Aesthetic Clothing

Portuguese translation: vestuário estiloso / roupas estilosas

18:18 Aug 11, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Retail / Appearal
English term or phrase: Aesthetic Clothing
I totally understand the definition in English, but could not find a match in Brazilian Portuguese.
Any suggestions?

This term appears in several online clothing description (on-line stores)

Thanks in advance!!!
Nadja B Batdorf
United States
Portuguese translation:vestuário estiloso / roupas estilosas
Explanation:
Partindo do pressuposto que aesthetic é algo agradável de se ver, elegante, eu traduziria como roupas estilosas.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2019-08-11 18:30:13 GMT)
--------------------------------------------------

Não necessariamente. Pode ser mais chique ou pode ser uma roupa estilosa (que combina). Outro termo que talvez você possa utilizar seria 'roupas descoladas', 'roupas modernas', que seguem as tendências da moda.

Se você jogar o termo no google, as imagens que aparecem para aesthetic clothing são justamente essas roupas estilosas, modernas
https://www.google.com.br/search?biw=1920&bih=969&tbm=isch&s...
Selected response from:

Marina Soares
Ireland
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4vestuário estiloso / roupas estilosas
Marina Soares
5vestuário da moda
Nick Taylor
5 -1indumentária estética; traje(s) estético(s)
Oliveira Simões
4Vestuário Estético
airmailrpl
3roupas confortáveis/vestuário confortável ou roupas/vestuário com estética
expressisverbis
3vestuário/roupa agradável à vista e ao corpo
Ana Vozone
3roupas bacanas
Andrea Pilenso


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
aesthetic clothing
vestuário da moda


Explanation:
vestuário da moda

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
aesthetic clothing
vestuário estiloso / roupas estilosas


Explanation:
Partindo do pressuposto que aesthetic é algo agradável de se ver, elegante, eu traduziria como roupas estilosas.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2019-08-11 18:30:13 GMT)
--------------------------------------------------

Não necessariamente. Pode ser mais chique ou pode ser uma roupa estilosa (que combina). Outro termo que talvez você possa utilizar seria 'roupas descoladas', 'roupas modernas', que seguem as tendências da moda.

Se você jogar o termo no google, as imagens que aparecem para aesthetic clothing são justamente essas roupas estilosas, modernas
https://www.google.com.br/search?biw=1920&bih=969&tbm=isch&s...

Marina Soares
Ireland
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
Notes to answerer
Asker: Pois é, mas estiloso não seria algo do tipo chique? Neste caso as roupas não são necessariamente chiques... por isso estou tendo dificuldade em achar o termo certo. A roupa do site em questão, por exemplo, é uma regata com gola em "v".


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Laura Hafner: Não sei se em Portugal a conotação é diferente, mas, no Brasil, a minha imagem de uma pessoa "estilosa" é alguém com personalidade e bom gosto, não necessariamente sendo "chique" no sentido de pagar caro...
43 mins
  -> Penso o mesmo, Laura!

agree  Helen Oliveira
6 hrs

agree  Luiz Fernando Santos Perina
16 hrs

agree  ulissescarvalho
1 day 1 hr

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
aesthetic clothing
roupas bacanas


Explanation:
Mais uma opção, que pode abranger estilos mais informais.

--------------------------------------------------
Note added at 23 minutos (2019-08-11 18:42:12 GMT)
--------------------------------------------------

https://classytropicalboys.wordpress.com/2017/07/25/aestheti...

Essa matéria explica bem o conceito.

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
aesthetic clothing
vestuário/roupa agradável à vista e ao corpo


Explanation:
Com base nesta definição.

https://books.google.pt/books?id=31BtDwAAQBAJ&pg=PA57&lpg=PA...

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aesthetic clothing
Vestuário Estético


Explanation:
aesthetic clothing => Vestuário Estético

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

51 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
aesthetic clothing
indumentária estética; traje(s) estético(s)


Explanation:
Raramente traduzido por "indumentária", o termo deve ser esse mesmo. Veja definição e exemplos abaixo.

indumentária: Aquilo que a pessoa veste; ROUPA; INDUMENTO: O soldado usou a indumentária de gala. (Aulete)

"Fazer dos talheres, panelas, pratos, travessas, toda a indumentária estética para esta orquestra de sabores em suas combinadas distinções." - https://issuu.com/editoratresregioes/docs/revista_lacarte_ba...

"Era perguntado apenas as pessoas que utilizavam a indumentária estética Black Bloc (roupas pretas e máscara/capuz/bandanas..." - https://www.academia.edu/38164415/Travestilidades_escolarida...

--------------------------------------------------
Note added at 2 days 18 hrs (2019-08-14 12:22:40 GMT)
--------------------------------------------------

Tradução alternativa: roupas bonitas
https://www.google.com/search?ei=w_xTXYPCFMj6-gSpmYO4Aw&q=&q...

Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Indumentária, num texto de marketing?!!
1 day 52 mins
  -> Por que não? É uma palavra perfeitamente aceitável num texto de marketing. Veja referência adicional no Painel de Discussão. Colega, da próxima vez faça comentários com o devido conhecimento de causa!

2 days 21 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
aesthetic clothing
roupas confortáveis/vestuário confortável ou roupas/vestuário com estética


Explanation:
O termo vem do grego e significa perceção, sensação, sentidos, e foi por aí que direcionei as minhas pesquisas.
Ao colocar "roupas estéticas" ou "vestuário estético" no Google era encaminhada para roupas profissionais para centros de estética. Penso que a tradução literal pode induzir em erro.
E foi a pensar no aspeto sensorial que cheguei até aqui:

In the broad sense, aesthetics is the reaction of pleasure and satisfaction derived from human sensations through experiences of sight, smell, touch, hearing, and taste. When the study of aesthetics applies to apparel, the focus may be on just the product, or on the way the product interacts with other products on oneself or others wearing the product, or on the look created for a specific time and place. Aesthetics of dress is about how people choose to appear, and the way they want to look to themselves and others within a particular context.
https://www.bloomsburyfashioncentral.com/products/berg-fashi...

2.3- O conforto sensorial no vestuário
As características de conforto que um consumidor procura numa peça de vestuário podem ser vistas como as suas especificações funcionais e estéticas.
As especificações estéticas são as que irão dar ao consumidor conforto psicológico e as especificações funcionais são aquelas que lhe irão dar conforto fisiológico e sensorial.
(Broega et. al, 2008).

Com efeito, estudos de marketing demonstram que os consumidores actuais já não estão só interessados no vestuário com estética, na boa aparência, na qualidade do que “fica bem”, mas exigem cada vez mais, roupas com as quais se sintam confortáveis.
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ZGLGkX...

Se precisar mesmo de utilizar o termo "estética/o", porque o contexto assim o exige, pode traduzir por "roupas ou vestuário com estética", uma vez que ao consultar lojas de peças de roupa online, vi muitas dessas peças com elementos decorativos/estéticos.
Acrescentar uma preposição a um termo, às vezes, faz toda a diferença.
Deixo ambas as sugestões, pois podem dar-lhe melhores respostas de tradução e mais pistas.



expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search