Atualmente, as empresas e seus operadores de máquinas flexográficas ..

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 119

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
49 mins
  -> Grata!

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
doctor blade
lâmina de raspadeira


Explanation:
Diria assim em PT(PT), ver entradas da IATE...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Obrigada a ambas pela ajuda :D

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
1 hr
  -> Obrigada, Salvador!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search