Pattern card

Portuguese translation: cartão perfurado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Pattern card
Portuguese translation:cartão perfurado
Entered by: OdeteGuimarães

11:16 Feb 10, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Textiles / Clothing / Fashion
English term or phrase: Pattern card
Pattern card

(textiles) A perforated card used in jacquard weaving.
OdeteGuimarães
Portugal
cartão perfurado
Explanation:
Diria assim.

O cartão perfurado original, inventado por Jacquard, foi utilizado experimentalmente pelo New York City Board of Health para fins estatísticos. ...
www.infopedia.pt/$cartoes-perfurados - Em cache - Semelhante

O novo modelo, também era comandado por cartão perfurado. Cada cartão controlava um único movimento da lançadeira. Para mudar o padrão do tecido, ...
infoevo.escolasmoimenta.pt/9e12h01 - Em cache

Tear de Jacquard, em madeira, é composto por um conjunto de cartões perfurados ligados uns aos outros por fios, constituindo uma “fita“ contínua que avança, ...
esb3-camposmelo.edu.pt/mainframe.html - Em cache

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2011-02-10 11:32:13 GMT)
--------------------------------------------------

de cartões perfurados. Os cartões forneceriam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. ...
docentes.ismt.pt/~m_pocinho/IAD_manual_com_sumarios_de_2010.pdf

Padrões de Jacquard (1804). 14. Leitura de cartões perfurados. Cada buraco num cartão perfurado determina se uma “weft thread” vertical sobe ou desce em ...
paginas.ispgaya.pt/~jruao/wiki/lib/exe/fetch.php?media=adc0910:adc01...

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2011-02-10 11:33:09 GMT)
--------------------------------------------------

A presença ou ausência de orifícios cria padrões no tecido pelo controle da ... Joseph Jacquard desenvolveu um sistema mecanizado de cartões perfurados com ...
esb3-camposmelo.edu.pt/mainframe.html - Em cache
Selected response from:

Elisabete Cunha
Portugal
Grading comment
muito obrigada a ambas!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cartão perfurado
Elisabete Cunha
4 +1Cartão de padrão/desenho
Mafalda d'Orey de Faria


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pattern card
Cartão de padrão/desenho


Explanation:
É assim mesmo

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jose Mariano
0 min
  -> Obrigada.

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
pattern card
cartão perfurado


Explanation:
Diria assim.

O cartão perfurado original, inventado por Jacquard, foi utilizado experimentalmente pelo New York City Board of Health para fins estatísticos. ...
www.infopedia.pt/$cartoes-perfurados - Em cache - Semelhante

O novo modelo, também era comandado por cartão perfurado. Cada cartão controlava um único movimento da lançadeira. Para mudar o padrão do tecido, ...
infoevo.escolasmoimenta.pt/9e12h01 - Em cache

Tear de Jacquard, em madeira, é composto por um conjunto de cartões perfurados ligados uns aos outros por fios, constituindo uma “fita“ contínua que avança, ...
esb3-camposmelo.edu.pt/mainframe.html - Em cache

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2011-02-10 11:32:13 GMT)
--------------------------------------------------

de cartões perfurados. Os cartões forneceriam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. ...
docentes.ismt.pt/~m_pocinho/IAD_manual_com_sumarios_de_2010.pdf

Padrões de Jacquard (1804). 14. Leitura de cartões perfurados. Cada buraco num cartão perfurado determina se uma “weft thread” vertical sobe ou desce em ...
paginas.ispgaya.pt/~jruao/wiki/lib/exe/fetch.php?media=adc0910:adc01...

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2011-02-10 11:33:09 GMT)
--------------------------------------------------

A presença ou ausência de orifícios cria padrões no tecido pelo controle da ... Joseph Jacquard desenvolveu um sistema mecanizado de cartões perfurados com ...
esb3-camposmelo.edu.pt/mainframe.html - Em cache

Elisabete Cunha
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27
Grading comment
muito obrigada a ambas!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
7 mins
  -> Obrigada, Marlene.

agree  Henrique Magalhaes
16 mins
  -> Obrigada, Henrique.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search