KudoZ home » English to Portuguese » Automotive / Cars & Trucks

wear-dependent components

Portuguese translation: componentes dependentes do desgaste


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:wear-dependent components
Portuguese translation:componentes dependentes do desgaste
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

10:55 Feb 21, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Automotive / Cars & Trucks
English term or phrase: wear-dependent components
The location, important wear-dependant components and appointments for any pending official inspections or exhaust emission test are transmitted by SMS.
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
componentes dependentes do desgaste
Explanation:
Não são apenas "componentes sujeitos a desgaste" (wear components), são componentes cuja avaliação, inspecção e processamento futuro ***dependem*** do desgaste neles verificado.

A frase é "... important wear-dependent components... for any pending official inspections...", i.e., as inspecções oficiais ou testes de emissões de escape em componentes dependentes do desgaste verificado.

Wear-Dependent Failures - An item with wear-dependent failure rate is replaced when it wears beyond a preset wear limit.

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs 0 min (2005-02-21 18:55:48 GMT)
--------------------------------------------------

Nesta frase, as \"wear-dependent failures\" seriam \"falhas sujeitas a desgaste\"? Ou seriam \"falhas de desgaste\"? Como se vê, estas traduções não fazem sentido, porque os conceitos são diferentes...

Uma \"wear part\" (peça sujeita a/de desgaste) pode ou não ser uma \"wear-dependent part\" para efeitos de inspecção, manutenção, substituição, teste, etc.

Por exemplo, a vela de ignição de um veículo não é uma peça wear-dependent (apesar de ser uma peça de desgaste), já que a sua substituição depende do tempo (substituir a cada 15 000 km) e não do desgaste nos eléctrodos.

Já os pneus são peças \"wear-dependent\": se a altura dos sulcos do piso for inferior a 1,6 mm, o pneu deve ser substituído.
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Embora também concorde com a colega Ana Almeida, esta definição parece-me bastante precisa.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +7componentes sujeitos a desgaste
Mariana Moreira
5 +1componentes dependentes do desgaste
João Roque Dias
5peças de desgaste
Ana Almeida


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +7
componentes sujeitos a desgaste


Explanation:
apenas + uma sugestão :)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 67

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Do Gurunet: "To be determined, conditioned, or contingent".
36 mins
  -> Obrigada, Flávio

agree  amatos amatos: Força Leonor!!!! Já falta pouco!
50 mins
  -> Obrigada, Amatos

agree  Marsel de Souza
1 hr
  -> Obrigada, Marsel

agree  Carla Araújo
1 hr
  -> Obrigada, Carla

agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Obrigada, Clauwolf

agree  Sonia Heidemann
4 hrs
  -> Obrigada, Sónia

agree  António Ribeiro
11 hrs
  -> Obrigada, António

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
peças de desgaste


Explanation:
É como se designam normalmente estas peças na gíria do após-venda.

Ana Almeida
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 82

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  João Roque Dias: As "peças de desgaste" não são "wear-dependent parts". O conceito e contexto da frase original é diferente.
1 hr

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
componentes dependentes do desgaste


Explanation:
Não são apenas "componentes sujeitos a desgaste" (wear components), são componentes cuja avaliação, inspecção e processamento futuro ***dependem*** do desgaste neles verificado.

A frase é "... important wear-dependent components... for any pending official inspections...", i.e., as inspecções oficiais ou testes de emissões de escape em componentes dependentes do desgaste verificado.

Wear-Dependent Failures - An item with wear-dependent failure rate is replaced when it wears beyond a preset wear limit.

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs 0 min (2005-02-21 18:55:48 GMT)
--------------------------------------------------

Nesta frase, as \"wear-dependent failures\" seriam \"falhas sujeitas a desgaste\"? Ou seriam \"falhas de desgaste\"? Como se vê, estas traduções não fazem sentido, porque os conceitos são diferentes...

Uma \"wear part\" (peça sujeita a/de desgaste) pode ou não ser uma \"wear-dependent part\" para efeitos de inspecção, manutenção, substituição, teste, etc.

Por exemplo, a vela de ignição de um veículo não é uma peça wear-dependent (apesar de ser uma peça de desgaste), já que a sua substituição depende do tempo (substituir a cada 15 000 km) e não do desgaste nos eléctrodos.

Já os pneus são peças \"wear-dependent\": se a altura dos sulcos do piso for inferior a 1,6 mm, o pneu deve ser substituído.

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 276
Grading comment
Embora também concorde com a colega Ana Almeida, esta definição parece-me bastante precisa.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Angelo
1 hr