spoke

Portuguese translation: malagueta (da roda do leme)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:spoke
Portuguese translation:malagueta (da roda do leme)
Entered by: OdeteGuimarães

14:23 Apr 27, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering - Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: spoke
spoke
n.
Nautical. One of the handles projecting from the rim of a ship's steering wheel.

Boa tarde a todos! Gostaría de saber o equivalente desta palavra em Português. Nos glossários deste site encontrei "raio", mas será que se aplica no contexto náutico? Muito obrigada pela ajuda! Odete.
OdeteGuimarães
Portugal
malagueta (da roda do leme)
Explanation:
É preciso especificar, pois há outras malaguetas no navio (para amarração de cabos).

Conforme o Dicionário de Termos Náuticos, de Alexandre de Azevedo Lima.

* Do Houaiss:
malagueta - cada um dos pinos salientes presos à roda de leme antiga, em continuação de seus raios e em toda a sua volta, nos quais o timoneiro firmava a mão para manobrá-la.
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Obrigada pela ajuda! De facto tem razão, devia ter especificado mais o contexto! Peço desculpa! Mais uma vez obrigada pela ajuda! Odete
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2malagueta (da roda do leme)
Carlos Angelo
4spoke
Cris Toniolo


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
malagueta (da roda do leme)


Explanation:
É preciso especificar, pois há outras malaguetas no navio (para amarração de cabos).

Conforme o Dicionário de Termos Náuticos, de Alexandre de Azevedo Lima.

* Do Houaiss:
malagueta - cada um dos pinos salientes presos à roda de leme antiga, em continuação de seus raios e em toda a sua volta, nos quais o timoneiro firmava a mão para manobrá-la.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 86
Grading comment
Obrigada pela ajuda! De facto tem razão, devia ter especificado mais o contexto! Peço desculpa! Mais uma vez obrigada pela ajuda! Odete

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Almeida
6 mins

agree  rhandler
11 hrs

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
spoke


Explanation:
malagueta de roda do leme

Cris Toniolo
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search