the weigth average mean diameter of particles is 250nm

Portuguese translation: a média ponderada do diâmetro médio das partículas é de 250 nm

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the weigth average mean diameter of particles is 250nm
Portuguese translation:a média ponderada do diâmetro médio das partículas é de 250 nm
Entered by: Herminia Castro

17:14 Apr 10, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Science (general)
English term or phrase: the weigth average mean diameter of particles is 250nm
pt pt
obrigado
lopes25
a média ponderada do diâmetro médio das partículas é de 250 nm
Explanation:
Pelo que depreendo, o diâmetro médio das partículas foi calculado utilizando uma média ponderada, e não uma média simples ("weight", aqui, não tem nada a ver com pesos).

Numa explicação algo simplista: a média ponderada é calculada não apenas somando todos os factores e dividindo pelo número de parcelas, mas considerando também o "peso" relativo de cada uma dessas parcelas. É, portanto, uma medida mais indicativa do valor real, não sendo tão afectada por valores extremos que possam ocorrer.
Selected response from:

Herminia Castro
Portugal
Grading comment
obrgado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5o diámetro médio ponderado das partículas é 250nm
rhandler
4a média ponderada do diâmetro médio das partículas é de 250 nm
Herminia Castro
4 -1o diâmetro médio das partículas é de 250nm
Luiza Modesto


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
o diâmetro médio das partículas é de 250nm


Explanation:
PT-BR. Na minha opinião, "weigth average mean diameter" não existe. Weight average é uma coisa (peso médio) e mean diameter é outra. O Google não dá nada para "weigth average mean diameter".

Nanômetros é unidade de comprimento, portanto aqui é o diâmetro e não o peso.

... d = diâmetro médio das partículas. k` = altura do ponto focal quando a superfície está activada. V. c. = Velocidade crítica, á altura de k’ ...
www.uni.pt/pdfs/dct/artigo6.pdf

Igual em Pt-Pt.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 4 mins (2005-04-10 19:18:45 GMT)
--------------------------------------------------

Sorry. A primeira vez que procurei no Google o Google não achou pq copiei seu texto e weight está escrito errado. Agora achei a definição disso. Pegou-se o peso médio das moléculas e verificou-se o diâmetro destas que estão na média de peso.

Então minha sugestão fica: o diâmetro médio do peso médio é de 250nm



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 5 mins (2005-04-10 19:20:21 GMT)
--------------------------------------------------

Ou \"diâmetro médio da média de peso\"..

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 23 mins (2005-04-10 21:38:42 GMT)
--------------------------------------------------

João, não é diâmetro do peso. Eu entendi o seguinte: eles pegaram a média de diâmetro de todas as moléculas. Vamos supor que essa média foi 50nm. Aí eles pegaram todas as moléculas cujo diâmetro era de 50nm ou próximo disso e tiraram a média de peso dessas.

Se alguém quiser tentar entender, o único site que encontrei que menciona isso é:

http://www.chem.sc.edu/faculty/myrick/pdf/J_Colloid_ Interf_...

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 27 mins (2005-04-10 21:41:45 GMT)
--------------------------------------------------

My goodness.. acho que é o contrário. Eles pegaram a média de PESO de todas as moléculas e mediram o diâmetro daquelas cujo peso estava na média. Vou ficar quieta. rs Já chega o pepino que tenho aqui para traduzir. Desculpe Lopes...

Luiza Modesto
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Roque Dias: Cuidado! "weight-average mean diameter" existe e tem um significado bem definido... Não é apenas um "diâmetro médio"... /// Desculpe, mas a resposta continua (bastante) incorrecta... O que é o "diâmetro de um peso"?
16 mins
  -> Obrigada João. Já adicionei nota corrigindo minha resposta.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a média ponderada do diâmetro médio das partículas é de 250 nm


Explanation:
Pelo que depreendo, o diâmetro médio das partículas foi calculado utilizando uma média ponderada, e não uma média simples ("weight", aqui, não tem nada a ver com pesos).

Numa explicação algo simplista: a média ponderada é calculada não apenas somando todos os factores e dividindo pelo número de parcelas, mas considerando também o "peso" relativo de cada uma dessas parcelas. É, portanto, uma medida mais indicativa do valor real, não sendo tão afectada por valores extremos que possam ocorrer.

Herminia Castro
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
obrgado

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
o diámetro médio ponderado das partículas é 250nm


Explanation:
weight average mean diameter= diámetro médio ponderado

Alguns exemplos:

layout
... Diâmetro médio ponderado e geométrico de agregados, Agitação a seco, 5000, 7, 10, 20,00. Retenção de água(% por vol.) a: -0,3 e -1 kPa, Mesa de tensão(1 ...
www.unioeste.br/cursos/rondon/agronomia/lab_fisica_solo.asp

Editora UFLA - Revista 26 / 03 / 02
... avaliados por meio do diâmetro médio ponderado dos agregados, foram os mais pronunciados, sobressaindo com os maiores valores os sistemas Ce D. ...
www.editora.ufla.br/revista/26_3/art08.htm

O LODO DE ESGOTO NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS*
... A análise do estado de agregação das amostras de solo, avaliado pelos índices Diâmetro Médio Ponderado (DMP) e pela porcentagem de agregados estáveis em ...
www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo2/E2_230.htm

AVALIAÇÕES DE PROPRIEDADES FÍSICA DE UM LATOSSOLO
... densidade de partículas (Dp), diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio
... Microporosidade, e Macroporosidade, Diâmetro Médio Ponderado (DPM), ...
www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v17/AVALIACOESDEPROPRIEDA...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 109




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search