swivels

Portuguese translation: anilhos / tornéis

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:swivels
Portuguese translation:anilhos / tornéis
Entered by: Beatriz Goulart

15:01 Jul 22, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: swivels
List of loose gear:
1) Chains made of malleable cast iron
2) Plate link chains
3) Chains, rings, hooks, shackles and swivels made of steel
4) Rings, hooks, shackles and swivels permanently attached to pitched chains, pulley blocks, container spreaders, trays, baskets, etc. and other similar gear
Beatriz Goulart
Brazil
anilhos / tornéis
Explanation:
swivel = anilho, tornel
em
http://www.navioseportos.com.br/web/index.php/glossarios
http://www.navioseportos.com.br/web/index.php/component/sear...


http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...

http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...
Selected response from:

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2anilhos / tornéis
Antonio Tomás Lessa do Amaral
5desentorcedores
Nick Taylor
4junta giratória
Hilton F Santos
4articulações
Mario Freitas
5 -1Cabeça injetora, ou "swivel"
Sara Salvador
4giradores para âncora
Oliveira Simões


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
swivel
giradores para âncora


Explanation:
Penso que "swivels" se refere a "anchor swivels" (giradores para âncora).

swivel around: girar sobre um eixo (Reverso)

Veja fotos de giradores para âncora a partir do link abaixo indicado.




    https://dictionary.reverso.net/english-portuguese/swivel
    https://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios-nautica-motores-e-pecas-rotores/girador-para-ancora
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
anilhos / tornéis


Explanation:
swivel = anilho, tornel
em
http://www.navioseportos.com.br/web/index.php/glossarios
http://www.navioseportos.com.br/web/index.php/component/sear...


http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...

http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adriana Portas: Tornéis (é o termo correto) - São destorcedores que são presos na amarra em operações de manuseio de âncoras, que são usados para que a amarra com a âncora não gire durante o lançamento das âncoras em operações de ancoragem de plataformas
2 hrs
  -> Adriana, grato

agree  Hilton F Santos: O swivel essencialmente é uma peça que permite o giro. Num dos glossários que tenho é traduzido como pivô. Noutro, um "swivel arm" é traduzido como "braço basculante" (portanto, gira): Swivel Joint Type = Tipo de junta giratória (MS-Glo consolidado)
22 hrs
  -> Hiton. mto obrigado

50 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Cabeça injetora, ou "swivel"


Explanation:
Se o contexto se refere à Indústria de Petróleo & Gás, numa Sonda de Perfuração, "swivel" nem é traduzido, mas uma definição seria: Componente pesado de uma sonda de perfuração, que permite a livre rotação do "kelly" (haste, quadrada, ou hexagonal de grande peso e resistência, que transmite o movimento rotativo à coluna de perfuração), enquanto permanece estacionário, e através do qual é injetado no poço, o fluído de perfuração. É constituído por uma alça, pela qual fica suspenso no gancho da "catarina" ( "Travelling Block"), um "pescoço de ganso" que recebe da mangueira flexível, o fluído de perfuração e rolamentos que permitem a livre rotação do "kelly", enquanto a cabeça injetora se mantém fixa. O "swivel" suspende, não só o "kelly", como também toda a coluna de perfuração. Fonte: Dicionário da Terminologia do Petróleo, Artur Ivens Ferraz, Pág. 347.

Sara Salvador
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Adriana Portas: Pela lista de materiais, muito provavelmente é material de manuseio de âncoras e não perfuração. O termo swivel é utilizado para itens diferentes em operações diferentes (em operações de manuseio de âncoras e em perfuração)
2 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
desentorcedores


Explanation:
desentorcedores - this is the correct name given to the device. see page 35 of 42 in the link below

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-07-22 17:46:13 GMT)
--------------------------------------------------

More commonly spelt destorcedor - you can both spellings in the glossary.
https://www.google.com/search?q=destorcedor&client=firefox-b...


    Reference: http://www.maxwellmarine.com/PDF/Catalogue/Maxwell_Catalogue...
Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 55

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Adriana Portas: Destorcedores seria o termo, apesar de que em português, o termo correto é tornel (apesar de um tornel ser um destorcedor)
46 mins

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
articulações


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 72

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
junta giratória


Explanation:
Swivel Joint Type = Tipo de junta giratória, conforme o "Glossário Microsof COnsolidado -Parte 2"

Hilton F Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search