thong sandal

Portuguese translation: rasteirinha; rasteira; sandália japonesa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:thong sandal
Portuguese translation:rasteirinha; rasteira; sandália japonesa
Entered by: Alexandre Reis

23:55 Dec 23, 2015
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Textiles / Clothing / Fashion / sapato
English term or phrase: thong sandal
As civilizations began to develop, thong sandals (the precursors of the modern flip-flop) were worn.

http://www.shoeguide.org/shoe_anatomy/
Alexandre Reis
Brazil
rasteirinha; rasteira; sandália japonesa
Explanation:
http://www.dasmariasblog.com/post/140239/10-rasteirinhas-e-o...

Rasteira amarela Thong Sandals $165 na Moda Operandi e esmalte magenta da Dolce & Gabbana Nail Lacquer in Passione $25 na Sephora.com. [esta é outra combinação certeira: amarelo + rosa ou lilás]

--------------------------------------------------
Note added at 6 minutos (2015-12-24 00:01:49 GMT)
--------------------------------------------------

https://en.wiktionary.org/wiki/sandália_japonesa

sandália japonesa f (plural sandálias japonesas)
flip-flop; thong (sandal, usually of rubber, secured to the foot by two straps)
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3sandalia de dedo e chinelo de dedo
Danik 2014
3 +2rasteirinha; rasteira; sandália japonesa
Matheus Chaud
3 +1chinelos
IsabelRod
3sandália romana, soca
expressisverbis


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
rasteirinha; rasteira; sandália japonesa


Explanation:
http://www.dasmariasblog.com/post/140239/10-rasteirinhas-e-o...

Rasteira amarela Thong Sandals $165 na Moda Operandi e esmalte magenta da Dolce & Gabbana Nail Lacquer in Passione $25 na Sephora.com. [esta é outra combinação certeira: amarelo + rosa ou lilás]

--------------------------------------------------
Note added at 6 minutos (2015-12-24 00:01:49 GMT)
--------------------------------------------------

https://en.wiktionary.org/wiki/sandália_japonesa

sandália japonesa f (plural sandálias japonesas)
flip-flop; thong (sandal, usually of rubber, secured to the foot by two straps)

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Estou mais inclinada para aqui, em pt-pt dizemos "sandália rasa" e encontrei imagens de várias sandálias: http://fotos.sapo.pt/sapo_mulher/albuns/?aid=163
27 mins
  -> Obrigado, Sandra!

agree  Mario Freitas: No Brasil, é a rasteirinha mesmo, pelo menos no sudeste.
50 mins
  -> Também sempre escuto falar. Não sei direito o que é, mas que é comum, é! Obrigado, Mario!

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
chinelos


Explanation:
Sugestão


    https://en.wikipedia.org/wiki/Flip-flops
IsabelRod
Australia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Um tipo de "chinela", também concordo. Dentro de casa uso "chinelos" e fora uso "chinelas"; não sei se em pt-br fazem esta distinção.
24 mins
  -> Obrigada.

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sandália romana, soca


Explanation:
Para pt-pt.

Vale a pena ver a história de calçado antigo neste website:

Os romanos foram os primeiros a moldar sola e gáspea, e a fazer formas diferentes para os pés direito e esquerdo, fato que fez grande sucesso. Em Roma, os calçados indicavam uma classe social, e os modelos se diferenciavam por cores. Eles também possuíam solas com adornos especiais e as pessoas de baixa estatura usavam plataforma para parecerem maiores. A “Carbatina” romana do século II foi a precursora do mocassim. Seu couro era recortado e preso com uma tira que conseguia moldar o pé do usuário. As mulheres romanas usavam ainda uma espécie de chinelo em casa chamado “soccus”, que podia ser de várias cores e tinha, às vezes, figuras pintadas.

http://www.oresumodamoda.com/2011/03/curiosidade-origem-dos-...

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
sandalia de dedo e chinelo de dedo


Explanation:
Obs. O "thong" é a tirinha que fica entre o dedão e os outros dedos que está presa á sola.
EN
"The sole may be held to the foot in different manners: by a strap that passes over the arch of the foot, a thong attached between the big and second toe and at the sides of the sandal"
http://www.shoeguide.org/sandals/
PT
https://www.google.com.br/search?q=sandalia de dedo&ie=utf-8...
https://www.google.com.br/search?q=chinelo de dedo&ie=utf-8&...

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Também me tinha lembrado :)
7 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

agree  airmailrpl: chinelo de dedo
13 hrs
  -> Thanks, Robert! Merry Christmas!

agree  Claudia Marques
1 day 21 hrs
  -> Obrigada, Claudia!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search