KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

guts dreams

Portuguese translation: sonhos com valentia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:guts dreams
Portuguese translation:sonhos com valentia

09:27 Oct 11, 2001
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary
English term or phrase: guts dreams
Hello dear friends

o contexto é um livro de simbologia/interpretação em sonhos

procuro opções para traduzir "guts" pois o contexto não é claro:

Blood and Guts Dreams: Blood in a dream means loss of energy. If you are being stabbed, note the area of the body and check the corresponding chakra to see how you are losing energy.

Agradeço qualquer ajuda : )
Vivian
United States
"Sonhos Sanguinários" ou "Sonhos com Sangue e Violência"
Explanation:
Vivian, fiz uma pesquisa e descobri que o guts, na expressão "blood and guts", às vezes refere-se às entranhas, como naqueles filmes de terror ou médicos com muito sangue e corpos expostos, às vezes à coragem, como o apelido do General Patton "Old Blood and Guts" e às vezes à violência, como no tão atual caso dos ataques terroristas. No presente contexto, parece-me que essas duas opções são mais adequadas
Selected response from:

Nilson
Brazil
Grading comment
Nilson, muito obrigada, eu acabei optando por: Sonhos com perda de Sangue e Valentia, pois mais adiante me dei conta de que se referem ao lado ao lado psicológico das interpretações
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Sonhos com cenas de sangue e vísceras:
airmailrpl
5 +1entranhas/vísceras
Jorge Freire
5sonhos relacionados com sangue e intestinosDrSantos
4 +1"Sonhos Sanguinários" ou "Sonhos com Sangue e Violência"
Nilson
5feridasTelesforo Fernandez
4 +1entranhas/vísceras
Adam Prus-Szczepanowski
4 -2sonho premonitórioDaniella Mattos


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
entranhas/vísceras


Explanation:
Vivian,
Guts está relacionado a intestinos.
Não confundir nesse caso, com "gut feeling" ou uma intuição intestina(interna).

Adam Prus-Szczepanowski
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 182

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
2 mins
  -> obrigado,Jorge

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
entranhas/vísceras


Explanation:
O contexto tem a ver com vísceras, entranhas ou té tripas, uma vez que fala em sangue também. São temas de sonhos a que normalmente são atribuídos significados pelos especialstas em sonhos...
Espero que ajude.
Jorge

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adam Prus-Szczepanowski
20 mins

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
feridas


Explanation:
Aqui neste sentido simbolico ' guts" significa " feridas". vendo as feridas nos sonhos a pessoa poderia perder a sua enrgia de lutar contra aquele ataque malefolico.

Telesforo Fernandez
PRO pts in pair: 93

40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
sonho premonitório


Explanation:
Vivian, o termo "guts" neste sentido tem função adjetiva e tem o significado de "intuitivo, algo que a pessoa tem a sensação de estar certo, mas não tem motivo justificado para crê-lo". Sugiro o termo premonitório porque é como costumamos descrever tais sonhos...
Fonte: Dicionário Random House Webster Unabridged.

Boa sorte,
Daniella


Daniella Mattos
PRO pts in pair: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Jorge Freire: Não me parece ser essa a tradução
53 mins

disagree  Daniel Marcus: I don't agree that it's about gut feelings.
15 hrs

51 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
"Sonhos Sanguinários" ou "Sonhos com Sangue e Violência"


Explanation:
Vivian, fiz uma pesquisa e descobri que o guts, na expressão "blood and guts", às vezes refere-se às entranhas, como naqueles filmes de terror ou médicos com muito sangue e corpos expostos, às vezes à coragem, como o apelido do General Patton "Old Blood and Guts" e às vezes à violência, como no tão atual caso dos ataques terroristas. No presente contexto, parece-me que essas duas opções são mais adequadas

Nilson
Brazil
PRO pts in pair: 8
Grading comment
Nilson, muito obrigada, eu acabei optando por: Sonhos com perda de Sangue e Valentia, pois mais adiante me dei conta de que se referem ao lado ao lado psicológico das interpretações

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Marcus: As Nilson says, Blood and Guts is what you get in horror films. That's the image the writer is trying to convey.
15 hrs
  -> Tks, DM and Tks, Vivian!

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
sonhos relacionados com sangue e intestinos


Explanation:
Vivian
"Blood" está claro e pode ser mencionado sem problema;
"Guts" aqui é um eufemismo - o que vem do intestino - como não fica bem mencionar "excrementa", o(a) autor(a) usou "guts".
Ninguém sonha com o "intestino" mas sim com coisas "relacionadas" ao intestino.
Separe as palavras - ponha primeiro "sangue" e no fim "intestinos" (intercalada com "relacionados" e a frase fica muito mais elegante, sem ofender.


    Estilo
DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 193

19 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Sonhos com cenas de sangue e vísceras:


Explanation:
Como é um titulo de uma parte do livro que explica exatamente o significado de sonhos com estes dois elementos, eu optaria em usar as traduções literais dos dois termos

Blood and Guts dreams = Sonhos com sangue e entranhas/vísceras

Sonhos com cenas de sangue e vísceras

Sonhos com cenas de violência corporal

www.dreams-online.com.au/types.htm
... Blood and guts dreams: ----. Blood in a dream means loss of energy. If you are being stabbed, note the area of the body and check the associated chakra to
see how you are losing energy. If you are being murdered or are murdering someone else, you are killing off a part of the self. This may be an aspect no longer needed, or a part that you are failing to nurture that is still valuable to self growth.



    Reference: http://www.dreams-online.com.au/types.htm
airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8799

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith
3 days 3 hrs