party list

Portuguese translation: lista de candidatos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:party list
Portuguese translation:lista de candidatos
Entered by: Lilian Magalhães

15:10 Jul 16, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Religion / religião e política
English term or phrase: party list
Thus, the spare votes of a candidate who does extremely well—that is, the votes over what would be necessary for that candidate to win by himself or herself—can boost the chances of other candidates on his or her party list.
Likewise, moderately popular but unelected candidates help their parties win seats because their votes are added to the party total.Hence, parties are eager to field candidates who promise to draw votes. Moreover, in most local, state, and federal legislative districts, dozens of parties seek to fill candidate slates, yielding hundreds of candidates in each race.

As a result, parties are more than willing to accept candidates with credible support from clergy. This mechanism may explain how the UCKG hierarchy or some Assembly of God pastors field candidates, strategically choosing the parties whose lists they believe give their candidates the best chances of attaining office
Lilian Magalhães
Brazil
lista de candidatos
Explanation:
«Assim, a divulgação das listas dos candidatos seria feita hoje (...) garantindo que já publicou dentro do prazo, conforme define a lei, as “candidaturas admitidas”, ou seja, a lista dos partidos (...)» in https://observador.pt/2019/09/21/listas-de-candidatos-as-leg...
«Que documentos devem ser entregues no tribunal para apresentação de uma candidatura?
Os documentos são os seguintes:
a) Lista de candidatos;
.................................
http://www.cne.pt/faq2/96/11


--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2020-07-16 17:29:54 GMT)
--------------------------------------------------

Reparei agora na questão de «slates», expressão que é traduzida por "candidatos". Assim, para «party list» sugiro "lista de candidatura".

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2020-07-16 17:59:52 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: «slates», traduzido por "listas". Sendo que«slate» é modificado explicitamente por «candidates», "lista de candidatos" aplica-se preferencialmente a «candidate slate».
Selected response from:

jorges
Grading comment
Thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Lista de partidos
Aline Sahin
4listas partidárias fechadas
Paul Dixon
4lista de candidatos
jorges
4Lista partidária
Augusto Rochadel


Discussion entries: 2





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Lista partidária


Explanation:
Sugestão.

Augusto Rochadel
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Lista de partidos


Explanation:
partyOuça a pronúncia
par.ty
n
1 partido, grupo, facção.


    https://michaelis.uol.com.br/moderno-ingles/busca/ingles-portugues-moderno/party/
Aline Sahin
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Neyf Almeida
1 min
  -> Obrigada, Neyf!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lista de candidatos


Explanation:
«Assim, a divulgação das listas dos candidatos seria feita hoje (...) garantindo que já publicou dentro do prazo, conforme define a lei, as “candidaturas admitidas”, ou seja, a lista dos partidos (...)» in https://observador.pt/2019/09/21/listas-de-candidatos-as-leg...
«Que documentos devem ser entregues no tribunal para apresentação de uma candidatura?
Os documentos são os seguintes:
a) Lista de candidatos;
.................................
http://www.cne.pt/faq2/96/11


--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2020-07-16 17:29:54 GMT)
--------------------------------------------------

Reparei agora na questão de «slates», expressão que é traduzida por "candidatos". Assim, para «party list» sugiro "lista de candidatura".

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2020-07-16 17:59:52 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: «slates», traduzido por "listas". Sendo que«slate» é modificado explicitamente por «candidates», "lista de candidatos" aplica-se preferencialmente a «candidate slate».

jorges
PRO pts in category: 8
Grading comment
Thanks

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
listas partidárias fechadas


Explanation:
É uma prática de alguns países, segundo a qual os partidos apresentam uma lista fechada de candidatos. Aí se o partido ganha 5 cadeiras, os eleitos serão os cinco primeiros da lista fechada. (Por isso é um formato que prejudica a renovação política). Por exemplo, o PT teria no início da lista nomes como Lula e Dilma, e bastaria eleger 2 deputados para os dois entrar. Já no modelo vigente no Brasil, os dois eleitos poderiam ser outros, devido aos votos individuais (por isso que a lista fechada prejudica a renovação). (Usei o PT como exemplo mas valeria para qualquer outro partido também)

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search