clinker import and export

Portuguese translation: escória (de cimento)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:clinker
Portuguese translation:escória (de cimento)
Entered by: José Cavalcante

17:50 Jun 23, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science / industrial processes
English term or phrase: clinker import and export
tradução da frase toda: correction for clinker import and export statistics should be applied.
Jeovane Cazer
Brazil
importação e exportação de escória (de cimento)
Explanation:
Clinker = escória (Babylon)
O termo aparece nas especificações encontradas no site que indiquei para sua consulta sobre o termo fuligem de cimento.
Selected response from:

José Cavalcante
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5CLÍNQUER
Paulo Lopes
5importação e exportação de escória (de cimento)
José Cavalcante


  

Answers


41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
importação e exportação de escória (de cimento)


Explanation:
Clinker = escória (Babylon)
O termo aparece nas especificações encontradas no site que indiquei para sua consulta sobre o termo fuligem de cimento.

José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
CLÍNQUER


Explanation:
Caro Jim:
Clínquer é uma coisa e escória é outra.
Veja abaixo:
1) o Cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila, ou por outros componentes que contenham os mesmos componentes químicos. A matéria
prima é extraída das minas, britada e misturada nas proporções corretas. Esta mistura é colocada em um moinho de matéria prima (moinho de cru) e posteriormente cozidas em um forno rotativo a temperatura de 1450 °C. Esta
mistura cozida sofre uma série de reações químicas complexas deixando o forno com a denominação de CLÍNQUER.

2) Os pesquisadores acreditavam que a sujeira da hematita — minério do qual se extrai o ferro — poderia produzir um cimento de altíssima qualidade, pois esse resíduo é composto basicamente por silicatos e aluminatos de cálcio, que estão presentes também na composição química do cimento Portland. Outra indicação era o fato de a indústria cimenteira misturar ESCÓRIA das siderúrgicas ao cimento Portland para conseguir baratear o produto. A pesquisa de doutorado de John concluiu que a escória misturada com produtos químicos como sulfatos, silicatos e hidróxidos resultaria em um material inovador, que pode levar, em poucos anos, a um processo construtivo genuinamente brasileiro de custo reduzido e fácil aplicação

Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 400




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search