KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

visual director

Portuguese translation: cenógrafo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:visual director
Portuguese translation:cenógrafo
Entered by: Ana Almeida

10:57 Dec 17, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary
English term or phrase: visual director
De uma peça teatro.
Será director de imagem? Ou haverá outro termo mais técnico?
china
cenógrafo
Explanation:
Julgo tratar-se, relacionado com espectáculos, da actividade do cenógrafo a que corresponde o seguinte perfil proficcional:
"Cria cenários para filmes, espetáculos teatrais, programas de TV. Idealiza ambientes, elabora projetos e escolhe materiais a serem usados na sua execução."
http://www.senac.br/guiadeprofissoes/ficha.asp?AreaID=1&Prof...

ou

"Conceber dispositivos cenográficos para espectáculos de Teatro, Opera, Música, Bailado, Televisão, Cinema e Publicidade, Desfiles de Moda, Actos, Sessões Solenes e outros."

http://www.iefp.pt/certificacao/perfis/artesespectac/Cenogra...
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Muito obrigada!
1 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4diretor de cena
Clauwolf
3 +3cenógrafo
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
diretor de cena


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 11:24:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Um site \"patrício\":

... minhas andanças pelo Centro de Cartografia Antiga, em Lisboa, em busca ... segundo registro
de Manuel Rodrigues Lapa, conduzidas pelo diretor de cena, Antônio de ...
urban.iscte.pt/revista/numero3/artigos/artigo_04.htm - 49k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14305

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
13 mins
  -> obrigado

agree  Hermann
47 mins
  -> obrigado

neutral  Ana Almeida: Aquilo que em PT-PT entendemos por director de cena corresponde à função de "stage manager"
49 mins
  -> veja o que faz o stage manager em: tagseries.com/joinus.htm

agree  Jorge Freire: É director de cena, em Portugal, também
1 hr
  -> obrigado

agree  Luiz Almeida
4 hrs

34 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
cenógrafo


Explanation:
Julgo tratar-se, relacionado com espectáculos, da actividade do cenógrafo a que corresponde o seguinte perfil proficcional:
"Cria cenários para filmes, espetáculos teatrais, programas de TV. Idealiza ambientes, elabora projetos e escolhe materiais a serem usados na sua execução."
http://www.senac.br/guiadeprofissoes/ficha.asp?AreaID=1&Prof...

ou

"Conceber dispositivos cenográficos para espectáculos de Teatro, Opera, Música, Bailado, Televisão, Cinema e Publicidade, Desfiles de Moda, Actos, Sessões Solenes e outros."

http://www.iefp.pt/certificacao/perfis/artesespectac/Cenogra...


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1129
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gino Amaral: No doubt about it! Veja em http://www.persocom.com.br/brasilia/erika.htm.
9 mins
  -> Obrigada, Gino

agree  Paulo Celestino Guimaraes
7 hrs
  -> Obrigada, Paulo

agree  Amilcar: Pois, "visual" deve ser uma moda nova frouxa para o efeito. Já agora: o "stage manager" pode ter virado "diretor de cena". Outra moda nova frouxa? Mas o nome tradicional, muito mais interessante, é Contra-regra.
20 hrs
  -> Obrigada pelo seu comentário. Mas as atribuições do contra-regra são: algo diferentes: manter a disciplina no palco, ver se o cenário e os adereços estão no lugar; indicar a entrada dos actores em cena, etc.