dinner plated

Portuguese translation: jantar empratado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dinner plated
Portuguese translation:jantar empratado
Entered by: Teresa Borges

12:03 Aug 2, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Tourism & Travel / restaurant
English term or phrase: dinner plated
Item that appears in a list of offers from a resort, intended for general customers.
Elcio Carillo
Brazil
jantar empratado
Explanation:
Diria assim em PT(pt).

É uma fórmula usada sobretudo em casamentos e jantares de gala em que os empregados servem a refeição já empratada a todos os convivas ao mesmo tempo...

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2018-08-02 12:14:00 GMT)
--------------------------------------------------

O Empratado é um serviço onde os convidados também devem ser acomodados à mesa e ele segue o estilo "nouvelle cuisine". O que vem a ser? Os pratos vêm todos montados da cozinha, decorados e elaborados e são servidos pelos garçons pelo lado esquerdo do convidado. Como este serviço é "mais especial" os noivos ou anfitriões podem colocar charmosos menus descritivos (cardápios) em cada mesa explicando o que será servido.
http://etiquetanamesa.blogspot.com/p/videos.html
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3jantar empratado
Teresa Borges
4prato feito
airmailrpl
4jantar servido no prato
Oliveira Simões
3prato principal
Jéssica Freitas


Discussion entries: 4





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
jantar empratado


Explanation:
Diria assim em PT(pt).

É uma fórmula usada sobretudo em casamentos e jantares de gala em que os empregados servem a refeição já empratada a todos os convivas ao mesmo tempo...

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2018-08-02 12:14:00 GMT)
--------------------------------------------------

O Empratado é um serviço onde os convidados também devem ser acomodados à mesa e ele segue o estilo "nouvelle cuisine". O que vem a ser? Os pratos vêm todos montados da cozinha, decorados e elaborados e são servidos pelos garçons pelo lado esquerdo do convidado. Como este serviço é "mais especial" os noivos ou anfitriões podem colocar charmosos menus descritivos (cardápios) em cada mesa explicando o que será servido.
http://etiquetanamesa.blogspot.com/p/videos.html

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 135
Notes to answerer
Asker: Obrigado Teresa!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
30 mins
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Mario Freitas:
2 hrs
  -> Obrigada, Mário!

agree  Nick Taylor
8 hrs
  -> Obrigada, Nick!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
jantar servido no prato


Explanation:
Penso que em PT-Br diríamos assim. Veja exemplos e referências abaixo.

Example sentence(s):
  • Deve-se levar em conta que o jantar à francesa poderá ser substituído pelo jantar servido no prato.
  • Mini jantar servido no prato de porcelana a escolher: * Penne aos quatro queijos * Fusilli ao sugo * Espaguete à bolonhesa * Penne ao molho parisiense...

    https://www.google.com/search?q=%22jantar+servido+no+prato%22&oq=%22jantar+servido+no+prato
    https://www.facebook.com/groups/370398419821887/permalink/678210909040635/
Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prato feito


Explanation:
dinner plated => prato feito

Comercial (prato) – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comercial_(prato)
Comercial, prato comercial, prato feito ou PF é um prato típico da culinária brasileira.

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 71

1 day 3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
prato principal


Explanation:
Acredito que para simplificar, o termo pode ser traduzido para "Prato principal", se a porção for um prato pronto que se trata da refeição mais importante do jantar em questão.

"Prato feito" ou "prato pronto"são boa traduções, mas não acho que se adequem ao conceito de alta gastronomia de um resort. Consultei cardápios de restaurantes de luxo no Brasil e não encontrei tal uso.

Jéssica Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search