whelp

Portuguese translation: dentes da noz

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:whelps
Portuguese translation:dentes da noz
Entered by: João Roque Dias

00:06 Apr 19, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: whelp
(Nautical)Any of the ridges on the barrel of a windlass or capstan. Esta foi a definição em Inglês do termo "whelp". Poderiam ajudar-me na tradução para Português? Muito obrigada a todos!!
OdeteGuimarães
Portugal
dentes da noz
Explanation:
Uma "noz" é uma peça com reentrâncas e dentes, onde os elos de uma corrente se alojam durante a sua passagem pelo cabrestante (eixo da noz vertical) ou um molinete (eixo da noz horizontal).
O português seguiu a terminologia francesa para esta peça "noix de chaîne).

Na minha opinião, "cunhos" é uma tradução incorrecta para estas peças.

"whelps", normalmente utilizado no plural
One of the longitudinal ribs or ridges on the barrel of a capstan or a windless; — usually in the plural; as, the whelps of a windlass.

Imagem em:
http://www.nla.gov.au/apps/cdview?pi=nla.aus-nk4232-s2x-e

http://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/gear.htm
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada, Dr. João e Dr. Deolindo pela ajuda e tempo disponível! Odete.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1cunho de cabrestante
Deolindo
5dentes da noz
João Roque Dias


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cunho de cabrestante


Explanation:
source: Dicionário de Inglês-Português Porto Editora.

Deolindo
Angola
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Angelo: Do Dicionário de Termos Náuticos, de Alexandre de Azevedo Lima: whelp - Cunho ou travessão do cabrestante, pedaços de madeira chapeados de latão, entalhados ao alto na periferia da madre do cabrestante.
13 mins

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
whelps
dentes da noz


Explanation:
Uma "noz" é uma peça com reentrâncas e dentes, onde os elos de uma corrente se alojam durante a sua passagem pelo cabrestante (eixo da noz vertical) ou um molinete (eixo da noz horizontal).
O português seguiu a terminologia francesa para esta peça "noix de chaîne).

Na minha opinião, "cunhos" é uma tradução incorrecta para estas peças.

"whelps", normalmente utilizado no plural
One of the longitudinal ribs or ridges on the barrel of a capstan or a windless; — usually in the plural; as, the whelps of a windlass.

Imagem em:
http://www.nla.gov.au/apps/cdview?pi=nla.aus-nk4232-s2x-e

http://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/gear.htm

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 97
Grading comment
Obrigada, Dr. João e Dr. Deolindo pela ajuda e tempo disponível! Odete.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search