KudoZ home » English to Portuguese » Astronomy & Space

Time Untime

Portuguese translation: tempo atemporal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Time Untime
Portuguese translation:tempo atemporal
Entered by: Salvador Scofano and Gry Midttun

19:41 Nov 21, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Astronomy & Space / Astronomia
English term or phrase: Time Untime
The Cherokee see the story of eternity, or Time Untime, written across the face of the universe.
Beth Guimaraes
Brazil
tempo atemporal
Explanation:
atemporal
n adjetivo de dois gêneros
1 em que não há tempo; fora do domínio do tempo; intemporal
2 em que se faz abstração do tempo; acrônico
3 Rubrica: lingüística.
diz-se da forma verbal que não indica tempo, isto é, não localiza a ação ou estado em algum momento, definido com relação a um ponto de referência, ger. o momento da elocução (em português, o presente simples do indicativo, o imperativo e o infinitivo podem ter valor atemporal, p.ex.: a Terra gira em torno do Sol; faça o bem sem olhar a quem; amar é viver)
Obs.: cf. presente gnômico
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3tempo atemporal
Salvador Scofano and Gry Midttun
3 +2Tempo Atemporal
Bruno Parga
4um tempo imensurável - um tempo que não pode ser contado
Marcos Antonio


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
time untime
tempo atemporal


Explanation:
atemporal
n adjetivo de dois gêneros
1 em que não há tempo; fora do domínio do tempo; intemporal
2 em que se faz abstração do tempo; acrônico
3 Rubrica: lingüística.
diz-se da forma verbal que não indica tempo, isto é, não localiza a ação ou estado em algum momento, definido com relação a um ponto de referência, ger. o momento da elocução (em português, o presente simples do indicativo, o imperativo e o infinitivo podem ter valor atemporal, p.ex.: a Terra gira em torno do Sol; faça o bem sem olhar a quem; amar é viver)
Obs.: cf. presente gnômico

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Concordo, mas manteria as maiúsculas iniciais; além disso, em PT-PT diria "Intemporal"; e sim, o texto é deveras fascinante!
3 hrs
  -> Obrigado Artur

agree  Isabel Maria Almeida
17 hrs
  -> Obrigado Isabel

agree  Lúcia Leitão
19 hrs
  -> Obrigado Lúcia

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
time untime
Tempo Atemporal


Explanation:
Pelo visto, em cherokee a expressão é mesmo o que consideraríamos uma contradição em termos. Eu manteria as maiúsculas e traduziria assim.

Bruno Parga
United States
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Concordo, mas em PT-PT diria "Intemporal". Bom fim-de-semana!
3 hrs
  -> Obrigado, Artur! Eu também havia pensado em "Intemporal", fica à escolha da Beth.

agree  Lúcia Leitão
19 hrs

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
time untime
um tempo imensurável - um tempo que não pode ser contado


Explanation:
Sug.


Imensurável significa, segundo o Michaelis, "que não se pode medir".
Como se trata de um texto literário, eu usaria esta expressão - um tempo imensurável - um tempo que não pode ser contado.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12