"to run out staysails port and starboard"

Portuguese translation: deixar correr as velas de estai a bombordo e a estibordo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:"to run out staysails port and starboard"
Portuguese translation:deixar correr as velas de estai a bombordo e a estibordo

13:44 Apr 6, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: "to run out staysails port and starboard"
" - Tighten the braces and run out staysails port and starboard!! We're bein' fired on!!"
OdeteGuimarães
Portugal
deixa correr as velas de estai a bombordo e a estibordo
Explanation:
Por definição, não existem velas de estai ***de*** bombordo ou ***de*** estibordo. As velas de estai correm entre mastros, i.e., no eixo longitudinal do navio.

http://www.hms-trincomalee.co.uk/virtual/rigging/sails.htm

"boreste" é a designação brasileira para "estibordo", não sendo utilizada em Portugal
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1abrir velas de estai de bombordo e boreste
rhandler
5deixa correr as velas de estai a bombordo e a estibordo
João Roque Dias


  

Answers


33 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
to run out staysails port and starboard
abrir velas de estai de bombordo e boreste


Explanation:
port = bombordo
starboard = boreste (antigamente, estibordo)
staysail = velas de estai que se situam entre os mastros.
Veja estes exemplos:

[DOC] Guia do túnel de vento Ciência Viva
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... Vela de Estai - Vela que fica colocada na parte anterior do mastro, ...
A vela de estai é regulada de forma a afunilar a abertura entre esta e a face de ...
mar.ist.utl.pt/recursos/GuiaTunel.doc

Clube Naval - index
... a vela grande do Adamastor, capitaneada por A. Coutinho rasgou-se, tendo a embarcação completado o percurso até Durban apenas com a vela de estai, ...
www.tropical.co.mz/~clubenaval/

MySkipper.com
... Alguns barcos só usam duas velas, a vela grande ea vela de estai. mas muitos usam à frente uma vela ... Embarcações miúdas em costa aberta ...
www.myskipper.com/myskipper/myskipper_artigos_tec.asp


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Edward Lines: a bombordo e boreste (estibordo). If the mast had 2 forward stays you could actually set one to port and one to starboard. Known as 'goosewing'or 'asa de pombo'
10 hrs
  -> Thank you, Edward.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
to run out staysails port and starboard
deixa correr as velas de estai a bombordo e a estibordo


Explanation:
Por definição, não existem velas de estai ***de*** bombordo ou ***de*** estibordo. As velas de estai correm entre mastros, i.e., no eixo longitudinal do navio.

http://www.hms-trincomalee.co.uk/virtual/rigging/sails.htm

"boreste" é a designação brasileira para "estibordo", não sendo utilizada em Portugal

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 97




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search