KudoZ home » English to Portuguese » Architecture

axis

Portuguese translation: eixo de referência

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:axis(drawings)
Portuguese translation:eixo de referência
Entered by: Ana Carneiro

12:49 Oct 27, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Architecture / drawings
English term or phrase: axis
No contexto de desenhos de projecto. Talvez eu devesse saber isto, mas na minha longa experiência nunca vi a palavra "eixo" aplicada em desenhos de projecto, excepto em planeamento ou outras especialidades, mas aplicada a objectos e não à sua colocação no espaço. Cota, coordenada, conheço. O contexto é o seguinte:
"Staircase at Axis 4’-5’ is protected on the Mechanical Drawing while it is not on the Architectural Drawing. Regarding Life Safety they should be protected"
Outro exemplo:

"Substation Layouts between axis 10-18,Y-Z on Architectural Layout & Electrical Drawing are different in dimensions and location i.e. Transformer Rooms, Low Voltage Electrical Distribution Room, Diesel Motor Room & Oil Storage"

TIA
Ana Carneiro
Portugal
eixo de referência
Explanation:
Nos contextos apresentados. Não são apenas eixos, são "eixos de referência", em relação aos quais são definidas ou implantadas outros elementos ou peças da construção.
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente ao João.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1eixo de referência
João Roque Dias
3eixo
AlphaMike
2linha
Hermann


Discussion entries: 1





  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
axis (em pt-pt, por favor)
linha


Explanation:
talvez uma opcão

Apenas buracos negros podem causar tanto alvoroço em tão pouco espaço. ...
sem escorregar, numa linha reta de A até B, de maneira que AB seja igual ao ...
www.geocities.com/fisicademais/noti/Frame31.htm - 87k

Hermann
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in GermanGerman

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
eixo


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 17 mins (2005-10-27 14:07:13 GMT)
--------------------------------------------------


No eixo das escadas, encontra-se um lago octogonal, ladeado por bancos com esculturas alusivas às estações do ano...

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=72...



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 18 mins (2005-10-27 14:08:07 GMT)
--------------------------------------------------

São anéis de acabamento colocados no eixo central entre a junção de um degrau e outro com finalidade de melhor estética...

http://www.chubaescadas.com.br/carac.htm

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 20 mins (2005-10-27 14:09:38 GMT)
--------------------------------------------------

04 - Como funciona a fixação da coluna central?
Resposta: Trabalhamos com um eixo central de aço, fixado em uma base desenvolvida por nós para vários tipos de piso. Se for necessário fazemos bases especiais para serem utilizadas em colunas, vigas, berais, etc...

http://www.chubaescadas.com.br/duvidas.htm#r04

tb em Pt-Br como nestes dois últimos casos.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 21 mins (2005-10-27 14:10:44 GMT)
--------------------------------------------------

Defeitos na madeira: Nós; Fibras no sentido transversal; Fendas; Rachaduras; Apodrecimento; Geral: Espaçamento dos degraus, máximo de 300 mm, de eixo a eixo; Mínimo de 300 mm, para escadas de até 3 metros de altura; Base anti-derrapante em todos os degraus da escada;

http://paginas.terra.com.br/educacao/froes/TRABALHO/ESCADAS....

AlphaMike
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
eixo de referência


Explanation:
Nos contextos apresentados. Não são apenas eixos, são "eixos de referência", em relação aos quais são definidas ou implantadas outros elementos ou peças da construção.

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 35
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente ao João.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vania Correia
6 hrs