KudoZ home » English to Portuguese » Advertising / Public Relations

motif

Portuguese translation: motivo/desenho/tema


15:23 May 17, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Advertising / Public Relations
English term or phrase: motif
"motif" in "Test design: 4 new MOTIFS to be tested in three countries."
P.A.Gaubeur
Portuguese translation:motivo/desenho/tema
Explanation:
Não encontrei uma definição só que se aplicasse a todos os temas, na realidade motif pode ser um desenho, um tema ou um motivo.
O motivo do padrão de um tecido pode ser flores.
O tema de uma campanha de publicidade pode ser "diga não às drogas"
O desenho pode ser aquilo que representa o conceito da campanha como o símbolo da Expo 98

Basicamente o que é necessário aqui é um pouco mais de contexto.

Eu traduziria: irão ser testados 4 motivos novos em 3 países.



Subject Industries & Crafts - Finished Products (IN)
(1)
TERM motif
Reference Suppa,Gloss textile
(2)
TERM dessin
Reference Suppa,Gloss textile
(1)
TERM motivo
Reference F.Pina,Dipl.ENSAIT Roubaix
(2)
TERM desenho
Reference F.Pina,Dipl.ENSAIT Roubaix

Selected response from:

xxxBarbaraFreit
United Kingdom
Grading comment
Agradeço muitíssimo por sua colaboração.
Pedro
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4temas ou imagens
Luciana Paquet
5 +3motivo
Carlos Angelo
3 +1motivo/desenho/temaxxxBarbaraFreit
4idéias centrais/dominantes
Clauwolf


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
temas ou imagens


Explanation:
depende do resto do texto.

Luciana Paquet
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Thompson
9 mins

agree  Elisabete Cunha
58 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes: temas, imagens ou desenhos...dependendo do assunto em questão....
1 hr

agree  xxxBarbaraFreit
1 hr

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
motivo


Explanation:
Salvo melhor contexto.

* Do Houaiss:
tema, idéia etc. (freq. expressa em desenho, imagem etc.) principal e/ou recorrente que, numa obra de arte, estabelece um padrão.

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2005-05-17 15:37:44 GMT)
--------------------------------------------------

* Do Oxford:
motif - In painting, sculpture, architecture, decoration, etc.: A constituent feature of a composition; an object or group of objects forming a distinct element of a design; a particular type of subject for artistic treatment. Also used for: The structural principle or the dominant idea of a work.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 55

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia Costa
3 mins

agree  reginalobo
1 hr

agree  xxxBarbaraFreit
1 hr

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
idéias centrais/dominantes


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 89

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
motivo/desenho/tema


Explanation:
Não encontrei uma definição só que se aplicasse a todos os temas, na realidade motif pode ser um desenho, um tema ou um motivo.
O motivo do padrão de um tecido pode ser flores.
O tema de uma campanha de publicidade pode ser "diga não às drogas"
O desenho pode ser aquilo que representa o conceito da campanha como o símbolo da Expo 98

Basicamente o que é necessário aqui é um pouco mais de contexto.

Eu traduziria: irão ser testados 4 motivos novos em 3 países.



Subject Industries & Crafts - Finished Products (IN)
(1)
TERM motif
Reference Suppa,Gloss textile
(2)
TERM dessin
Reference Suppa,Gloss textile
(1)
TERM motivo
Reference F.Pina,Dipl.ENSAIT Roubaix
(2)
TERM desenho
Reference F.Pina,Dipl.ENSAIT Roubaix



xxxBarbaraFreit
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Agradeço muitíssimo por sua colaboração.
Pedro

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: excelente explicação- parabéns ;-)
1 hr
  -> Obrigada!