KudoZ home » English to Portuguese » Archaeology

metalwork imported from

Portuguese translation: artefactos/instrumentos em metal provenientes(ou oriundos) de/da....


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:metalwork imported from
Portuguese translation:artefactos/instrumentos em metal provenientes(ou oriundos) de/da....
Entered by: Always Learning

13:46 Nov 16, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Archaeology
English term or phrase: metalwork imported from
Trata-se de uma legenda de um mapa da Civilização Maia.

"metalwork imported from Mexican highlands".

Achei metalwork como "trabalho em metal". Confere? Alguma outra sugestão?
Always Learning
artefactos/instrumentos em metal provenientes(ou oriundos) de/da....
Explanation:
Sug.

Literalmente, metalwork é "trabalho em metal" que, pode muito bem ser traduzido por artefactos/instrumentos/peças/artigos em metal.

A questão maior reside, para mim, na palavra "imported".

Usaria o termos "provenientes/oriundos" em substituição ao "importado".
Importar, segundo o Michaelis seria - "mandar vir ou trazer de um país estranho". Particularmente, não posso afirmar se a civilização maia mantinha relações comerciais com outras civilizações. Por isto que apresento um nível "medium"
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Obrigada pelas dicas!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4peças em metalMaria José Tavares
3 +1artefactos/instrumentos em metal provenientes(ou oriundos) de/da....
Marcos Antonio
4artefactos de metal importados de
Mariana Moreira
4instrumentos de metal importados de..., ferramentas de metal importadas de...,
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
peças em metal


Explanation:
sug

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2008-11-16 13:51:00 GMT)
--------------------------------------------------

importadas de

Maria José Tavares
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
13 mins
  -> Obrigada Marlene e bom domingo

agree  Teresa Filipe
1 hr
  -> Obrigada Teresa, um bom final de domingo

agree  Isabel Maria Almeida
2 hrs
  -> Obrigada Isabel

agree  Paula Vaz-Carreiro
19 hrs
  -> Obrigada Paula

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
artefactos de metal importados de


Explanation:
penso que neste contexto se utiliza mais a expressão "artefa(c)to"

:)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
instrumentos de metal importados de..., ferramentas de metal importadas de...,


Explanation:
Ref:

Civilização maia - Wikipédia, a enciclopédia livreEste artigo discorre principalmente sobre a civilização maia antes da .... Não há notícia do uso de ferramentas de metal, polias ou veículos com rodas. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Civilização_maia - 92k - Em cache - Páginas Semelhantes

Colégio São Francisco - Civilização MaiaEmbora não utilizassem a roda nem instrumentos de metal, ... A civilização maia atingiu seu ápice durante o chamado período Clássico (250-950). ...
www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-maia/declin... - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
artefactos/instrumentos em metal provenientes(ou oriundos) de/da....


Explanation:
Sug.

Literalmente, metalwork é "trabalho em metal" que, pode muito bem ser traduzido por artefactos/instrumentos/peças/artigos em metal.

A questão maior reside, para mim, na palavra "imported".

Usaria o termos "provenientes/oriundos" em substituição ao "importado".
Importar, segundo o Michaelis seria - "mandar vir ou trazer de um país estranho". Particularmente, não posso afirmar se a civilização maia mantinha relações comerciais com outras civilizações. Por isto que apresento um nível "medium"

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27
Grading comment
Obrigada pelas dicas!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
2 hrs
  -> Obrigado, Artur.