CaO content

Portuguese translation: Tanto a quantidade de clinquer no cimento quanto o CaO contido no clinquer podem variar.

21:41 Jun 22, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science / industrial processes
English term or phrase: CaO content
gostaria de una tradução da frase : Both the fraction of of clinker in cement and CaO content in clinker may vary.
Jeovane Cazer
Brazil
Portuguese translation:Tanto a quantidade de clinquer no cimento quanto o CaO contido no clinquer podem variar.
Explanation:
CaO (Óxido de cálcio )
clinquer (o constituinte principal do cimento)
Selected response from:

Emilia Carneiro
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4teor de óxido de cálcio
Regina Boltz
5 +1Tanto a quantidade de clinquer no cimento quanto o CaO contido no clinquer podem variar.
Emilia Carneiro
4Conteúdo de óxido de cálcio (CaO)
Silvia Carrasco
4Óxido cálcio
Brasil Fernandes
4 -2contenido de oxido de calcio
Patricia Fierro, M. Sc.


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
contenido de oxido de calcio


Explanation:
CaO é oxide de calcio

Patricia Fierro, M. Sc.
Ecuador
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 128

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  José Antonio Azevedo: A resposta é em Português, e não em Espanhol.
19 mins

disagree  Regina Boltz: sorry, but "contenido" is Spanish
23 mins

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Tanto a quantidade de clinquer no cimento quanto o CaO contido no clinquer podem variar.


Explanation:
CaO (Óxido de cálcio )
clinquer (o constituinte principal do cimento)

Emilia Carneiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 136

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
12 mins

31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
teor de óxido de cálcio


Explanation:
Óxido de cálcio (CaO)
É um dos óxidos de maior aplicação e não é encontrado na natureza. É obtido industrialmente por pirólise de calcário.
Fabricação de cal hidratada ou Ca(OH)2.
Preparação da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes.
Pintura a cal (caiação).
Na agricultura, para diminuir a acidez do solo


    Reference: http://www.geocities.com/SiliconValley/Lab/9043/quimica/resu...
Regina Boltz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 76

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
7 mins
  -> Thanks

agree  Eliane Rio Branco
33 mins
  -> Thanks

agree  José Cavalcante
4 hrs

agree  rhandler: É o jargão técnico da área.
16 hrs
  -> Thanks

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Conteúdo de óxido de cálcio (CaO)


Explanation:
Fonte: Dicionário de Termos Técnicos - Luiz Mendes Antas
Tradução para a frase:
Tanto a fração de escórias no cimento quanto o conteúdo de óxido de cálcio (CaO) na escória podem variar.


Silvia Carrasco
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 47

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Óxido cálcio


Explanation:
A frase poderia ficar assim: "Tanto a fração de escória no cimento quanto o conteúdo de CaO (óxido de cálcio) na escória podem variar."

Com o contexto apresentado, creio que é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-22 22:19:39 (GMT)
--------------------------------------------------

P.S. - fração e teor têm o mesmo significado.

Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search