SpotMarket / Spot Market

Portuguese translation: SpotMarket / Mercado Spot

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:SpotMarket / Spot Market
Portuguese translation:SpotMarket / Mercado Spot
Entered by: expressisverbis

13:34 Jul 23, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Transport / Transportation / Shipping / Transportadoras
English term or phrase: SpotMarket / Spot Market
A definição que tenho é mais ou menos esta:
O SpotMarket é um módulo que permite aos operadores de carga "transmitirem" cargas disponíveis a várias transportadoras de uma só vez, no lugar de entregarem as cargas diretamente a uma transportadora. Também é possível fazer um orçamento ou apresentar preços para o serviço.

Referências:
Shippers in need of spot market shipments may book slots on several carriers to secure the lowest rate for their cargo.
https://www.supplychaindive.com/news/cargo-freight-forward-c...

These indexed models help shippers to deal with market price variations in a more sustained manner, shortening the negotiating effort to keep up with spot prices.
O importador tem assim garantias que o frete pago acompanha os valores do mercado, dado a indexação a índices de valores spot.
https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/8783
expressisverbis
Portugal
frete Spot / mercado spot de carga
Explanation:
Sandra,

foi o que pude encontrar em minha pesquisa. Parece que é um termo comum no mercado de cargas do Brasil:

https://www.google.com/search?q=frete spot&oq=frete spot&aqs...

https://blog.polifrete.com/afinal-o-que-e-spot-conheca-este-...

https://www.intelipost.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-...

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2019-07-23 13:53:06 GMT)
--------------------------------------------------

De nada, Sandra. De qualquer forma, espero ter ajudado! :)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs (2019-07-25 12:32:11 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Muito obrigada, Sandra!
Selected response from:

Camila Cintra
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3frete Spot / mercado spot de carga
Camila Cintra
4Mercado à vista / a pronto pagamento
Antonio Chagas
3mercado focado (spot market)
Matheus Chaud


Discussion entries: 12





  

Answers


50 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
spotmarket / spot market
mercado focado (spot market)


Explanation:

Sandra, tenho um glossário de logística no qual
spot check = verificação focada
spot inventory = estoque focado


Talvez, com base nisso, seja possível apresentar uma tradução entre parênteses, deixando também o termo em inglês.

Mas veja se acha a tradução interessante - não sei se serve no seu contexto.

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 230
Notes to answerer
Asker: Obrigada Matheus. Eu tenciono manter o termo em inglês porque é o nome de um módulo, mas gostava também de incluir uma tradução. Vou "meditar" em todas as sugestões!


20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
spotmarket / spot market
Mercado à vista / a pronto pagamento


Explanation:
Embora uma grande parte das transacções em mercadorias essenciais (como o petróleo) seja feita a prazo (investimentos a futuro, em que se adquire o direito à produção que será realizada no futuro, para gerir existências e garantir que não existem falhas - como fazem as companhias aéreas), continua a existir uma percentagem de produção que é escoada à vista, ou seja, em transacções imediatas.

Reparei que na discussão já existia esta sugestão, mas como não existia aqui a proposta propriamente dita, aqui vai!

--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs (2019-07-24 10:42:55 GMT)
--------------------------------------------------

(uma nota adicional: para que o sistema KudoZ não se desvirtue, devemos sempre insistir em que as opções de tradução mais adequadas estejam presentes nas sugestões, e não nas discussões, sob pena do glossário não corresponder às opções aceites pelo colectivo de profissionais).

Antonio Chagas
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada António. Sim, o Paulo já teria, no início, sugerido essa tradução.

Asker: Essa tradução foi a primeira que encontrei (e também a conhecia), está na IATE, e não me parece que seja a melhor para este contexto. Por isso não "insisti" em pedir ao colega para a apresentar. Essa nota adicional deve ser colocada à consideração dos moderadores para ser inserida nas regras (não sei se já estará incluída). Além disso, eu sempre peço aos colegas para responderem formalmente quando vejo que as respostas se adequam. Obrigada!


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
spotmarket / spot market
frete Spot / mercado spot de carga


Explanation:
Sandra,

foi o que pude encontrar em minha pesquisa. Parece que é um termo comum no mercado de cargas do Brasil:

https://www.google.com/search?q=frete spot&oq=frete spot&aqs...

https://blog.polifrete.com/afinal-o-que-e-spot-conheca-este-...

https://www.intelipost.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-...

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2019-07-23 13:53:06 GMT)
--------------------------------------------------

De nada, Sandra. De qualquer forma, espero ter ajudado! :)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs (2019-07-25 12:32:11 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Muito obrigada, Sandra!

Camila Cintra
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos.
Notes to answerer
Asker: Obrigada Camila… pelo que estou a ver, para já, parece que em Portugal não se traduz… mas vou fazer mais umas pesquisas.

Asker: Camila, parece-me ser isso mesmo (mercado spot) em pt-pt, ou mercado disponível/pronto em pt-br. https://teleroute.com/pt-pt/as-vantagens/carregador/ O conceito de Spot é rapidez, urgência, “mercado disponível” ou “mercado pronto”. No segmento de transportes e logística, embora muitas das negociações envolvam contratos de maior prazo, há uma grande ocorrência de contratações spot de frete, onde só são admitidas transações em que os serviços são entregues imediatamente e os pagamentos realizados à vista e com transportadoras que estão fora do contrato inicial. https://blog.polifrete.com/afinal-o-que-e-spot-conheca-este-modelo-de-cotacao-de-fretes/


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Pilenso
14 mins
  -> Muito obrigada, Andrea!

agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Muito obrigada, Clau!

agree  Maria da Glória
8 hrs
  -> Muito obrigada, Maria!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search