KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

gaslit cafes

Portuguese translation: cafés com iluminação a gás


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gaslit cafes
Portuguese translation:cafés com iluminação a gás
Entered by: Marcelo Fogaccia

01:47 Jan 22, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary
English term or phrase: gaslit cafes
aparece assim entre virgulas e refere-se ao inicio do sec 20
gotranZ
cafés com iluminação a gás
Explanation:
Me parece que a iluminação era a gás, e não a petróleo...

Merriam-Webster:
Main Entry: gas·lit
Pronunciation: -"lit, -'lit
Function: adjective
Date: 1837
: illuminated by gaslight

Main Entry: gas·light
Pronunciation: 'gas-"lIt, -'lIt
Function: noun
Date: 1808
1 : light made by burning illuminating gas
2 : a gas flame or gas lighting fixture


São Paulo
... de bondes, os reservatórios de água ea iluminação a gás. ... aulas freqüentam os
cinemas, doceiras, cafés e bilhares ... nos anos 40 deste século, por ocasião ...
www.brasilraiz.freesites.com.br/ 07012004historia450msp.htm - 25k - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2cafés com iluminação a gás
Marcelo Fogaccia
5 +1cafés iluminados com lampiões a gás
Henrique Serra
5cafés à luz de lamparinas
Magda Marques
4 +1com iluminação a petróleo ou alumiados a petróleo
Aida Macedo
1cafés (iluminados a petróleo)
Ricardo Fonseca


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
cafés (iluminados a petróleo)


Explanation:
aparentemente são cafés, iluminados a petróleo. No google, gaslit cafes, tem bastantes entradas, no entanto, em português não parece ter muito siginificado a não ser para dar referência cronológica da época em questão.


Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
com iluminação a petróleo ou alumiados a petróleo


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-22 03:24:03 (GMT)
--------------------------------------------------

Às vezes azul: dezembro 2003 Archives
... de sombras alumiados na penumbra pelos pirilampos fugidios de candeeiros a petróleo. ... pela
ferradura da calva e contemplou no escuro, alumiado apenas pelos ...
na-cama.com/miguel/archives/2003_12.php - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes



Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
5 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
cafés à luz de lamparinas


Explanation:
Lamparina é o termo mais usado para este tipo de iluminação. Era muito comum no passado e até hoje usa-se lamparina em locais onde não há energia elétrica.


Magda Marques
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
cafés com iluminação a gás


Explanation:
Me parece que a iluminação era a gás, e não a petróleo...

Merriam-Webster:
Main Entry: gas·lit
Pronunciation: -"lit, -'lit
Function: adjective
Date: 1837
: illuminated by gaslight

Main Entry: gas·light
Pronunciation: 'gas-"lIt, -'lIt
Function: noun
Date: 1808
1 : light made by burning illuminating gas
2 : a gas flame or gas lighting fixture


São Paulo
... de bondes, os reservatórios de água ea iluminação a gás. ... aulas freqüentam os
cinemas, doceiras, cafés e bilhares ... nos anos 40 deste século, por ocasião ...
www.brasilraiz.freesites.com.br/ 07012004historia450msp.htm - 25k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249
Grading comment
obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
3 hrs
  -> Obrigado, rhandler.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
7 hrs
  -> Obrigado, spgomes.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cafés iluminados com lampiões a gás


Explanation:
No Brasil, usa-se o termo lampião para esse tipo de iluminação. Uma variante muito popular, mas incorreta, é "lampião DE gás".

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
2 hrs
  -> obrigado, anarita

neutral  Marcelo Fogaccia: "Lampião de gás, lampião de gás, quanta saudade você me traz". Lembra dessa música? :)
2 hrs