couch potato

Portuguese translation: come-dorme

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:couch potato
Portuguese translation:come-dorme
Entered by: Jorge Rodrigues

19:47 Apr 14, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Slang
English term or phrase: couch potato
Uma tradução para português brasileiro.
Marco Pereira
Brazil
come-dorme
Explanation:
Pessoa que leva uma vida extremamente sedentária, que não sai do sofá (couch), da frente da televisão, etc.
Selected response from:

Jorge Rodrigues
Brazil
Grading comment
Isso. Procurei no dic. Houaiss e existe essa palavra. Acho que era essa a tradução que procurava! Obg
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2come-dorme
Jorge Rodrigues
5 +2moleirão
Carlos Angelo
5 +1vida mansa
Felipe Simões
4viciado em televisão
Susy Rodrigues


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
come-dorme


Explanation:
Pessoa que leva uma vida extremamente sedentária, que não sai do sofá (couch), da frente da televisão, etc.

Jorge Rodrigues
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Isso. Procurei no dic. Houaiss e existe essa palavra. Acho que era essa a tradução que procurava! Obg

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eduardo Queiroz: gostei dessa! Nao tinha pensado assim ainda..... Pois entao orgulhe-se de ser o autor (se ninguem se auto-entitulou ainda) de uma perfeita analogia do couch-potato em PT.
1 hr
  -> Obrigado, Eduardo. Na verdade, eu ainda não tinha uma boa tradução para couch potato. A inspiração veio hoje, com esta pergunta.

agree  zorp
1 day 1 hr
  -> Obrigado, zorp.

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
vida mansa


Explanation:
sugestão, creio que a piorzinha das três até agora
:)

Felipe Simões
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  zorp
1 day 1 hr

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
viciado em televisão


Explanation:
"couch potato" é uma expressão que designa uma pessoa que passa a maior parte do seu tempo à frente da televisão.

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2005-04-14 20:25:23 GMT)
--------------------------------------------------

de facto não existe uma expressão idiomática equivalente em PT.

Susy Rodrigues
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
moleirão


Explanation:
Do American Slang, de Robert L. Chapman:
couch potato - A habitual lounger, esp. a person who spends much time watching television.

Do Michaelis:
couch potato - pessoa preguiçosa, inativa, sem imaginação, que passa todo o tempo assistindo à TV.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 4 mins (2005-04-14 20:52:52 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Não, \"moleirão\" mesmo. Uma pessoa que é muito mole. É a mesma coisa que \"molegão\", mas é mais usado.
Do Houaiss:
moleirão - excessivamente molenga, indolente.

Do Houaiss (onde há inclusive um alerta para não confundir \"come-dorme\" com \"come-e-dorme\"):
come-dorme - design. comum às serpentes do gên. Sibynomorphus, da fam. dos colubrídeos, encontradas nas Américas Central e do Sul.
come-e-dorme - indivíduo desocupado que sobrevive às custas de outrem; pessoa ou animal imprestável, preguiçoso.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Talvez molengão??? Obg pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susanne Rindlisbacher
22 mins

agree  zorp
1 day 1 hr
The asker has declined this answer
Comment: Talvez molengão??? Obg pela ajuda!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search