bunker davit fall

Portuguese translation: cabo do turco de bunker

23:38 Jul 24, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: bunker davit fall
L/boats / Rescue boat / Bunker davit fall wire last greasing done: 27/03/2018
Beatriz Goulart
Brazil
Portuguese translation:cabo do turco de bunker
Explanation:
Os turcos têm várias finalidades, como içar/arriar mercadorias (goods), provisões ou víveres (provisions), baleeiras (lifeboats) e botes de resgate (rescue boats) -- os dois últimos por gravidade, omq queda livre (freefall) -- e mangueiras de bunker (combustíveis para navios). Os turcos das baleeiras/botes de resgate podem ter dois braços, sendo que o seu cabo (fall) é de aço, sem necessidade de mencionar esse metal, já que todos eles são de aço.

Quando se diz “cabo do turco de bunker” está-se querendo dizer “cabo do turco de içamento/arriação da mangueira de bunker”.

A função do turco de bunker (também chamado em inglês de “bunker davit crane” ou “bunker hose davit”) é içar, e posteriormente arriar, as mangueiras para a tomada a bordo dos diversos tipos de bunker, cujo abastecimento pode ser feito por barcaças (barges) ou oleoduto (pipeline), p. exemplo.

Esses turcos, quando existentes a bordo do navio, estão posicionados à vante, à ré e à meia-nau, especificamente a bombordo (lado esquerdo do navio) e a boreste (lado direito do navio) neste último caso. Um grande número de navios, como os transatlânticos (cruise ships), porta-contêiners (container carrier ships), químicos (chemical ships) e petroleiros (oil carrier ships) não tem guindastes ou turcos a bordo. Ademais, o içamento de mangueiras é bem raro, já que outros métodos de abastecimento de navios são mais usados atualmente.

Obs.: O termo corriqueiro de marinharia para combustíveis para navios em português é “bunker”. Ninguém da área normalmente fala “combustíveis”, quando troca informações faladas ou escritas a esse respeito. Por outro lado, o termo "Marine fuel (MF)" é somente usado na literatura técnica. Ocasionalmente, o termo "bunker" refere-se ao tanque de bunker (compartimento sob o convés do navio, onde os vários tipos de óleos são armazenados para consumo). É interessante notar que a tripulação somente se lembra do cabo do turco nas inspeções/treinamentos (drills) ou quando eles arrebentam, jogando tudo sobre o convés e no mar. As informações aqui prestadas baseiam-se na minha experiência profissional com negociações com bunker/comércio exterior/desembaraços aduaneiros e pesquisas na internet.

Vide imagens anexas sobre dois casos de içamentos de mangueiras: A primeira mostra o turco de uma barcaça içando/levantando uma mangueira para bordo de um navio destituído de turco. A segunda mostra um braço a bombordo do navio içando/levantando a mangueira da barcaça.




Selected response from:

Dasher
Brazil
Grading comment
Obrigada!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Talha de escaler
Fernandobn
4cabo do turco de bunker
Dasher
4moitão de turco de petroleiro / moitão de turco para movimentação de carga no porão do navio
Mario Freitas
4Cabo de aço do turco / bote de resgate / baleeira
Adriana Portas


  

Answers


43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Cabo de aço do turco / bote de resgate / baleeira


Explanation:
O unico problema aí é o BUNKER, que imagino que seja bunker davit = turco de provisões

Adriana Portas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 142

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
moitão de turco de petroleiro / moitão de turco para movimentação de carga no porão do navio


Explanation:
https://www.google.com.br/search?biw=1021&bih=744&ei=mcpXW7O...

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 72

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabo do turco de bunker


Explanation:
Os turcos têm várias finalidades, como içar/arriar mercadorias (goods), provisões ou víveres (provisions), baleeiras (lifeboats) e botes de resgate (rescue boats) -- os dois últimos por gravidade, omq queda livre (freefall) -- e mangueiras de bunker (combustíveis para navios). Os turcos das baleeiras/botes de resgate podem ter dois braços, sendo que o seu cabo (fall) é de aço, sem necessidade de mencionar esse metal, já que todos eles são de aço.

Quando se diz “cabo do turco de bunker” está-se querendo dizer “cabo do turco de içamento/arriação da mangueira de bunker”.

A função do turco de bunker (também chamado em inglês de “bunker davit crane” ou “bunker hose davit”) é içar, e posteriormente arriar, as mangueiras para a tomada a bordo dos diversos tipos de bunker, cujo abastecimento pode ser feito por barcaças (barges) ou oleoduto (pipeline), p. exemplo.

Esses turcos, quando existentes a bordo do navio, estão posicionados à vante, à ré e à meia-nau, especificamente a bombordo (lado esquerdo do navio) e a boreste (lado direito do navio) neste último caso. Um grande número de navios, como os transatlânticos (cruise ships), porta-contêiners (container carrier ships), químicos (chemical ships) e petroleiros (oil carrier ships) não tem guindastes ou turcos a bordo. Ademais, o içamento de mangueiras é bem raro, já que outros métodos de abastecimento de navios são mais usados atualmente.

Obs.: O termo corriqueiro de marinharia para combustíveis para navios em português é “bunker”. Ninguém da área normalmente fala “combustíveis”, quando troca informações faladas ou escritas a esse respeito. Por outro lado, o termo "Marine fuel (MF)" é somente usado na literatura técnica. Ocasionalmente, o termo "bunker" refere-se ao tanque de bunker (compartimento sob o convés do navio, onde os vários tipos de óleos são armazenados para consumo). É interessante notar que a tripulação somente se lembra do cabo do turco nas inspeções/treinamentos (drills) ou quando eles arrebentam, jogando tudo sobre o convés e no mar. As informações aqui prestadas baseiam-se na minha experiência profissional com negociações com bunker/comércio exterior/desembaraços aduaneiros e pesquisas na internet.

Vide imagens anexas sobre dois casos de içamentos de mangueiras: A primeira mostra o turco de uma barcaça içando/levantando uma mangueira para bordo de um navio destituído de turco. A segunda mostra um braço a bombordo do navio içando/levantando a mangueira da barcaça.







    Reference: http://https://tinyurl.com/y6urm89d
    Reference: http://https://tinyurl.com/y8rm6nzb
Dasher
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 5
Grading comment
Obrigada!

12 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Talha de escaler


Explanation:
Bunker - Neste termo significa, espaço (berço para o barco de resgate)
Davit - são gindastes, turcos
Fall - Talha de escaler

talha (de escaler) — aparelho formado por dois cardenais e cabo, emprega-
do para içar o escaler aos turcos.
Boat fall – a purchase of two blocks and a length of line used to hoist
a boat to Its davits.

Imagino que tenha passado graxa nos cabos do sitema de barcos de resgate

--------------------------------------------------
Note added at 12 dias (2018-08-06 21:42:46 GMT)
--------------------------------------------------

quiz dizer guindastes


Fernandobn
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 35




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search