KudoZ home » English to Portuguese » Aerospace / Aviation / Space

nose cone

Portuguese translation: Ogiva


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nose cone
Portuguese translation:Ogiva
Entered by: OdeteGuimarães

20:18 Oct 30, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Aerospace / Aviation / Space
English term or phrase: nose cone
"It was once the nose cone of a spaceshift."

nose cone
n.
The forwardmost, usually separable section of a rocket or guided missile that is shaped to offer minimum aerodynamic resistance and often bears protective cladding against heat
OdeteGuimarães
Portugal
Ogiva
Explanation:


nose [nE§z]


substantivo
· nariz;

· focinho;

· olfacto, sentido do olfacto;

· odor, cheiro;

· proa de navio;

· bico;

· ponta, ressalto;

· ponta cónica de torpedo;

· extremidade de cachimbo;

· saliência que faz lembrar um nariz, quer pela forma quer pela situação;

calão
nose-bag
cevadeira, embornal, bolsa ou embrulho com o almoço ou outra refeição;

nose-band
focinheira, correia da cabeçada das cavalgaduras;

nose-bleeding
hemorragia nasal;

(foguetão)
nose cone
ogiva;

AVIAÇÃO
nose-dip
voo picado;

nose-flute
espécie de flauta tocada com o nariz, em certos povos orientais;

nose-fuse
espoleta;

nose of wax
pessoa facilmente influenciável, coisa facilmente moldável ou adaptável;

nose-piece
parte de instrumento óptico que se adapta ao nariz, focinheira, correia da cabeçada das cavalgaduras, parte protectora do nariz (em elmo ou capacete);

calão
nose-rag
lenço de bolso;

nose-ring
arganel, arganéu, anel de arame metido no focinho dos suínos para que não fossem, anel usado no nariz por certos povos primitivos;

calão
nose-warmer
cachimbo curto;

coloquial
nose-wiper
lenço de bolso;

as plain as the nose in your face
claro como água;

bottle nose
nariz vermelho de alcoólico;

flat nose
nariz chato;

parson's nose
mitra, uropígio de ave depois de cozinhada;

turned-up nose
nariz arrebitado;

coloquial
under one's nose
nas barbas de alguém;

to bite someone's nose off
dar uma resposta rápida e áspera a alguém;

to count noses
contar as pessoas (sobretudo quando para resolver qualquer assunto por votação);

to cut off one's nose to spite one's face
prejudicar os seus interesses num momento de mau humor;

to follow one's nose
seguir a direito;

to fuddle one's nose
embriagar-se;

to have a nose for
ter um sentido especial para;

to keep one's nose to the grindstone
trabalhar arduamente;

to lead someone by the nose
fazer o que se quiser de alguém, levar alguém a obedecer-nos por completo;

to look down one's nose at someone
olhar alguém de alto a baixo;

to make a long nose at
fazer uma gaifona a, fazer uma careta com o polegar na ponta do nariz;

to pay through the nose
pagar preços exorbitantes;

to play with one's nose
fazer pouco de alguém;

to poke one's nose into everything
meter o nariz em tudo, intrometer-se em tudo;

to put one's nose out of joint
suplantar alguém, estragar os planos de alguém;

to snap one's nose off
responder rápida e asperamente a alguém;

to speak through one's nose
falar pelo nariz;

to tell noses
contar as pessoas (sobretudo quando para resolver qualquer assunto por votação);

to thrust one's nose into everything
intrometer-se em tudo, meter o nariz em tudo;

coloquial
to turn up one's nose at
torcer o nariz a, desdenhar de;

coloquial
Estados Unidos da América
John's estimate was right on the nose
o cálculo feito por John era absolutamente exacto;

your dog has a good nose
o seu cão tem bom faro;


verbo transitivo e intransitivo
· cheirar, farejar;

· descobrir pelo faro;

· esfregar com o nariz ou focinho;

· bater com o nariz ou focinho em;

· procurar, buscar;

· abrir caminho cuidadosamente, avançar com cuidado (navio);

· intrometer-se;

to nose away
abrir caminho cuidadosamente;

to nose after something
farejar qualquer coisa, buscar farejando;

to nose around
meter o nariz em toda a parte;

AVIAÇÃO
to nose down
dirigir o aparelho em voo picado;

GEOLOGIA
to nose in
insinuar-se, meter-se em, inclinar-se;

to nose into other people's affairs
meter-se na vida das outras pessoas;

AVIAÇÃO
coloquial
to nose over
capotar, afocinhar;

to nose out
descobrir, (corrida de cavalos) ultrapassar, ganhar pela diferença de um focinho;

AVIAÇÃO
to nose up
subir;

the cat nosed out a mouse
o gato descobriu um rato;

the ships nosed their way through the fog
os navios avançavam cuidadosamente através do nevoeiro;

© Porto Editora, Lda. - 2000
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Penso que pode mesmo ser esta a solução. Ogiva: peça terminal dos foguetões e das granadas de artilharia de secção ogival.

ogiva
substantivo feminino

1. ARQUITECTURA ogive; diagonal rib;
2. MILITAR nose cone

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1cone do nariz
José Antonio Azevedo
4 +2Ogiva
Jorge Freire
4cone do nariz (também utilizado em Portugal)xxxkarinakardos
4nariz cônico (da espaçonave)rhandler
3cone da cabeça
Claudio Mazotti


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cone do nariz


Explanation:
Peça de forma cônica que arremata a ponta dianteira do avião/espaçonave.

