Drive a four-in-hand right straight through it.

Portuguese translation: tomar o controle em suas mãos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drive a four-in-hand right straight through it.
Portuguese translation:tomar o controle em suas mãos
Entered by: Oliveira Simões

03:01 Aug 9, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Religion / Religion/General
English term or phrase: Drive a four-in-hand right straight through it.
Contexto:

They say a man can’t make a will now that lawyers can’t break, and drive a four-in-hand right straight through it. I will challenge them to break Christ’s will; let them try it. No judge or jury can set that aside.

Thank you!
Gabriel Alexandre
Brazil
tomar o controle em suas mãos
Explanation:
Pelo que entendi, a ideia é que o homem (ser humano) não consegue fazer um testamento que não possa ser desfeito por um bom advogado. que assumiria o controle da situação.

Conforme explica Lee Allison:

"The first four-in-hand was a carriage pulled by four horses and rigged in such a way that it could be driven by a single driver. In fact, with the four-in-hand carriage, a solo driver could handle all four horses by holding all their reins in one hand, thus the name four-in-hand."

Penso que, ao fazer uma analogia com uma carruagem "four-in-hand", o autor quer dizer que não importa o que o homem faça, alguém pode tomar o controle da situação, mas, no final das contas, quem tem o controle de tudo e todos é Deus/Jesus.

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2018-08-09 11:53:40 GMT)
--------------------------------------------------

PS: Como a expressão está sendo usada metaforicamente, sugiro consultar o cliente/autor para saber qual o sentido exato que ele pretendeu dar à mesma.
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
Obrigado, Oliveira!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5e destruir completamente.
Toni Douglas Martins
4tomar o controle em suas mãos
Oliveira Simões
3desmanchar/ dissecar e deixar em ruínas
Nick Taylor
3e passar (indómito/determinado) como se nada fosse
Ana Vozone


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
drive a four-in-hand right straight through it.
e passar (indómito/determinado) como se nada fosse


Explanation:
Penso que aqui tem um sentido figurativo, o sentido de que ninguém seria capaz de vergar a vontade do homem.

https://books.google.pt/books?id=ETG7e2WOEAgC&pg=PT28&lpg=PT...

https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/four-in...

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Notes to answerer
Asker: Thank you, Ana!


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
drive a four-in-hand right straight through it.
desmanchar/ dissecar e deixar em ruínas


Explanation:
desmanchar/ dissecar e deixar em ruínas

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Thank you!


8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
drive a four-in-hand right straight through it.
tomar o controle em suas mãos


Explanation:
Pelo que entendi, a ideia é que o homem (ser humano) não consegue fazer um testamento que não possa ser desfeito por um bom advogado. que assumiria o controle da situação.

Conforme explica Lee Allison:

"The first four-in-hand was a carriage pulled by four horses and rigged in such a way that it could be driven by a single driver. In fact, with the four-in-hand carriage, a solo driver could handle all four horses by holding all their reins in one hand, thus the name four-in-hand."

Penso que, ao fazer uma analogia com uma carruagem "four-in-hand", o autor quer dizer que não importa o que o homem faça, alguém pode tomar o controle da situação, mas, no final das contas, quem tem o controle de tudo e todos é Deus/Jesus.

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2018-08-09 11:53:40 GMT)
--------------------------------------------------

PS: Como a expressão está sendo usada metaforicamente, sugiro consultar o cliente/autor para saber qual o sentido exato que ele pretendeu dar à mesma.


    https://www.leeallison.com/aboutties/fourinhand.asp
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigado, Oliveira!

18 days   confidence: Answerer confidence 5/5
drive a four-in-hand right straight through it.
e destruir completamente.


Explanation:
"They say a man can’t make a will now that lawyers can’t break, and drive a four-in-hand right straight through it. I will challenge them to break Christ’s will; let them try it. No judge or jury can set that aside."

"Eles dizem que um homem não pode fazer um testamento hoje que advogados não consigam quebrar, e destruir completamente. Eu os desafio a quebrar o Testamento de Cristo; deixa que tentem. Nenhum juiz ou juri deixar aquele de lado."

Creio que uma expressão atual em português seria "Passar com uma jamanta(carreta) por cima".

A expressão remete à fraqueza dos testamentos humanos, e ao poder do Testamento de Cristo, o Testamento da Cruz, o Novo Testamento através do Sangue.

--------------------------------------------------
Note added at 18 days (2018-08-27 14:36:35 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

*deixe que tentem* Erro de digitação ali...

Toni Douglas Martins
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search