peak

Portuguese translation: bico de proa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:peak
Portuguese translation:bico de proa
Entered by: Carlos Angelo

12:10 Apr 26, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering - Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: peak
"He spread a net from the peak to the bowsprit to catch flying fish".
OdeteGuimarães
Portugal
bico de proa
Explanation:
Conforme o Dicionário de Termos Náuticos de Alexandre de Azevedo Lima.

* Do Houaiss:
bico de proa - ponta, parte mais a vante da proa de uma embarcação.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-26 12:20:32 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Abonações:
... Bico de proa - Parte extrema da proa de um navio.
www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=85...

... BICO DE PROA Parte extrema da proa de uma embarcação. BITOLA Diâmetro do cabo .
www.escolanaval.com.br/termin.asp

Nomenclatura do Navio
... Bico de proa - Parte extrema da proa de um navio.
www.geocities.com/g_anjos/constemb.htm

Distância dos ovens ao bico de proa ( PO );
www.geocities.com/Colosseum/track/5694/98_anexo.htm

... a menos de 0,15 LOA do bico de proa.
www.popa.com.br/diversos/BRA_RGS_Regra_2004.htm

... Altaré oferece o bico de proa, com seu mastro pontudo e fixo (o gurupés inclinado trinta e cinco graus acima do plano horizontal) apontado à goela da ...
www.ccdb.gea.nom.br/Mais figuras do Livro Nono - opção%203.htm
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Obrigada, Dr. Carlos e a todos que participaram! Odete
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2bico de proa
Carlos Angelo
5 +2capelo da proa
Ricardo Fonseca
3roda da proa
Amilcar


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
bico de proa


Explanation:
Conforme o Dicionário de Termos Náuticos de Alexandre de Azevedo Lima.

* Do Houaiss:
bico de proa - ponta, parte mais a vante da proa de uma embarcação.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-26 12:20:32 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Abonações:
... Bico de proa - Parte extrema da proa de um navio.
www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=85...

... BICO DE PROA Parte extrema da proa de uma embarcação. BITOLA Diâmetro do cabo .
www.escolanaval.com.br/termin.asp

Nomenclatura do Navio
... Bico de proa - Parte extrema da proa de um navio.
www.geocities.com/g_anjos/constemb.htm

Distância dos ovens ao bico de proa ( PO );
www.geocities.com/Colosseum/track/5694/98_anexo.htm

... a menos de 0,15 LOA do bico de proa.
www.popa.com.br/diversos/BRA_RGS_Regra_2004.htm

... Altaré oferece o bico de proa, com seu mastro pontudo e fixo (o gurupés inclinado trinta e cinco graus acima do plano horizontal) apontado à goela da ...
www.ccdb.gea.nom.br/Mais figuras do Livro Nono - opção%203.htm


Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 86
Grading comment
Obrigada, Dr. Carlos e a todos que participaram! Odete

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
50 mins

agree  Clauwolf
1 hr

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
capelo da proa


Explanation:
a extermidade da proa é o capelo

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-26 12:25:24 (GMT) [[iso-8859-1]]
--------------------------------------------------

estendeu uma rede desde o capelo até ao gurupés

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-26 12:27:12 (GMT) [[iso-8859-1]]
--------------------------------------------------

http://www.ange.pt/
Clique em embarcações e depois em nomenclatura

\"Capelo - É a parte superior da roda de proa\"

Ricardo Fonseca
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
1 hr
  -> obrigado

agree  Sonia Almeida
3 hrs
  -> obrigado

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
roda da proa


Explanation:
p.ex. "estendeu (ou eqv) uma rede da roda da proa à ponta do gurupés" descreve o que parece que o fulano fez.

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search