ableism

Portuguese translation: capacitismo

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
20:58 Mar 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
Additional field(s): Anthropology, Medical (general), Journalism
English term or phrase: ableism
Definition from Merriam-Webster:
Discrimination or prejudice against individuals with disabilities.

Example sentence(s):
  • Last week a more graphic form of racism, and ableism, took place at the debating society. As has emerged from eyewitness reports and shaky camera footage, postgraduate student Ebenezer Azamati, a visually impaired black student, was dragged out of the chamber by his ankles. HuffingtonPost
  • I’m using the language of ‘disabled people’ here in line with a social model of disability which recognises that people with impairments are disabled by society through the effects of ableist attitudes and systems rather than the functioning of people’s minds, bodies and senses. Open Democracy
  • Ableist social habits can be as profound a barrier in the workplace as stairs and narrow doorways. Paying attention to these habits can be the difference between mere nondiscrimination and actually giving disabled people both the physical and emotional space to excel and bring maximum value to the organizations they work for. Forbes
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

Portuguese translation:capacitismo
Definition:
Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.
Selected response from:

Dayana Hashim
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +4capacitismo
Dayana Hashim
5 +1ableísmo
Andre Damasceno


Discussion entries: 1





  

Translations offered


  confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ableísmo


Definition from Scielo:
O ableísmo é a discriminação ou maus-tratos a pessoas com deficiência física, emocional ou mental. As deficiências incluem condições físicas ou mentais que limitam as atividades diárias. Pessoas com esses preconceitos acreditam que são superiores às pessoas deficientes.

Example sentence(s):
  • A primeira parte, 'Descolonizando a deficiência', foca no contexto das estruturas sociais de poder opressivo que criam e recriam a deficiência a partir da diferença como forma de controle. Para o enfrentamento dessa realidade, sustenta-se a ideia da descolonização proativa, em que é necessário o reconhecimento de se estar colonizado e de seus atravessamentos nos mecanismos do capacitismo. Sobre os conceitos supracitados, o capacitismo, ou ableísmo (do inglês ableism), refere-se ao preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência. Nesta concepção, a pessoa com deficiência é percebida pelo viés da falta, do déficit, sugerindo ser menos humana, capaz, produtiva e inteligente (Gabel & Connor, 2009). Em síntese, Valle e Connor (2014) definem o ableísmo como a crença de que as pessoas fisicamente aptas são superiores às pessoas com deficiência. Já o colonialismo, conforme abordado, não parte de uma mera metáfora. Trata-se de um fenômeno característico de um momento histórico em que os colonizadores ditavam ordens aos colonizados. Essa forma de relação é correspondente à ordem médica, que atualmente estabelece rótulos por meio dos diagnósticos e medicaliza a deficiência. Portanto, a proposta do livro é de romper com a colonização da deficiência, por compreender que esta tem se tornado cada vez mais medicalizada e a medicina cada vez mais capacitista. - Scielo  

Explanation:
O termo ableísmo (do inglês able - hábil) é um neologismo que descreve a discriminação que prejudica as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência em favor das pessoas não portadoras de deficiência (normais ou hábeis). Um sinônimo do termo é capacitismo.
Andre Damasceno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Igor Santos
1 hr

  confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
capacitismo


Definition from Wikipedia:
Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

Example sentence(s):
  • Em última instância, assim, eu poderia dizer-lhes que Capacitismo é essa força invisível que faz um menino de 12 anos não se sentir no direito de sonhar, porque seus olhos não estão de acordo com o que um conceito construído de normalidade espera deles. A lógica capacitista se configura como uma mentalidade que lê a pessoa com deficiência como não igual, incapaz e inapta tanto para o trabalho quanto para, até mesmo, cuidar da própria vida e tomar as próprias decisões enquanto sujeito autônomo e independente. Tudo isso porque, culturalmente, construiu-se um ideal de corpo funcional tido como normal para a raça humana, do qual, portanto, quem foge é tido, consciente ou inconscientemente, como menos humano. - Medium  
  • Nem sempre a discriminação vem na forma de palavras de ódio. Às vezes, ela é mascarada por supostas boas intenções. Esse é o assunto que a hashtag #ÉCapacitismoQuando levantou na internet. A mobilização começou em lembrança ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 3. A ideia veio de um grupo de amigos, todos deficientes físicos, que queriam dar força ao debate, com a proposta de conscientizar sobre atitudes cotidianas, até comuns, de capacitismo (termo utilizado para definir a discriminação com a capacidade física de uma pessoa). - Veja  
Dayana Hashim
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Beatriz Souza
58 mins
  -> I totally forgot to check back here. Thank you!

Yes  Thiago Silva: Costumo ver capacitismo com mais frequência do que ableísmo.
8 hrs
  -> I totally forgot to check back here. Thank you!

Yes  Andre Bitencourt
14 hrs
  -> I totally forgot to check back here. Thank you!

Yes  Rafael Mondini Bueno
1 day 9 hrs
  -> I totally forgot to check back here. Thank you!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search