KudoZ home » English to Portuguese » Advertising / Public Relations

reactance

Portuguese translation: reatância


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:reactance
Portuguese translation:reatância
Entered by: rhandler

18:44 Nov 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Advertising / Public Relations
English term or phrase: reactance
The theory of psychological reactance helps explain why scarcity works.49 This theory suggests that people react against any efforts to reduce their freedom or choices. Removed or threatened freedom and choices are perceived as even more desirable than previously.
===================
encontrei a tradução como REATÂNCIA em todos os meus glossários. Achei esquisito. Seria reação psicológica? Simples assim? Ou existe reatância psicológica?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
reatância
Explanation:
É isso mesmo, veja:

Departamento de Psicologia
Teorias do equilíbrio, dissonância, congruência, troca e reatância. ..... Psicologia aplicada ao trabalho. Relações humanas no trabalho. ...
www.uff.br/ichf/departamentos/depto_psicologia.htm


--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2007-11-10 19:00:11 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos adicionais:

Psicologia: Reflexão e Crítica -- [ Translate this page ]Ele se familiarizou com a psicologia através de longas leituras de livros ... (c) a teoria da reatância psicológica de Brehm; (d) os estudos de Sherif sobre ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721...


Aroldo Rodrigues - Wikipédia
Efeitos de reduçao de dissonância e de reatância sob diferentes condiçoes de liberdade e escolha. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 21(4), 19-31. ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aroldo_Rodrigues
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Danke schön, my dear.
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2reatância psicológicaMarlene Curtis
4 +1reatânciarhandler
4reação psicológicaOsmar Jardim


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
reatância


Explanation:
É isso mesmo, veja:

Departamento de Psicologia
Teorias do equilíbrio, dissonância, congruência, troca e reatância. ..... Psicologia aplicada ao trabalho. Relações humanas no trabalho. ...
www.uff.br/ichf/departamentos/depto_psicologia.htm


--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2007-11-10 19:00:11 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos adicionais:

Psicologia: Reflexão e Crítica -- [ Translate this page ]Ele se familiarizou com a psicologia através de longas leituras de livros ... (c) a teoria da reatância psicológica de Brehm; (d) os estudos de Sherif sobre ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721...


Aroldo Rodrigues - Wikipédia
Efeitos de reduçao de dissonância e de reatância sob diferentes condiçoes de liberdade e escolha. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 21(4), 19-31. ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aroldo_Rodrigues


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 215
Grading comment
Danke schön, my dear.
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
4 hrs
  -> Obrigado, Humberto, mas ela já havia decidido. Em princípio, os comentários são para ajudar o consulente a decidir, não só para ganhar os pontinhos Browniz. Pega mal concordar com todas as respostas.

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
reatância psicológica


Explanation:
Ele se familiarizou com a psicologia através de longas leituras de livros ... (c) a teoria da reatância psicológica de Brehm; (d) os estudos de Sherif sobre ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721... - 18k


Example sentence(s):
  • Você tem razão. Deve incluir a palavra psicológica, pois reatância somente em português refere-se à eletricidade.
Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 424

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
25 mins
  -> Thanks!

agree  Humberto Ribas
4 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
reação psicológica


Explanation:
A idéia central é de reação. Os caras devem ter batizado o chute, digo, a teoria, de "reactance" por escolha mercadológica: inventa-se um rótulo para dar nome ao invento: "This theory suggests that people react against any efforts to reduce their freedom or choices.

Osmar Jardim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese