Dotted (reporting) line

Portuguese translation: relação hierárquica indire(c)ta

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Dotted (reporting) line
Portuguese translation:relação hierárquica indire(c)ta
Entered by: Teresa Bento

22:35 Oct 9, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Psychology / Hierarchy of a company
English term or phrase: Dotted (reporting) line
Caros colegas,

Estou um pouco confusa relativamente à definição de "dotted line" nas seguintes frases:

"First, please identify your direct leader(s) or manager(s) - i.e., the person (or people) to whom you report directly or **via a dotted line*."

"These should be colleagues you lead, and with whom you have a direct or a **dotted reporting line**."

Relativamente a isto, o cliente respondeu: "A dotted line manager may be someone whom you report to, but is not your direct line manager on an organizational chart."

Agradeço desde já a vossa ajuda.
Teresa Bento
Portugal
relação hierárquica indire(c)ta
Explanation:
Sugestão, em PT-PT.

Neste contexto, não distingue relação de superioridade ou subordinação hierárquica, apenas indica que a relação não é directa.

https://www.google.pt/search?q="relação hierárquica "&oq="re...
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2relação hierárquica indire(c)ta
Ana Vozone
4superior indireto
Matheus Chaud
4(a quem você responda direta ou) indiretamente
Rafael Sousa Brazlate
4reporte funcional
Oliveira Simões
4subordinação indireta
ferreirac
4Reporte matricial
Jane Rezende
Summary of reference entries provided
mundo corporativo
jorges

Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dotted (reporting) line
Reporte matricial


Explanation:
Sugestão.

É o que significam as linhas pontilhadas em um organograma....

Abs

--------------------------------------------------
Note added at 13 minutos (2017-10-09 22:49:15 GMT)
--------------------------------------------------

Achei uma referencia:

Dotted Line – Linha tracejada usada no desenho de organogramas para indicar subordinação matricial.

http://observatoriorh.blogspot.com.br/2010/12/recursos-human...

Jane Rezende
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dotted (reporting) line
subordinação indireta


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dotted (reporting) line
reporte funcional


Explanation:
"Os executivos locais, de subsidiárias ou mesmo filiais de bancos estrangeiros, conhecem muito bem tais estruturas, periodicamente divulgadas pelos RHs, através dos organogramas, que trazem as linhas de reporte funcionais e hierárquicas (comumente se utiliza uma linha tracejada para identificar um reporte funcional e uma sólida para representar um reporte hierárquico)." - Luciano Fantin, Os desafios da estrutura organizacional baseada no modelo matricial


    Reference: http://www.riskfence.com/os-desafios-da-estrutura-organizaci...
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
dotted (reporting) line
relação hierárquica indire(c)ta


Explanation:
Sugestão, em PT-PT.

Neste contexto, não distingue relação de superioridade ou subordinação hierárquica, apenas indica que a relação não é directa.

https://www.google.pt/search?q="relação hierárquica "&oq="re...

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor: Good answer for a "silly term" :-)
3 hrs
  -> Thanks, Nick!

agree  Teresa Borges
3 hrs
  -> Obrigada, Teresa!

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dotted (reporting) line
superior indireto


Explanation:
Pelo menos no Brasil, creio que o mais comum é chamar quem está em cima na organização de superior e quem está embaixo de subordinado.

Assim, teríamos:

Superior direto / Subordinado direto
Superior indireto / Subordinado indireto


Sugestão de tradução para o trecho:

...the person (or people) to whom you report directly or **via a dotted line*.\
...seu(s) superior(es) direto(s) ou indireto(s)



Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dotted (reporting) line
(a quem você responda direta ou) indiretamente


Explanation:
Minha sugestão para o sintagma todo; posto tudo na sugestão para que não fique manca.

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Native speaker of: Portuguese




Reference comments


19 hrs
Reference: mundo corporativo

Reference information:
O artigo é de leitura rápida e pode ser pertinente.


    https://pt.linkedin.com/pulse/ah-o-mundo-corporativo-parte-9-global-vs-local-ou-evolu%C3%A7%C3%A3o-machado
jorges




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search