icebreaker

Portuguese translation: atividade de entrosamento

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:icebreaker
Portuguese translation:atividade de entrosamento
Entered by: Lucas Felix dos Santos

16:52 May 1, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / Cronograma de uma oficina entre ONGs
English term or phrase: icebreaker
No contexto: "Company Introductions, Grouping & Icebreaker."

No caso, trata-se de uma proposta de oficina entre ONGs com interesses mútuos. O trecho acima faz parte do cronograma proposto por umas das ONGs. Sei o significado e icebreaker neste contexto, mas o cliente me sugeriu que o texto em português fosse o mais formal possível. Por isto, fiquei em dúvida quanto a esse termo. Muito obrigado desde já!
Lucas Felix dos Santos
Brazil
atividade de entrosamento
Explanation:
Por vezes, este termo é adequado. Nem sempre :)

https://www.google.com/search?q="atividade de entrosamento"&...
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Muito obrigado! Cliente ficou satisfeito com esta opção, visto que queria evitar o termo "quebra-gelo" ou similares. Agradeço muito a todos pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7atividades de integração; atividades para quebrar o gelo
Matheus Chaud
3 +4atividade de entrosamento
Ana Vozone
4 +2dinâmicas/atividades para/de descontração
Andrea Pilenso
4integração
Claudia Gouvea
4quebra-gelo
Oliveira Simões
3desbloqueador de conversa/facilitação interativa
expressisverbis


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
atividades de integração; atividades para quebrar o gelo


Explanation:
Sugestão :)

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Sim "quebrar o gelo" já é uma expressão amplamente adotada.
8 mins
  -> Obrigado, Mário!

agree  Luciano Eduardo de Oliveira
10 mins
  -> Obrigado, Luciano!

agree  Liane Lazoski
38 mins
  -> Obrigado, Liane!

agree  Tereza Rae
2 hrs
  -> Obrigado, Tereza!

agree  expressisverbis
6 hrs
  -> Obrigado, Sandra!

agree  Paulinho Fonseca
7 hrs
  -> Obrigado, Paulinho!

agree  Esther Dodo
9 hrs
  -> Obrigado, Esther!

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dinâmicas/atividades para/de descontração


Explanation:
https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-recreac...

Andrea Pilenso
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Liane Lazoski: É uma boa alternativa. Mas "quebrar o gelo" já dá conta.
36 mins
  -> Obrigada! É que o cliente pediu algo mais formal.

agree  expressisverbis
6 hrs
  -> Muito obrigada, Sandra!

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quebra-gelo


Explanation:
Dinâmicas de apresentação divertidas e quebra-gelo:
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/dina...

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2019-05-01 17:00:04 GMT)
--------------------------------------------------

No Aulete, só aparece o sentido literal ("navio projetado para navegar através do gelo"), porém há várias ocorrências on-line referentes a jogos e/ou atividades para descontração.

O Wiktionary registra "descontraimento" como sinônimo de "icebreaker".
https://en.wiktionary.org/wiki/quebra-gelo

Penso que "quebra-gelo" é o termo mais comum, pelo menos em PT-Br.

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2019-05-01 17:10:46 GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos:

"Além da técnica de apresentação, há, dentro da dinâmica de grupo, a técnica conhecida como quebra-gelo. Ela é essencial para ser aplicada em grupos que ainda estão em fase de conhecimento." - https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/dinamic...

"DINÂMICA DE GRUPO .... É um a dinâmica bem engraçada e é muito utilizada com o 'quebra gelo'." - http://www.profdoni.pro.br/home/images/sampledata/2012/pdf/l...

"O Objetivo desta página é fornecer ao usuário do Portal do Marketing, uma seleção de Jogos, Dinâmicas, atividades Quebra Gelo e afins que possam ser utilizados dentro da empresa, em workshops, convenções ou eventos brazilian hair uk." - http://www.portaldomarketing.com.br/Dinamicas.htm

Oliveira Simões
United States
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

51 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +4
atividade de entrosamento


Explanation:
Por vezes, este termo é adequado. Nem sempre :)

https://www.google.com/search?q="atividade de entrosamento"&...

Ana Vozone
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Muito obrigado! Cliente ficou satisfeito com esta opção, visto que queria evitar o termo "quebra-gelo" ou similares. Agradeço muito a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tereza Rae
1 hr
  -> Obrigada, Tereza!

agree  expressisverbis: Boa opção para pt-br.
5 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

agree  Paulinho Fonseca
6 hrs
  -> Obrigada, Paulinho!

agree  Mario Freitas:
7 hrs
  -> Obrigada, Mário!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
integração


Explanation:
Eu colocaria apenas a palavra "Integração", já que o cliente quer que o texto fique mais formal. Pelo que eu entendi, nesta fase a empresa fará apresentações, os participantes formarão grupos e acontecerá uma dinâmica ou uma atividade para integrar os participantes.

Claudia Gouvea
United States
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
desbloqueador de conversa/facilitação interativa


Explanation:
Mais uma sugestão (formal e informal). Não sei se funciona em pt-br.

Este texto em pt-br explica muito bem o conceito:
Logo, um Icebreaker tem que ser uma facilitação divertida, interativa, fácil de entender, fácil de engajar, que gere curiosidade e ao mesmo tempo satisfação, alegria de quem está participando.
https://annelisegripp.com.br/icebreaker/

15 perguntas para desbloquear uma conversa com qualquer pessoa
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-09-04-15-per...

Quantas vezes ficou sem saber o que dizer e o silêncio assumiu o papel principal?
Pior só quando estes momentos acontecem em eventos laborais, onde queremos fazer boa figura. Cenários deste género podem ser evitados se utilizar desbloqueadores de conversa. Aquelas frases chave que ditas no instante certo podem dar um ‘empurrão’ precioso à troca de ideias.
https://www.e-konomista.pt/artigo/desbloqueadores-de-convers...

https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/icebre...

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search