altrical offspring

Portuguese translation: prole altricial

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:altrical offspring
Portuguese translation:prole altricial
Entered by: Claudio Mazotti

04:14 Apr 6, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Zoology
English term or phrase: altrical offspring
Alguém teria uma sugestão para a tradução dessa expressão? Ela aprece num trecho de um texto sobre filhotes de aves. Sei q significa "dependentes dos pais", mas gostaria de saber se existe alguma tradução técnica nesse caso. Obrigado desde já...
Claudio Mazotti
Brazil
prole dependente dos pais
Explanation:
Uma sugestão. Não estou a ver outra alternativa melhor e mais curta.

Altrical/Altricial = Pertaining to offspring that require supervision and care from their parents after birth, where they are supplied with shelter, food and protection.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-06 04:31:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Altricial: Helpless, highly dependent, immature newborns

http://www.missouri.edu/~anthmark/courses/mah/glossary.htm

Sendo o significado de helpless = desamparado, outra sugestão seria \"prole desamparada\".

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-06 05:14:26 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Altricial. Os filhotes altriciais são imaturos e extremamente dependentes de cuidados parentais, nascem com olhos e ouvidos fechados, exibem pouca capacidade motora e se desenvolvem lentamente, tal como filhotes de cães, gatos e várias espécies de roedores
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Mt obrigado e desculpem-me por nao poder esperar por outras sugestões. Devo enviar daqui meia hora...
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5prole nidícola
Carlos Angelo
4prole dependente dos pais
António Ribeiro


Discussion entries: 3





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prole dependente dos pais


Explanation:
Uma sugestão. Não estou a ver outra alternativa melhor e mais curta.

Altrical/Altricial = Pertaining to offspring that require supervision and care from their parents after birth, where they are supplied with shelter, food and protection.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-06 04:31:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Altricial: Helpless, highly dependent, immature newborns

http://www.missouri.edu/~anthmark/courses/mah/glossary.htm

Sendo o significado de helpless = desamparado, outra sugestão seria \"prole desamparada\".

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-06 05:14:26 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Altricial. Os filhotes altriciais são imaturos e extremamente dependentes de cuidados parentais, nascem com olhos e ouvidos fechados, exibem pouca capacidade motora e se desenvolvem lentamente, tal como filhotes de cães, gatos e várias espécies de roedores

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39
Grading comment
Mt obrigado e desculpem-me por nao poder esperar por outras sugestões. Devo enviar daqui meia hora...

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
prole nidícola


Explanation:
Do Houaiss:
nidícola - que nasce indefeso, implume e de olhos fechados, incapaz de se locomover ou de se alimentar sozinho, necessitando permanecer no ninho por um longo período de tempo (diz-se de filhote de ave); altricial.

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 19




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search