Fonte:
Novo Dicionário de Termos Técnicos
Eugênio Furstenau

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxkarinakardos: ^Termo utilizado em português. "Cone do nariz do avião"
5 mins
  -> Obrigado.

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Ogiva


Explanation:


nose [nE§z]


substantivo
· nariz;

· focinho;

· olfacto, sentido do olfacto;

· odor, cheiro;

· proa de navio;

· bico;

· ponta, ressalto;

· ponta cónica de torpedo;

· extremidade de cachimbo;

· saliência que faz lembrar um nariz, quer pela forma quer pela situação;

calão
nose-bag
cevadeira, embornal, bolsa ou embrulho com o almoço ou outra refeição;

nose-band
focinheira, correia da cabeçada das cavalgaduras;

nose-bleeding
hemorragia nasal;

(foguetão)
nose cone
ogiva;

AVIAÇÃO
nose-dip
voo picado;

nose-flute
espécie de flauta tocada com o nariz, em certos povos orientais;

nose-fuse
espoleta;

nose of wax
pessoa facilmente influenciável, coisa facilmente moldável ou adaptável;

nose-piece
parte de instrumento óptico que se adapta ao nariz, focinheira, correia da cabeçada das cavalgaduras, parte protectora do nariz (em elmo ou capacete);

calão
nose-rag
lenço de bolso;

nose-ring
arganel, arganéu, anel de arame metido no focinho dos suínos para que não fossem, anel usado no nariz por certos povos primitivos;

calão
nose-warmer
cachimbo curto;

coloquial
nose-wiper
lenço de bolso;

as plain as the nose in your face
claro como água;

bottle nose
nariz vermelho de alcoólico;

flat nose
nariz chato;

parson's nose
mitra, uropígio de ave depois de cozinhada;

turned-up nose
nariz arrebitado;

coloquial
under one's nose
nas barbas de alguém;

to bite someone's nose off
dar uma resposta rápida e áspera a alguém;

to count noses
contar as pessoas (sobretudo quando para resolver qualquer assunto por votação);

to cut off one's nose to spite one's face
prejudicar os seus interesses num momento de mau humor;

to follow one's nose
seguir a direito;

to fuddle one's nose
embriagar-se;

to have a nose for
ter um sentido especial para;

to keep one's nose to the grindstone
trabalhar arduamente;

to lead someone by the nose
fazer o que se quiser de alguém, levar alguém a obedecer-nos por completo;

to look down one's nose at someone
olhar alguém de alto a baixo;

to make a long nose at
fazer uma gaifona a, fazer uma careta com o polegar na ponta do nariz;

to pay through the nose
pagar preços exorbitantes;

to play with one's nose
fazer pouco de alguém;

to poke one's nose into everything
meter o nariz em tudo, intrometer-se em tudo;

to put one's nose out of joint
suplantar alguém, estragar os planos de alguém;

to snap one's nose off
responder rápida e asperamente a alguém;

to speak through one's nose
falar pelo nariz;

to tell noses
contar as pessoas (sobretudo quando para resolver qualquer assunto por votação);

to thrust one's nose into everything
intrometer-se em tudo, meter o nariz em tudo;

coloquial
to turn up one's nose at
torcer o nariz a, desdenhar de;

coloquial
Estados Unidos da América
John's estimate was right on the nose
o cálculo feito por John era absolutamente exacto;

your dog has a good nose
o seu cão tem bom faro;


verbo transitivo e intransitivo
· cheirar, farejar;

· descobrir pelo faro;

· esfregar com o nariz ou focinho;

· bater com o nariz ou focinho em;

· procurar, buscar;

· abrir caminho cuidadosamente, avançar com cuidado (navio);

· intrometer-se;

to nose away
abrir caminho cuidadosamente;

to nose after something
farejar qualquer coisa, buscar farejando;

to nose around
meter o nariz em toda a parte;

AVIAÇÃO
to nose down
dirigir o aparelho em voo picado;

GEOLOGIA
to nose in
insinuar-se, meter-se em, inclinar-se;

to nose into other people's affairs
meter-se na vida das outras pessoas;

AVIAÇÃO
coloquial
to nose over
capotar, afocinhar;

to nose out
descobrir, (corrida de cavalos) ultrapassar, ganhar pela diferença de um focinho;

AVIAÇÃO
to nose up
subir;

the cat nosed out a mouse
o gato descobriu um rato;

the ships nosed their way through the fog
os navios avançavam cuidadosamente através do nevoeiro;

© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Penso que pode mesmo ser esta a solução. Ogiva: peça terminal dos foguetões e das granadas de artilharia de secção ogival.

ogiva
substantivo feminino

1. ARQUITECTURA ogive; diagonal rib;
2. MILITAR nose cone

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: está no Aurélio, perfeito
27 mins
  -> Obrigado, Cláudio!

agree  Amilcar
4 hrs
  -> Obrigado, Amilcar!

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
nariz cônico (da espaçonave)


Explanation:
Literal.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
cone da cabeça


Explanation:
... the solenoid moves the bendix out of the housing, the nose cone is just ...
faz sair o bendix da carcaça do motor de arranque, o cone da cabeça é apenas ...
www.jrdias.com/jrd-work-references.htm

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cone do nariz (também utilizado em Portugal)


Explanation:
nose cone (plural nose cones)


noun

Definitions:

conical front part: the pointed front section of a missile, rocket, spacecraft, aircraft, or race car, designed for aerodynamic efficiency



xxxkarinakardos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese