KudoZ home » English to Portuguese » Anthropology

worshipped (nesse contexto)

Portuguese translation: tinha orado, rezado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:worshipped (nesse contexto)
Portuguese translation:tinha orado, rezado
Entered by: Nicole Rodrigues

18:36 Dec 10, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Anthropology
English term or phrase: worshipped (nesse contexto)
a) At the stupa he worshipped in the traditional Buddhist fashion

b) He met the boy at the main temple and talked to him. Duminda told him that he had worshipped
here.

Um monge budista adora (deuses?), reza, ora?
Nicole Rodrigues
Ireland
tinha orado, rezado
Explanation:

No seu contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2010-12-10 18:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

Addicted to church? Detox can be painful | The Thin Edge
Aug 15, 2007 ... I need to worship. So I go to my local church, which, if it's cutting-edge, has a worship pastor on staff that prepares an inspiring ...
thin-edge.org/.../addicted-to-church-detox-can-be-painful/ -
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Grata Marlene.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4prestou culto
Jorge Freire
5 +3meditou
Clara Duarte
4 +3tinha orado, rezadoMarlene Curtis
4 +2(tinha) praticado sua fé
Ivan Rocha, CT
4fez as suas precesBV1
4adorava, venerava, reverenciava
jack_speak


Discussion entries: 1





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
(tinha) praticado sua fé


Explanation:
...

Ivan Rocha, CT
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adriana Maciel
53 mins

agree  airmailrpl: -
8 hrs

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
worshipped
adorava, venerava, reverenciava


Explanation:
It does not mean that the person prayed. For example, marching in the processoes na Pascua is a form of adoracao, sem necessidade de orar, especificamente.

jack_speak
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
tinha orado, rezado


Explanation:

No seu contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2010-12-10 18:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

Addicted to church? Detox can be painful | The Thin Edge
Aug 15, 2007 ... I need to worship. So I go to my local church, which, if it's cutting-edge, has a worship pastor on staff that prepares an inspiring ...
thin-edge.org/.../addicted-to-church-detox-can-be-painful/ -

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Grata Marlene.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
16 mins
  -> Grata!

agree  Adriana Maciel
58 mins
  -> Grata!

agree  silvia367325
1 hr
  -> Grata!

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
prestou culto


Explanation:
Eu traduziria assim.

a) ... ele prestou culto à maneira tradicional budista...
b) ... disse-lhe que ele tinha prestado culto aqui...

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alexandra Valle Fernandes
31 mins
  -> Obrigado, Alexandra!

agree  tfaulkner
1 hr
  -> Obrigado TFaulkner!

agree  Roberto Aresta Ribeiro
9 hrs
  -> Obrigado, Roberto!

agree  xxxZelia07
9 hrs
  -> Obrigado Zélia!

48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
meditou


Explanation:
Os budistas não têm deuses e não oram ou veneram entidades. A reverência ao Buda é meramente de procura de um modelo de iluminação e abnegação.

Quem entra no mosteiro é para meditar.

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2010-12-10 21:38:40 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.religare.gov.pt/religioes.htm
Budismo

Princípios doutrinários: Ao contrário das outras grandes religiões — Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo — o Budismo não presta culto ou adoração a um Deus criador. Do conjunto de textos doutrinários que correm e alimentam as diversas tendências, destacam-se: o Tipitaka (Os Três Cestos) nas correntes oriundas do Sul e Sudeste asiático, tradição Theravada , e o Sutra de Lótus , nas correntes oriundas do Extremo Oriente. No entanto, o ensinamento fundamental, considerado por todas as tendências, expressas nas tradições dominantes — Mahayana (Grande Veículo), Theravada (Doutrina dos Anciãos) e Vajrayana (Veículo do Diamante ou da Visão Pura) —, foi apresentado no célebre Sermão de Benares, no qual Buda, depois da Iluminação, identificou o grande mal do mundo — o Sofrimento — e indicou o Caminho Óctuplo como meio para ultrapassar a Dor e atingir a Paz e a Serenidade. Esta é a base de todos os Veículos do Budismo.

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2010-12-10 21:40:12 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.religare.gov.pt/religioes.htm

Budismo

Princípios doutrinários: Ao contrário das outras grandes religiões — Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo — o Budismo não presta culto ou adoração a um Deus criador.

Clara Duarte
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: Concordo com meditou, mas creio que prestar culto não sai do modelo de iluminação e abnegação. Não significa necessariamente orar ou venerar. «à maneira tradicional budista»
1 hr
  -> Obrigada, Jorge :) Bom fim-de-semana!

agree  xxxEduardo Roch: A palavra transmite a ideia original, sem nos remeter a um Deus. E, no meu entender, o Budismo não é uma religião (ressalto a última frase de seu texto).
8 hrs
  -> Obrigada, Eduardo :) "Estudei" a filosofia budista durante 3 anos. O meu interesse reside nesse pormenor de não ser de todo uma religião :)

agree  Roberto Aresta Ribeiro: Sim, meditar entra bem na "luva" budista, embora concorde com o Jorge. Qualquer prática religiosa ou doutrinária, até mesmo no quietismo, é uma forma de culto em si. Mas, sobretudo, boa pesquisa!
9 hrs
  -> Obrigada, Roberto :)

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fez as suas preces


Explanation:
Diria assim.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2010-12-10 22:46:12 GMT)
--------------------------------------------------

PS. 1) Pelo que entendi do contexto, em razão do que é dito na frase "b" (ele encontrou o garoto no templo principal, etc.), o tempo verbal correto neste caso é o pretérito perfeito, não o imperfeito, daí "fez", e não "fazia"; 2) Evitaria o verbo idolatrar, que remete, bem, a idolatria - que não sei se condiz muito com budismo. Ao mesmo tempo, "fazer preces" parece-me amplo o suficiente para abarcar qualquer atividade de natureza religiosa que o sujeito possa ter feito no templo. Espero que ajude!

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese